tag:blogger.com,1999:blog-7320946953984352844.post6767737680472000105..comments2024-02-25T16:24:11.447-03:00Comments on Dungeon Compendium: AD&D 3.5: Magical ResearchIgor Vinicius Sartoratohttp://www.blogger.com/profile/04276560364483845927noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-7320946953984352844.post-14574285784015424662010-04-21T12:50:53.020-03:002010-04-21T12:50:53.020-03:00Jorge Leandro, o homem das planilhas vindo ao noss...Jorge Leandro, o homem das planilhas vindo ao nosso socorro novamente!<br /><br />Gostei do "estudo" que você fez, bem útil. Agora, sobre os dois poréns:<br /><br />1 - Não acho que seja um problema real, como você bem lembrou, há mínimos de atributo para se conseguir lançar magias de determinado nível. Para ser spellcaster, é necessário ao menos um atributo primário 9.<br /><br />2 - Esse sim é um ponto que entendo que precise ser ajustado. Também acho um tanto grande a chance de falha nesse caso. Mas talvez seja possível consertar quando incluir outras variáveis no teste, como número de usos ao dia e formas de ativação.Igor Vinicius Sartoratohttps://www.blogger.com/profile/04276560364483845927noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7320946953984352844.post-90211828087856864282010-04-21T11:40:18.948-03:002010-04-21T11:40:18.948-03:00Opa. dei uma olhada nessa fórmula e a coloquei em ...Opa. dei uma olhada nessa fórmula e a coloquei em uma tabela, para ficar mais fácil de analisar. A planilha em Excel está <a href="http://www.4shared.com/document/Ec4LiVhU/magical_research.html" rel="nofollow">aqui</a>.<br /><br />Acho que podemos melhorar a fórmula para evitar coisas como:<br /><br />1 - Um personagem de 1º nível com inteligência 1 ainda tem 1% de chance de pesquisar uma magia de 1º nível. Considerando que INT=1 é de um animal, acho incoerente que esse personagem ainda tenha uma chance de fazer qualquer coisa além de comer e se lamber (se é que o DM aceitaria personagens com inteligência tão baixa).<br /><br />2 - Um personagem de 20º nível e com 20 de inteligência ainda têm 23% de chance de falhar em uma pesquisa de magia de 1º nível. Acho que ter de 1 a 5% de chance de falha é até compreensível, mas 23% é muito.<br /><br />Penso que a fórmula deveria considerar um valor mínimo do atributo (igual àquele necessário para lançar feitiços, por exemplo). Entendo que isso já tenha sido considerado, uma vez que você mencionou que só permitiria Primes para atributos com modificadores não-negativos. De qualquer forma, acho interessante mencionar esse fato no texto no capítulo de Magical Research.<br /><br />Outra coisa é que a fórmula poderia ser adaptada para diminuir a chance de falha citada no ponto 2, acima, aproximando a chance de sucesso para os 95 ou 99%.<br /><br />Ainda não pensei em como fazer essas mudanças, mas assim que tiver alguma idéia eu coloco aqui.<br /><br />Espero ter contribuído.<br /><br />É isso. Bom trabalho.Jorge Leandrohttps://www.blogger.com/profile/14085478844692937717noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7320946953984352844.post-237787916494824972010-04-19T22:06:12.821-03:002010-04-19T22:06:12.821-03:00Acho que não deixei muito claro no texto, mas o fa...Acho que não deixei muito claro no texto, mas o fato é que eu ainda não cheguei a um teste definitivo.<br /><br />Por enquanto estou trabalhando com o teste do Rules Cyclopedia, que é assim:<br /><br />([Atr + Lvl] x 2) - (3 x spell level) = %<br /><br />Nesse caso, o Prime Atribute e o nível do mago aumentam a chance de sucesso, e o nível da magia utilizada no encantamento diminui essa chance.<br /><br />Mas há muitas coisas que ainda precisam ser consideradas antes de decidir por um ou outro cálculo.Igor Vinicius Sartoratohttps://www.blogger.com/profile/04276560364483845927noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7320946953984352844.post-49370372034445513552010-04-19T10:46:17.593-03:002010-04-19T10:46:17.593-03:00Fala, Corvus.
Seu post trouxe a tabela que define...Fala, Corvus.<br /><br />Seu post trouxe a tabela que define o que acontece em caso de uma falha no teste de criação do item mágico, mas não há nada sobre o teste em si. Como ele será feito? Ficará a cargo do mestre decidir?<br /><br />Penso que poderia haver pelo menos alguma orientação, para que os mestres não criem testes fáceis demais ou difíceis demais (exceto se isso for coerente com a situação). Além disso, acho que a probabilidade de sucesso deveria estar de alguma forma vinculada ao nível do mago ou ao valor do seu Prime Attribute.<br /><br />Até.Jorge Leandrohttps://www.blogger.com/profile/14085478844692937717noreply@blogger.com