segunda-feira, 18 de julho de 2016

Quando as Coisas Ficam Estranhas

Existem aqueles momentos em que você se sente obrigado a falar sobre alguma coisa, e eu me encontro em um destes momentos. A coisa em questão é a febre do momento: Stranger Things. A série que estreou na última sexta-feira 15 de Julho no Netflix rapidamente ganhou uma legião de fãs - eu entre eles.

Até o cartaz é estilão anos 1980.

Vou tentar falar um pouco da série sem dar muitos spoilers (mas já fique avisado: pode ser que haja algum spoiler não intencional abaixo). A premissa da série, que se passa no ano de 1983, é o misterioso desaparecimento de um garoto de 12 anos, o qual começa a ser investigado por diversos núcleos da série - os adultos, na figura da mãe do garoto e o xerife; pelas crianças, seus melhores amigos; e por seu irmão adolescente e a irmã de um de seus amigos. No meio do caminho eles topam com uma misteriosa menina e uma possível conspiração governamental.

Ao contrário do que o nome faz parecer, não há quase nada de realmente estranho em Stranger Things (quase, pois há um elemento sobrenatural na história), muito pelo contrário, tudo nos parece extremamente familiar (ao menos se você cresceu entre os anos de 1970 e 1990). Mas não pense que isso é algo ruim, essa é exatamente a graça da coisa! A série foi pensada para ser uma homenagem aos grandes filmes de horror, ficção e aventura dos anos 1980, e consegue atingir em cheio seu objetivo.

Stranger Things pode ser resumida, a grosso modo, como um amálgama de E.T. - O Extraterrestre com It - Uma Obra Prima do Medo. Mas resumir a série a apenas isso seria injustiça, pois há referências e homenagens a quase todos os ícones dos anos 1980 da fantasia e ficção: os filmes de Steven Spielberg, as obras de Stephen King, as histórias dos X-Men (quem aí sabe o que acontece em X-Men 134?), a trilha sonora que remete não só a clássicos da época, mas também aos filmes de John Carpenter, e obviamente, Dungeons & Dragons.

Claro, teria de haver uma razão para uma postagem sobre a série aparecer por aqui, e a razão é essa: Dungeons & Dragons! Os garotos que protagonizam a série não são apenas amigos, eles são também aventureiros, isso é, um grupo de RPG que passam várias horas juntos divertindo-se com o D&D. A série já abre com uma partida de RPG, e praticamente encerra-se com outra. Poucas vezes jogadores de RPG foram tão bem representados no cinema ou TV, tudo o que se espera está lá: desde as sessões de 10 horas de jogo, até os comentários sobre os atributos de alguém, e a referência a "como daquela vez em Bloodstone Pass".

The Demogorgon!

Aqui em casa há uma piada recorrente de que os personagens de filmes se dão mal porque não jogam RPG, o que os leva a fazer escolhas que jogadores de RPG nunca fariam numa situação similar. A série de certo modo prova nossa teoria, com as crianças agindo praticamente o tempo todo como jogadores de RPG agiriam em uma aventura: planejando, se preparando, trabalhando em equipe, e ao melhor estilo old school, fugindo quando a coisa fica perigosa.

Stranger Things é uma série instigante, divertida, e que consegue reproduzir perfeitamente o clima dos grandes clássicos da época que tenta simular. Se você gosta do tipo de filmes que a série homenageia, recomendo você largar tudo agora mesmo e ir assisti-la. Se você não sabe se gosta ou nem conhece muito sobre eles, assista e descubra, e se curtir, recomendo uma lista de filmes na mesma pegada que lhe trarão algumas excelentes horas de diversão.

5 comentários:

  1. Crustie Noise falando aqui.

    Eu também fui fisgado pela serie e me tornei fã da mesma logo na primeira cena onde temos um exemplo de como se joga RPG no modo Old School.

    Apesar de não ter curtido os anos 80 (nasci em 93), mesmo assim sou grande consumidor desde muito pequeno de muita coisa de 90 para traz me fazendo uma adepto de tudo que for "Old School" (calma não sou hipster), isso graças aos meus pais que sempre me incentivaram a ver boas produçoes da epoca e a sessão da tarde da globo hehehe.

    A serie é uma das melhores pra mim com otimas referencias. Não sei se é pq ando lendo muito Lovecraft, mas só eu achei que beberão um pouco de Lovecraft tbem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que beberam do Lovecraft, direta ou indiretamente. Muito da cultura pop dos anos 1980 é influenciada pro Lovecraft. Quando você se inspira em D&D, você está bebendo um pouco de Lovecraft. Quando você se inspira em Stephen King, você está bebendo um pouco de Lovecraft. Quando você se inspira nos filmes de John Carpenter, você está bebendo um pouco de Lovecraft. H. P. Lovecraf é praticamente o pai do horror moderno.

      Excluir
  2. Uma das melhores séries que já assisti. Ela captura você logo no primeiro episódio. É incrível como o uso das referencias não torna a série um chamariz de saudosistas, mas sim ajuda a compor a atmosfera dos anos 80 e homenagear os livros e os filmes do qual ela buscou inspiração.
    SPOILER

    Quando a 11 falou que o amigo deles estava com o Demogorgon eu tive a mesma sensação de espanto que eles, mesmo sabendo e tendo uma ideia do que era a criatura.

    ResponderExcluir
  3. Igor tenho uma imagem para o Ídolo da Semana http://godofwar.playstation.com/portfolio-item/canyon-minotaur/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...