segunda-feira, 25 de abril de 2016

Oxford 02 - The Blackwell's Bookshop

Para quem gosta de literatura, em Oxford há um verdadeiro paraíso na Terra: a Blackwell's Bookshop.

A entrada da livraria... Ou uma delas.

A Blackwell's é uma rede de livrarias inglesa cuja sede fica na cidade de Oxford. Aberta em 1879, a sede da livraria é verdadeiramente enorme, ocupando vários prédios e andares (a sessão de artes e quadrinhos, por exemplo, fica do outro lado da rua). O enfoque da livraria são livros técnicos (afinal, é uma cidade universitária), no entanto o acervo de literatura é gigantesco, e há sessões de jogos, música, mapas, e tudo o mais que você puder imaginar existir em uma livraria.

Uma visão mais ampla dos prédios principais da livraria - que ocupa todos os andares.

Minha cidade possui uma Livraria Cultura e eu achava que já havia visto uma livraria grande, mas a sede da Blackwell's chega a ser opressiva: uma única sala do prédio, a chamada Norrington Room possui 930 m2 e cerca de 5km de prateleiras - a maior sala de uma livraria em todo o mundo. A sala é tão grande que em determinadas épocas do ano eles montam um palco no meio dela e apresentam peças de teatro dentro da livraria! A livraria é tão grande que fica difícil conseguir ver tudo o que há lá dentro em uma única visita.

A Norrington Room, com o palco de uma peça de teatro montado em seu interior.

Com todo esse tamanho, você encontra praticamente de tudo por lá. Como eu comentei brevemente na postagem anterior, alguns famosos escritores são "nativos" da cidade de Oxford, se não por terem nascido lá, por terem vivido ao menos parte de suas vidas no local, geralmente ligados à universidade - estudando ou lecionando.

Assim, na Blackwell's há estantes inteiras dedicadas em caráter exclusivo e permanente aos 3 mais ilustres autores da cidade: J.R.R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), C.S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia), e Lewis Caroll (autor de Alice no País das Maravilhas). Devido à estreita relação da cidade com os filmes da série Harry Potter (que cedeu várias locações para os filmes), um espaço desse tipo também é cedido à série.

As estantes dedicadas a Tolkien.

Me chamou atenção também um estande dedicado a H.P. Lovecraft, recheado das mais variadas obras (coçou a mão para comprar a antologia intitulada Necronomicon em capa de couro com o Cthulhu em relevo e letras douradas, mas o bolso não permitia), no entanto este me pareceu algo temporário.

Agora, o que não parecia temporário era a estante inteiramente dedicada a Terry Pratchet, com todos os volumes da série Discworld e outras obras! Só não consegui fazer a correlação de Pratchet com Oxford, que eu desconheço existir - talvez seja apenas porque ele era um autor britânico bastante famoso.

De qualquer modo, a Blackwell's é um verdadeiro oásis para os fãs de literatura de fantasia com tantos títulos desses autores disponíveis em caráter permanente, e tantos outros disponíveis de forma mais "esporádica", mas ainda assim presentes. Afinal, é muito mais fácil encontrar os grandes clássicos da literatura de fantasia em língua inglesa do que em português.

A vitrine à esquerda é a entrada da sessão de música da Blackwell's. Essa parte da loja se conecta com os prédios à direita por um corredor que passa por trás do pub White Horse.

Outro ponto interessante é que a Blackwell's também faz as vezes de editora, tendo publicado alguns títulos desde o início de seus negócios. Notavelmente, a livraria tem o mérito de ter sido a primeira editora a publicar um trabalho literário de Tolkien, o poema "Goblin Feet" dentro do livro "Oxford Poetry" de 1915.

p.s.: Todas as fotos que ilustram esta postagem foram coletadas da internet, pois eu acabei não tirando nenhuma foto quando visitei a loja.

4 comentários:

  1. Uma falha muito grande não ter tirado as fotos... tsc, tsc, tsc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Pois é, pisei na bola, não levei a câmera mas devia ter tirado com o celular. Mas acabei me empolgando com a loja e nem pensei nisso!

      Excluir
  2. O choque de ver que eles fechavam a porta com uma cadeira encostada foi tão grande que não teve como lembrar das fotos. hahahaha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...