quarta-feira, 25 de julho de 2018

Guildmasters’ Guide to Ravnica - O Primeiro Cenário Oficial de Magic Publicado Para o D&D!

No mesmo anúncio de ontem que divulgou o retorno de Eberron ao D&D, também foi anunciado a chegada de um novo cenário ao RPG primordial: Ravnica!

Mais Magic: The Gathering para o D&D!

Guildmasters’ Guide to Ravnica é, ao contrário do suplemento de Eberron anunciado junto, este sim, um livro físico, e já está disponível em pré-venda na Amazon. De fato, a notícia deste livro já havia "vazado" desde domingo, quando a Amazon botou no ar a página da pré-venda ("vazado" entre aspas, porque é extremamente comum a Amazon botar a página de venda dos livros de D&D no ar antes do anúncio oficial da WotC - parece mais uma estratégia do que um erro).

O livro trará a descrição do cenário de Ravnica, tornando-se assim o primeiro livro físico publicado a oficialmente adaptar um dos mundos de Magic: The Gathering para o D&D. Se considerarmos os Plane Shift, Ravnica será o 6º cenário de Magic adaptado ao D&D, depois de Innistrad, Zendikar, Kaladesh, Amonkhet e Ixalan, mas o primeiro a receber uma descrição completa e detalhada, como um cenário oficial "de verdade".

Apesar de achar muito legal ver que a Wizards of the Coast realmente decidiu levar a sério a adaptação dos cenários de Magic para o D&D, confesso que fiquei um pouco surpreso com a escolha de Ravnica como a primeira opção para uma publicação desse tipo.

O.K., eu entendo que Ravnica é um cenário relativamente popular dentre os jogadores do card game, que ele possui uma história interessante, e que o cenário retornará na próxima coleção de cartas que será lançada em breve.

Mas ao mesmo tempo, tratando-se de um cenário com grande potencial para aventuras urbanas, apresentando certo nível de tecnologia mágica, e com múltiplas guildas disputando entre si, já existe no D&D Eberron (ainda que Ravnica seja um cenário consideravelmente mais urbano). O fato de Eberron ter sido anunciado conjuntamente a ele só deixa a escolha por Ravnica ainda mais estranha. Em minha opinião são cenários que meio que ocupam o mesmo nicho.

Fora o fato de ser meio frustrante (ao menos para mim) o primeiro cenário de Magic publicado para o D&D não ser Dominaria. Eu realmente esperava que esse cenário ganhasse uma adaptação oficial para o D&D, e a recente publicação da coleção de cartas de mesmo nome dava uma grande esperança ao fato. Mas eu também entendo que Dominaria é possivelmente o cenário com a história mais longa e complexa do Magic: The Gathering e isso talvez não torne-o a primeira escolha para ser adaptado.

Mas nada disso desabona o cenário escolhido ou o anúncio da publicação. Fico aguardando ansiosamente às informações sobre o conteúdo do livro e aos previews, principalmente em como e se a dinâmica das cores de mana será integrada ao cenário e ao sistema do D&D 5ªed.

Guildmasters’ Guide to Ravnica tem data de lançamento prevista para 20 e Novembro e está sendo vendido ao preço de US$ 49,95 na pré-venda.

Um comentário:

  1. Eu sou um jogador de DnD de longa data. Depois de viajar por todo o lugar, acho que Ravnica PDF é o lugar mais atraente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...