tag:blogger.com,1999:blog-7320946953984352844.post7306869312516659355..comments2024-02-25T16:24:11.447-03:00Comments on Dungeon Compendium: O Estilo de Jogo D20Igor Vinicius Sartoratohttp://www.blogger.com/profile/04276560364483845927noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-7320946953984352844.post-24358585329334071972010-01-25T21:32:45.940-02:002010-01-25T21:32:45.940-02:00A questão que vc aponta habilmente é fato da mecân...A questão que vc aponta habilmente é fato da mecânica do jogo alterar o próprio cenário. É a regra se sobrepondo ao roleplay. <br /><br />D&D3X foi vendido como um sistem com mais amplitude porém na verdade ele ilude o jogador. Só os humanos podiam ser paladinos em AD&D, mas na terceira todos podem,contudo, na prática, ninguém que não tenha a classe que não é favorecida. <br /><br />Antes para ser paladino tinha que ter no mínimo Car 17, hoje você pode ser até com Carisma 3, mas não vai ser um paladino que preste se não tiver Carisma muito alto, na prática ampliaram as restrições.Daniel Nóbregahttps://www.blogger.com/profile/04709482270480886146noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7320946953984352844.post-11432271590609285142010-01-16T00:35:52.383-02:002010-01-16T00:35:52.383-02:00Muito obrigado pelo seu comentário, e seja muito b...Muito obrigado pelo seu comentário, e seja muito bem vindo Jorge.<br /><br />Pode me chamar de "Corvus" ou Igor, como preferir.<br /><br />Espero poder contar com sua participação nas futuras discussões do blog. Vou trabalhando aqui no meu AD&D 3.5 e dividindo com todos minhas posições sobre o jogo, para quem sabe depois disponibilizar o trabalho final para quem quiser.<br /><br />Enquanto isso, faça o download do AD&D 3 do Chris Perkins e dê uma olhada. Você vai estranhar bastante, pois não conhece a 3ª edição, mas ainda acho uam opção bem melhor do que a 4ed.Igor Vinicius Sartoratohttps://www.blogger.com/profile/04276560364483845927noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7320946953984352844.post-90792592509222957762010-01-15T23:55:52.216-02:002010-01-15T23:55:52.216-02:00Caro Autor (ainda não sei seu nome),
Li seus dois...Caro Autor (ainda não sei seu nome),<br /><br />Li seus dois primeiros posts com um misto de surpresa e satisfação. Há muito não lia algo com a qualidade dos seus comentários. Também sou da época da caixa preta e joguei AD&D 2a Edição por vários anos (de 1991 a 2002 para ser mais exato). Joguei todos os cenários de campanha, com exceção de Spelljammer e tive meus melhores momentos em Dragonlance, Ravenloft, Darksun. Embora não tenha jogado, sou fã de Planescape e orgulhoso colecionador de produtos desse cenário.<br /><br />Como você, notei as muitas mudanças introduzidas pela 3a Edição, mas, no meu caso, acabei não jogando. Por ter mudado de cidade, ter começado a faculdade e não ter encontrado um grupo sequer, acabei pulando todo o período da terceira edição.<br /><br />Recentemente, encontrei um grupo que havia iniciado uma campanha de 4 Edição e vi uma oportunidade de jogar. Você pode imaginar qual não foi minha surpresa com a nova mecânica do jogo (considerando que fui direto do AD&D para a 4E). Estamos jogando há 4 meses e ainda não consegui recuperar aquela magia que envolvia as sessões de AD&D. Tudo na 4a Edição parece estéril.<br /><br />Quando meu grupo de AD&D se reunia, víamos em nossos personagens verdadeiros heróis. Cada um deles tinha uma história e nossas interpretações deveriam refletir aquela bagagem e aquele alinhamento (e, pasmem newcomers, era divertido!). Havia proficiencies para quase tudo e nem sempre uma campanha se resolvia com combate.<br /><br />Com a 4a Edição (e seus powers, extended rests, healing surges e similares), as coisa definitivamente mudaram. Do meu ponto de vista, para pior. Cada combate leva uma eternidade para se resolver. Todos têm um poder para usar e não há marcadores em número suficiente para organizar os efeitos desses poderes. Acabou o encontro e tá todo mundo ferrado no seu grupo? Não se preocupe. 5 minutos de descanso resolvem seus problemas(!).<br /><br />A separação de papéis (leaders, controllers, defenders, strikers) também é artificial, ao ponto de alguns jogadores se sentirem temerosos em seguir uma missão porque o grupo não tem os quatro roles em jogo. Por incrível que pareça, isso aconteceu com o meu grupo.<br /><br />Enfim, a 4a Edição também não é para mim. Continuo com o meu grupo por respeito aos participantes que são bons amigos e porque vislumbro a possibilidade de jogar algo mais "Old School" com eles algum dia.<br /><br />Bom, desculpe o desabafo. Meu comentário deveria ser pequeno, apenas para cumprimentá-lo pelo blog.<br /><br />Estou ansioso para ver a sua versão do que deveria ser o AD&D 3a Edição e me coloco à disposição para ajudá-lo no que foi preciso.<br /><br />Continue o bom trabalho.<br /><br />JorgeJorge Leandrohttps://www.blogger.com/profile/14085478844692937717noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7320946953984352844.post-91120154217731183282010-01-15T23:44:25.687-02:002010-01-15T23:44:25.687-02:00Isso faz muito sentido. Inclusive a parte chata é ...Isso faz muito sentido. Inclusive a parte chata é exatamente a 'obrigação' do mestre em comprometer sua campanha com pedaços das histórias das prestiges ou simplesmente ignorá-las fazendo as vantagens brotando do nada. Acaba que ninguém ganha algo, já determina o que acontece de início. =/INapta_Tsukihttps://www.blogger.com/profile/15902311765007269237noreply@blogger.com