segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Tom DeSanto e o Gary Gygax Estate

A notícia já é meio velha, mas é sempre bom divulgar: o produtor de cinema Tom DeSanto assinou um acordo com os representantes do patrimônio de Gary Gygax para administrar o catálogo de material publicado e não-publicado do cocriador do D&D.

O anúncio deste contrato foi feito no dia 27 de Julho, data do aniversário de Gygax, e confirmado por Gail Gygax, viúva do autor e detentora dos direitos sobre seu patrimônio.

DeSanto foi produtor dos dois primeiros filmes da franquia X-Men, e de todos os filmes da franquia Transformers. De acordo com as notícias, ele haveria dito que já havia encontrado diversos potenciais projetos de "universos" entre o material não-publicado de Gygax, e que espera encontrar um "lar" para ao menos um destes projetos até o final do ano.

A parte boa é que DeSanto diz jogar RPG desde os 11 anos de idade, e participa do livro “30 Years of Adventure: A Celebration of Dungeons & Dragons”, no qual várias pessoas famosas comentam sobre sua experiência com o D&D. Talvez ele realmente seja capaz de capturar algo do espírito do trabalho de Gygax. Segundo a revista Variety, ele teria afirmado que (tradução minha):

Gary Gygax é um daqueles nomes que figura ao lado de George Lucas e Gene Roddenberry como contadores de histórias cuja influência alcançou o mundo inteiro e atravessou gerações, eu estou excitado em trabalhar com Gail e sinto-me honrado em trazer esses novos universos para uma audiência global da mesma maneira em que Gary capturou corações e mentes de todo o planeta com o ‘Dungeons & Dragons.'

Quanto a isso eu só posso concordar: Gygax está lado-a-lado com os maiores expoentes da cultura pop.

A parte ruim da história é que, apesar de num primeiro momento muita gente ter se entusiasmado com a possibilidade de vermos publicado algo do material original de Gygax que nunca viu a luz do dia, ao que parece os interesses de DeSanto são mesmo apenas com o cinema e a televisão. É muito difícil que vejamos algo novo e original de Gygax publicado no formato de RPG.

Resta ainda a dúvida de se e como a entrada de Tom DeSanto nessa história afetará o próximo filme do D&D, o qual teoricamente estaria sendo trabalhado desde 2015 pela Warner Brothers em conjunto com a Hasbro.

Um comentário:

  1. acho q será algo tipo loddos war, no sentido é D&D sem a marca ou nome de D&D.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...