Alguns devem se lembrar que no final de 2010 eu falei para vocês sobre o projeto Petty Gods.
Baseado em um conceito idealizado por Blair Fitzpatrick, James Maliszewski decidiu levar a idéia adiante e através do Grognardia convocou autores para uma produção coletiva: um livro contendo uma coleção de deuses de poder minúsculo, quase insignificantes, do tipo que poderiam muito bem ser usados como inimigos em uma campanha sword & sorcery ao estilo Elric de Melniboné.
Infelizmente, de lá para cá muitas coisas aconteceram; houveram atrasos com algumas ilustrações, James se envolveu com outros projetos mais importantes, e no fim, o livro acabou não ficando pronto.
Com o recente afastamento do autor do Grognardia da virtualidade rpgística, Greg Gorgonmilk decidiu reavivar o projeto e fazê-lo acontecer. Ele conseguiu entrar em contato com a maioria dos colaboradores originais, e finalmente com Peter Gifford, o responsável pela diagramação do projeto original.
E o resultado é que ontem foi disponibilizado o PDF gratuito da versão original de Petty Gods, como idealizada por James Maliszewski!
Clique na imagem para baixar o PDF.
Parece até brincadeira de 1º de Abril, mas não é mentira não! Mais de 2 anos depois este grande projeto coletivo tem sua existência finalmente concretizada de forma também colaborativa.
Petty Gods tem 150 páginas, conta com um interessante artigo de M.A.R. Barker sobre criação de religiões fictícias, e em uma rápida olhada eu posso dizer que o livro está cheio de grandes idéias para aventuras e encontros memoráveis. Há também dois “filhotes” meus nesse material: Tybesi-O, deus da comida e da gula, e Adassec, deus das escadas.
Mas não para por aí! Este PDF que está sendo disponibilizado foi apelidado de “Original Petty Gods”, pois Greg decidiu aceitar mais submissões, incluir anexos, e produzir um “Expanded Petty Gods”.
O segundo livro não deve conter todo o material do primeiro, mas contará com contribuições de ninguém mais que Michael Moorcock, Charles R. Saunders, Gene Wolfe e James Ward!
O projeto vem sendo conduzido no blog Gorgonmilk, e ainda dá tempo de colaborar com alguma coisa e ter a honra de ser co-autor de um livro excelente ao lado de grandes nomes da literatura de fantasia. Eu já envie algumas de minhas novas criações, e estou ansioso pelo resultado final!
Quer um Deus peba, qualquer kaio de Dragon Ball.
ResponderExcluirMuito legal essa idéia de deuses minúsculos. Me lembrou muito o romance Deuses Americanos.
ResponderExcluirDá margem para muitas histórias e aventuras interessantes!
E aí caro Igor? Quando você irá trazer essa obra para o Brasil? :D #pilhaparaobem
ResponderExcluirCara, esse livro é enorme! E tem uma quantidade imensa de autores e artistas. Não sei se a licença dele permite a tradução para outras línguas (o livro já é gratuito né), e se permitir, seria necessário uma equipe grande de tradução. Não é algo que eu consigo fazer sozinho.
Excluir