quarta-feira, 23 de agosto de 2017

#RPGaDay 2017: Qual RPG Tem Um Layout de Cair o Queixo?

Primeiramente, eu sinto o dever de deixar claro que eu não tenho certeza do uso correto do termo "layout". Mais importante, não tenho certeza do que querem dizer com "layout" nessa pergunta. Vou assumir que significa algo como o projeto gráfico do livro como um todo, o arranjo final do texto e ilustrações nas páginas, capa, fontes utilizadas, etc.

Para esse pergunta, há dois livros que eu gostaria de citar. O primeiro é o primeiro Clanbook Malkavian, um acessório do Vampiro A Máscara. Esse livro brincava com a disposição e forma do texto e das ilustrações para sugerir o tema da loucura, tão presente no background do clã.

Páginas que precisavam ser lidas em um espelho, páginas de cabeça pra baixo, a ilustração de um vampiro literalmente "comendo" as palavras de um texto (que por isso não tinha um final), ilustrações que pareciam rabiscos infantis, esse tipo de coisa. Era simples, não era exatamente bonito, mas tinha o efeito desejado. Foi muito frustrante ver a segunda edição do clanbook e constatar que trazia apenas um texto comum como em todos os demais livros da coleção.

O outro é a versão brasileira de Blood & Honor. Publicado aqui pela Redbox Editora, e com projeto gráfico do Dan Ramos, esse é um dos RPGs mais bonitos que eu já vi. Trata-se de um jogo ambientado no Japão feudal, e tudo nessa versão nacional remete a isso. A versão brasileira é inclusive muito mais bonita que a versão original do jogo.

Esse jogo sim tem um layout de cair o queixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...