Para mim kobolds não são nem nunca foram dragões, não descendem de dragões, não tem ligação nenhuma com dragões, e sequer possuem um mísero gene que seja em comum com dragões.
Nas minhas infindáveis perambulações pelos livros de AD&D, encontrei o seguinte trecho no AD&D Player's Handbook 2ªed, página 82, em um capítulo sobre ilusões:
"Most adventurers would find it hard to believe that a dragon would be working with kobolds. The dragon is far too powerful to associate with such little shrimps."
Traduzindo, de forma livre:
"A maioria dos aventureiros acharia difícil de acreditar que um dragão estaria trabalhando com kobolds. O dragão é poderoso demais para se associar com esses pequenos bastardos."
Ou seja, houve um tempo em que ninguém acreditaria que kobolds e dragões pudessem possuir qualquer tipo de associação. E hoje em dia eles são até considerados parentes distantes…
amem, igor, amem
ResponderExcluirNunca curti isso de associar kobold a dragão tbm, por isso gosto dos kobolds de tormenta que são mais próximos de roedores (tipo homens ratos)
ResponderExcluirTambém não gosto desse parentesco rsrs, mas acho que muito disso tem a ver com as próprias lendas germânicas que originaram o mito. O kobold, para tais lendas, era comumente retratado como uma entidade associada ao fogo e aos animais, sendo também chamado de "drache". Fora isso, eles não tinham aparência reptiliana... o que quer dizer que, talvez, ao inserí-los no RPG, os criadores tenham pensado sim em fazer alguma conexão com os terríveis lagartos voadores. Mas daí já é outro assunto rsrs.
ResponderExcluirAbraços, Igor!
Para um dragão, tanto faz se são kobolds ou goblins ou gigantes da colina, desde que o venerem e lhe ofereçam sacrifícios suculentos. Se os kobolds gostam de fazer essas coisas, fazer o quê?!
ResponderExcluirQuem considera kobolds parentes dos dragões??? Não me diga que isso é coisa da 4ª edição?!
ResponderExcluir@CR: Li certa vez que quando Gary Gygax incluiu os kobolds no OD&D ele imaginou criaturas bem diferentes do que eles vieram a ser; apenas humanóides pequenos, mais similares com os das lendas nórdicas.
ResponderExcluirA transformação deles em seres reptilianos com cara de cachorro veio depois, apenas no AD&D, e o responsável por isso foi a ilustração para essas criaturas.
Se você olhar no Monster Manual do AD&D 1ªed a descrição deles não fala nada em serem répteis ou ter cara de cachorro.
@Clérigo: Não amigo Clérigo, muito pior, isso já era coisa da 3ª edição!
ResponderExcluirPuxa vida... pra vc ver como eu parei no tempo, Igor, rsrsrsrs.
ResponderExcluirO My dog, Corvus é isso, sou da época que os kobolds tinham cara de cachorro hehehe.
ResponderExcluir