O assunto em vários blogs de RPG pelo mundo atualmente tem sido a possível morte da Old School Renaissance. Na verdade essa sequer é a primeira vez que o assunto vem à tona, mas desta vez o que desencadeou tais previsões foi o anúncio da WotC na GenCon de que disponibilizaria todo o catálogo da TSR em formato digital.
Enquanto eu organizava meus pensamentos a respeito deste assunto e escrevia essa postagem, David Macauley, do blog There's Dungeons Down Under, e Joseph Browning, do blog Sorcery & Super Science!, resumiram perfeitamente o que penso a respeito destas previsões.
Parte do que fundamenta essa previsão é causada por uma falta de entendimento no que realmente significa o movimento OSR. Não estou falando que eu ou outra pessoa qualquer entende mais do que qualquer um, o que estou dizendo é que dentro da OSR nunca se chegou a um consenso do que realmente é a OSR, ou mesmo qual o significado real do “R” na sigla: se é Renaissance, Revolution, Rules, Revival, etc. Isso por si só dificulta entender qual o objetivo da OSR, pois cada um enxerga nela um objetivo diferente, dependendo de como interpreta a sigla.
Outros acreditam que a OSR seja um tipo de movimento organizado, o que é definitivamente mentira. Não há um manifesto oficial ou mesmo qualquer tipo de organização formal, apenas um bando de pessoas com gostos e sensibilidades similares a respeito do RPG, que se associam e trocam informação de forma extremamente informal.
Há ainda aqueles que encaram a OSR como uma espécie de modelo de negócios ou nicho de mercado. Para esses, a história do fim da OSR é uma espécie de previsão mercadológica.
Bem, eu vejo a OSR como uma forma de resgatar elementos dos jogos de RPG originais de volta para as mesas de jogo, tanto de regras como de clima de jogo, e de quebra dividir isso com o restante da comunidade rpgista, tornando acessível conjuntos de regras antigas, ou mesmo conjutnos de regras novas com elementos antigos, para um público mais jovem que possa vir a se interessar por esse estilo de jogo.
Não entendo porque a WotC relançar o catálogo da TSR digitalmente seria ruim para a OSR, primeiro porque, sejamos sinceros, o catálogo da TSR já está disponível digitalmente na internet, e segundo porque ter material de BD&D e AD&D mais amplamente disponível não prejudica o acesso a estes e assim fortalece a OSR.
Mercadologicamente falando, mesmo com todo o avanço dos livros digitais, quase todo mundo ainda prefere ter o livro físico em mãos na hora de jogar. Assim, o catálogo da TSR digital não compete com os retroclones publicados em papel. Além disso, as regras das versões antigas do D&D são amplamente compatíveis e facilmente adaptáveis. O resultado disso provavelmente será gente jogando as aventuras originais de AD&D com as regras do OSRIC, ou e aventuras de BD&D com Swords & Wizardry; na verdade, nada diferente do que já acontece hoje.
Alguns argumentarão que com a publicação física dos core books do AD&D 1ªed as pessoas não precisarão mais de retroclones. Bom, aquelas que jogam usando as regras de AD&D 1ªed talvez não, mas não se pode dizer o mesmo de quem curte mesmo o BD&D. E de qualquer modo, boa parte dos jogadores estrangeiros da OSR já possuíam os livros do AD&D 1ªed mesmo antes desta re-edição.
Falando mais especificamente do Brasil, nada vai mudar. Primeiro porque aqui, onde o acesso aos livros de AD&D 1ªed ou BD&D é realmente mais restrito, nada será re-editado. Os novos core books de AD&D 1ªed são edições de luxo, que provavelmente nunca terão uma versão em outra lígua, muito menos em português. O catálogo digital da TSR também dificilmente sofrerá uma tradução para o português e um lançamento oficial no Brasil.
Assim, os velhos jogadores brazucas da OSR continuarão com sua versão preferida do D&D, e os novos jogadores que se aventurarem nesse nicho de jogo provavelmente continuarão fazendo-o através do Old Dragon.
Então, eu lhes pergunto: Será o fim da OSR? Eu acho que não...
Eu também acho que não. É somente uma medida antiga que eles deviam ter tomado antes de acabar com o D&D3 e surgir o D&D4, mas não o fizeram.
ResponderExcluiracho q nao afetara de forma alguma, positiva ou negativa.
ResponderExcluiro mais importante da OSR, pra mim, foi o "movimento", no sentido de "sair da inercia" e se movimentar.
tb vejo uma grande confusao referente ao que significa o R de OSR, mas enfim, o mais importante é q a coisa se movimentou hj temos um mercado novo, e que vai muito bem, obrigado
Não vai alterar... Talvez chame a atenção de mais pessoas para a OSR... Pq, de certa forma, foi a OSR que fez a WoTC se mexer e relançar seu catálogo antigo
ResponderExcluirNão entendi essa dúvida. O movimento da OSR sempre teve como objetivo resgatar a forma antiga de se jogar. A Wizards of the Coast já tinha disponibilizado anteriormente o catálogo da TSR, embora tenha retirado depois. E não acho que isso tenha afetado de nenhuma forma a OSR.
ResponderExcluirA minha visão é que o OSR conseguiu algo muito maior: ela conseguiu convencer a WotC de que esse nicho existe e que vale a pena investir e agradar esse público, ao invés de simplesmente ignorá-los. E isso é bom pra todo mundo!
Uma pergunta que eu julgo importante, mas que poucos levaram em conta: A WotC vai relançar o material da TSR original sob a OGL? Parte do OSR não é criar material NOVO, sob uma licença aberta, permitindo que editoras pequenas lancem seus modulos old school com base em titulos maiores como OSRIC ou Labyrinth Lord?
ResponderExcluirNa verdade a OGL já permite lançar material compatível com as edições anteriores do D&D, já que libera o uso da imensa maioria dos termos comuns a todas as edições do D&D.
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