quarta-feira, 31 de agosto de 2016

#RPGaDay 2016: Melhor Conselho Que Você Já Recebeu Para Seu Jogo Predileto?

Meu jogo predileto é Dungeons & Dragons. E o melhor conselho que eu já recebi para meu jogo predileto foi este:

The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules.
             - Gary Gygax

Traduzindo para o português:

O segredo que nunca devemos deixar os mestres de jogo conhecerem é que eles não precisam de regra alguma.
             - Gary Gygax

Ou, de forma mais detalhada e bem explicada, temos esta outra citação de Gary Gygax, presente na página 230 do Dungeon Masters Guide do AD&D 1ªed:

AFTERWORD

IT IS THE SPIRIT OF THE GAME, NOT THE LETTER OF THE RULES, WHICH IS IMPORTANT. NEVER HOLD TO THE LETTER WRITTEN, NOR ALLOW SOME BARRACKS ROOM LAWYER TO FORCE QUOTATIONS FROM THE RULE BOOK UPON YOU, IF IT GOES AGAINST THE OBVIOUS INTENT OF THE GAME. AS YOU HEW THE LINE WITH RESPECT TO CONFORMITY TO MAJOR SYSTEMS AND UNIFORMITY OF PLAY IN GENERAL, ALSO BE CERTAIN THE GAME IS MASTERED BY YOU AND NOT BY YOUR PLAYERS. WITHIN THE BROAD PARAMETERS GIVEN IN THE ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS VOLUMES, YOU ARE CREATOR AND FINAL ARBITER. BY ORDERING THINGS AS THEY SHOULD BE, THE GAME AS A WHOLE FIRST, YOUR CAMPAIGN NEXT, AND YOUR PARTICIPANTS THEREAFTER, YOU WILL BE PLAYING ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS AS IT WAS MEANT TO BE. MAY YOU FIND AS MUCH PLEASURE IN SO DOING AS THE REST OF US DO!

Traduzindo livremente para o português:

POSFÁCIO

É O ESPÍRITO DO JOGO, NÃO A LETRA DAS REGRAS, QUE É IMPORTANTE. NUNCA SE PRENDA ÀS REGRAS COMO ESCRITAS, NEM PERMITA QUE ALGUNS ADVOGADOS DE REGRAS IMPONHA CITAÇÕES DO LIVRO DE REGRAS SOBRE VOCÊ, SE ISSO FOR DE ENCONTRO AO OBJETIVO ÓBVIO DO JOGO. DA MESMA MANEIRA QUE VOCÊ DEVE SE MANTER FIEL ÀS ESTRUTURAS PRINCIPAIS DO SISTEMA E À UNIFORMIDADE DO JOGO EM GERAL, TAMBÉM CERTIFIQUE-SE DE QUE O JOGO É MESTRADO POR VOCÊS E NÃO PELOS SEUS JOGADORES. DENTRO DOS PARÂMETROS GERAIS APRESENTADOS NOS VOLUMES DO ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS, VOCÊ É CRIADOR E ÁRBITRO FINAL. ORDENANDO AS COISAS COMO ELAS DEVEM SER, O JOGO COMO UM TODO PRIMEIRO, SUA CAMPANHA EM SEGUNDO, E SEUS PARTICIPANTES NA SEQUÊNCIA, VOCÊ ESTARÁ JOGANDO ADVANCED DUNGEONS & DRAGONS COMO ELE DEVE SER. QUE VOCÊ SINTA TANTO PRAZER EM FAZÊ-LO QUANTO O RESTO DE NÓS SENTE!

Trocando em miúdos, eu entendo esse conselho como: "Improvise!". O jogo é seu, para ser jogado como você desejar. As regras não devem ser correntes que lhe prendem, mas sim ferramentas que lhe ajudam a se libertar e dar vida ao jogo que você imaginou.

Você é o mestre e tem total controle sobre como e quais regras serão ou não utilizadas, e nenhum jogador deve tentar forçar que o jogo seja jogado de acordo com as regras estritas do livro. O objetivo é se divertir, divertir a todos os participantes do jogo, e não apenas a alguns. Assim, se alguma regra deve ser mudada ou ignorada, faça. Se não há regra para algo necessário ao jogo, crie.

Mas seja justo, siga uma lógica que os jogadores consigam compreender. Mantenha-se fiel à estrutura geral do sistema e aos parâmetros básicos do jogo, afinal a ideia é facilitar as coisas e tornar o jogo mais divertido, não manter seus jogadores no escuro sobre como as regras funcionam.

Todo mundo irá se divertir bem mais se parar de se preocupar demais com as regras, e se preocupar mais com o bom andamento do jogo em si.

Um comentário:

  1. Esse teu post deveria estar fixado nas páginas sobre RPG do Facebook!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...