Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Wyzards Anuncia Fim de Sua Linha de Miniaturas

A Wyzards of the Coast anunciou a alguns dias atrás o cancelamento de sua linha de miniaturas plásticas pré-pintadas. Segundo a empresa, não serão mais vendidos as coleções de miniaturas, estas existirão daqui em diante apenas como sets especiais de colecionador e boardgames que contenham as miniaturas.

Para aqueles que gostam de miniaturas como eu, isso é uma notícia bem ruim. Não dá para negar que as miniaturas plásticas pré-pintadas tornaram o acesso a miniaturas aqui no Brasil mais fácil, permitindo obter miniaturas em quantidade para representar os monstros nos jogos de RPG (ao menos em tempos recentes, já que antigamente era fácil encontrar as miniaturas metálicas). Claro que ainda será possível conseguir essas miniaturas por um bom tempo (como comparação, dá para comprar Mage Knight barato até hoje), mas não haverá mais modelos novos de miniaturas.

Ainda segundo a Wizards, serão fornecidos marcadores para representar as personagens e monstros nos jogos de D&D, seja como parte integrante de produtos futuros ou como produtos em si mesmos. A meu ver, se o objetivo é utilizar marcadores e não miniaturas de verdade, tanto faz usar os “marcadores oficiais do D&D”, marcadores de papel caseiros, moedas de 1 centavo, pedrinhas ou grãos de milho. Eu não gastaria dinheiro comprando marcadores que eu mesmo posso produzir em casa sem grande esforço.

Mas não são apenas as miniaturas que verão seu cancelamento. Ao menos três títulos de livros também foram cancelados (a saber: Class Compendium: Heroes of Sword and Spell, Mordenkainen’s Magnificent Emporium, e Hero Builder’s Handbook), e outro livro, Heroes of Shadow, teve sua data de lançamento adiada. Isso, em conjunto com o anúncio das novas Fortune Cards e lançamentos de jogos para PC, e a sugestão de que “muito mais material será lançado em outros formatos” com certeza indica uma mudança nas políticas da Wizards para o D&D, e essa mudança será uma que inclui menos livros.

2 comentários:

  1. Yeah... antigamente se jogava RPG, hoje se brinca de RPG.

    ResponderExcluir
  2. na verdade o proprio rpg, role play ta cada vez mais distante... jogadores antigos como eu que curtem rolar dados esta cada vez mais escasso. Surgiram os "mmos de mesa" amoltoados de numeros e combos se o minimo de interpretação.

    ResponderExcluir