segunda-feira, 21 de agosto de 2017

#RPGaDay 2017: Qual RPG Faz Mais Com Menos Palavras?

Eu não sou um grande fã de sistemas minimalistas (e antes que alguém venha argumentar a respeito, quero deixar claro que um jogo não precisa ser rules light para pertencer à OSR), e por isso acho um pouco difícil escolher que RPG consegue oferecer uma melhor experiência de jogo com o menor número de palavras.

Isso porque, para o meu gosto, ou o jogo deixa algo a desejar, ou não é realmente tão pequeno assim. Mas isso não significa que eu não reconheça a qualidade ou validade de jogos minimalistas - eles só não são muito a minha praia.

Sendo assim, para não passar a pergunta de hoje em branco, eu escolho como um jogo "bastante completo" apesar de seu tamanho o Pocket Dragon (que infelizmente descobri não estar mais disponível no site da Redbox).

Para quem não conhece, o Pocket Dragon é o irmão gêmeo caçula do Old Dragon - gêmeo porque eles tem quase a mesma idade, o Pocket sendo apenas pouco mais recente.

Ele foi criado para ser impresso em uma única folha A4, dobrada de forma a montar um livreto de 8 páginas (incluindo a capa). Em seu sistema super simplificado ele traz as raças e classes clássicas do Old Dragon, subatributos, sistema de combate e magia, lista de feitiços e equipamentos, e regras de experiência e evolução.

Resumindo, um jogo OSR completo em uma única página tamanho A4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...