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quinta-feira, 8 de julho de 2010

Checklist do Projeto AD&D 3.5

Escrever (ou re-escrever, no meu caso) um jogo de RPG inteiro sozinho, ainda mais um tão grande e complexo quanto o AD&D, tem se mostrando um desafio consideravelmente maior do que parecia. Isso tem servido para me fazer admirar ainda mais o trabalho de Gary Gygax, que sozinho escreveu o AD&D 1ºed (e no caso dele, inteiramente do zero).

Mesmo que as coisas não estejam saindo tão rápido quanto eu gostaria, principalmente considerando que esse projeto precisa dividir meu tempo com os outros afazeres da vida pessoal e profissional, ainda assim algum avanço já foi alcançado.

Apenas para manter os interessados por dentro do projeto, as partes do livro que já estão prontas são as seguintes:
  • Atributos;
  • Raças;
  • Classes;
  • Alinhamentos;
  • Perícias;
  • Características secundárias (idade, peso, altura, etc);
  • Testes de resistência;
  • Regras de Combate;
  • Descrição de Armas e Armaduras;
  • Regras de Luz e Visão;
  • Regras de Ferimentos e Cura;
  • Regras de Tempo;
  • Teoria sobre Magia Arcana e Divina.
Ainda faltam muitas outras partes, entre as quais:
  • Descrição dos demais equipamentos;
  • Regras de Movimento e Carga;
  • NPCs (personagens nível 0, henchmen, hirelings, familiares, etc);
  • Seguidores para personagens de nível alto;
  • Regras de Reação;
  • Magical Research;
  • Descrição das Magias;
  • Planilha de personagem.
Destes capítulos faltantes, com certeza o mais trabalhoso e longo é a descrição das magias (por volta de um terço a metade do livro), e o mais complexo as regras para magical research. Mas aparentemente, já tem mais coisa pronta do que a fazer. Quem sabe tudo esteja pronto ainda antes do fim do ano (ainda há esperanças)!

Alguém acha que esqueci de algum ponto importante que deve constar no Livro do Jogador?

6 comentários:

  1. Mas tipo... Pq escolheu esse nome? Num rolava fazer como o Pathfinder fez não? Todos sabem que é um D&D 3.75, mas não é este o nome do sistema...
    Mas achei válida a iniciativa, se eu puder ajudar em algo é só entrar em contato.

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  2. Cristiano. Acho que no nome transmite relativamente bem a idéia do sistema. É fazer algo como o D&D3.5, mas tendo uma "base OldSchool" como no AD&D.

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  3. @Cristiano Lagame: Toda a ajuda é bem vinda! Se puder deixar suas impressões e sugestões nas postagens, estará ajudando muito!

    Quanto ao nome, não é algo como um "nome oficial", é apenas um apelido que facilita ao me referenciar ao projeto. Eu não tenho a pretensão de publicar o material na integra, logo não preciso ter um "nome fantasia", como o pessoal do Old Dragon ou do Labyrinth Lord.
    São apenas espécies de house rules que eu estou dividindo com os leitores do blog, logo um nome que torne clara a intenção é mais que suficiente.

    Na minha primeira postagem eu explico isso um pouco melhor: http://dungeoncompendium.blogspot.com/2010/01/comecar-e-sempre-parte-mais-dificil.html

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  4. eu acho genial o nome. é ad&d, mas com alguma "modernizações".
    se nao for patentiado, deveria patentiar, heheh

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  5. Cara, muito foda a idéia. Muito foda mesmo.
    Podemos dar uma olhada no que vc já tem???

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  6. @Clayton: Dê uma olhada nas postagens com o marcador "Projeto ADnD 3.5" que você vai ver algumas classes e outras discussões sobre o projeto.
    Além disso, planejo disponibilizar em breve uma versão resumida do jogo, e assim que possível uma versão traduzida também.

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