sexta-feira, 15 de abril de 2016

O Trailer de Doutor Estranho

Foi liberado esta semana o primeiro trailer do filme do Doutor Estranho:



Mas aí vocês devem estar se perguntando: "Tá, ele é um mago, ok. Mas esse é um blog sobre RPG old school, o que esse trailer tem a ver com isso?".

Pois é, tem mais a ver do que alguns imaginam. O lendário Tim Kask, playtester original do D&D e primeiro funcionário da TSR, postou o seguinte texto no Facebook:

"Finally, the BEST comes to the big screen. Gary would have loved to see this happen; it was our mutual-favorite. PS--all sorts of stuff from this Dr. found its way into D&D."

Em tradução livre:

"Finalmente, o MELHOR chega às telonas. Gary teria adorado ver isso acontecer; ele era nosso favorito. PS--todo tipo de coisa deste Dr. acabou entrando de alguma maneira no D&D."

O "Gary" citado, claro, é Gary Gygax, co-criador do D&D. Quem acompanha o blog deve se lembrar que há indícios antigos de que o Doutor Estranho teve certa influência no D&D desde seus primórdios. E eu mesmo bem que desconfiava que a magia Mirror Image era inspirada em um dos feitiços frequentemente usados pelo Doutor Estranho nos quadrinhos.

Mas agora, se é que ainda era preciso, temos a confirmação: não só o Doutor Estranho era o personagem de quadrinhos favorito de Gygax (ou um deles, ao menos), como de fato várias coisas no D&D são inspiradas pelas quase psicodélicas histórias do Mago Supremo das décadas de 1960 e 1970.

Em homenagem a esse pedacinho da história do RPG, assim como aos grandes Gary Gygax e Tim Kask, e porque não também aos incríveis Steve Ditko e Stan Lee, e para ninguém dizer que eu fiquei só de ladainha, deixo para vocês uma das famosas magias do Doutor Estranho adaptada para o sistema Old Dragon:

Os Sete Anéis de Raggadorr
Arcana 7
Alcance: pessoal
Duração: 1 turno/nível ou até anular 7 ataques

Sete anéis de energia azul surgem em torno do mago, protegendo-o contra ataques e magias. Os anéis de energia anulam qualquer ataque bem sucedido ou magia ofensiva que tenha o mago como alvo. A cada ataque ou magia anulados, um anel de energia desaparece, e quando todos os sete anéis desaparecerem a magia se encerra. O mago pode mover-se, atacar e lançar magias normalmente enquanto Os Sete Anéis de Raggadorr estiver ativa.

3 comentários:

  1. Muito bom saber que esse personagem serviu de inspiração para o D&D. Como fã de D&D e de HQs é bom saber que eles tem essas ligações.
    Seria uma boa adaptar as magias recorrentes que ele usa, como "a luz do olho de Agamotto" que seria algo como visão da verdade... Deixo aqui minha contribuição:
    As Faixas Escarlates de Cyttorak
    Arcana 3
    Alcance: raio de 10m+3m/nível
    Duração 1d6 turnos +1 turno/nível
    Uma criatura no alcance da magia (+1 a cada 4 níveis de conjurador) é imobilizada por faixas vermelhas que parecem brotar do nada. As criaturas ficam presas até o fim da duração da magia ou até serem bem sucedidas em um teste de Força vs inteligencia do mago. JP baseada em destreza pode ser feita para evitar o efeito à critério do mestre (criatura esta atenta/ já viu o mago usar esse efeito). As faixas são muito resistentes e são bem atadas ao alvo. Impossível cortar sem causar dano ao alvo, metade do dano é causada a criatura afetada (as faixas possuem pvs igual a Int do mago)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Edison! Eu tinha mesmo a ideia de adaptar algumas das magias do Dr. Estranho e inclusive já havia escrito as Faixas de Cyttorak... e você não vai acreditar que as mecânicas que usamos ficaram bem parecidas! Depois eu posto a minha pra comparar com a sua.

      Excluir
  2. Posta sim e, se possível, a adaptação das outras magias.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...