sábado, 4 de junho de 2011

O Poder dos Magos

Eu já disse mais de uma vez que o mago é a classe mais poderosa do Dungeons & Dragons. Mais do que isso, posso afirmar que meu ponto de vista está correto já que até mesmo Gary Gygax concordava comigo.

Magos são capazes de deslocar-se rapidamente por grandes distâncias, solucionar problemas práticos através de efeitos mágicos, derrotar grandes números de oponentes de uma só vez, ou ainda resolver um grande problema num único passe de mágica. Isso faz dos magos “apelões”? Talvez, mas isso não é necessariamente um problema.

O fato dos magos serem tão poderosos no D&D não é um defeito do jogo, muito pelo contrário. A própria afirmação de Gygax sobre a classe demonstra que o nível de poder da classe não é um acaso nem um acidente, mas sim uma opção consciente. O poder dos magos é uma opção de design do Dungeons & Dragons!

Porta mágica Abrir portas? Quem precisa de ladrões!

A classe poderia ser “mais equilibrada” ou menos poderosa? Com certeza. Só que provavelmente não era isso o que os criadores do jogo queriam. O mago de D&D é tão frágil e limitado nos níveis iniciais, e depois tão absurdamente poderoso nos níveis elevados, porque era exatamente assim que a dupla Gygax e Arneson desejava que ele fosse. Um modo adequado de simular o avanço do inapto aprendiz de feiticeiro galgando os degraus até o nível de um mago terrívelmente poderoso e quase invencivel como Gandalf ou Merlin.

Você pode não gostar muito de magos (como eu), e talvez por isso achar que eles não merecem tanto destaque nem tanto poder. Ou então discordar do ponto de vista de que magos devem ser limitados no início e devastadores nos níveis altos, e preferir que eles sejam mais estáveis durante sua evolução. Seja como for, isso não faz o nível de poder dos magos ser um problema, ou estar “errado”.

O problema na verdade é só seu. Você é quem discorda da visão dos designers do jogo, e por isso enxerga os magos de forma diferente deles. Talvez D&D não seja o jogo certo para você, e talvez você devesse procurar um outro jogo. Ou então, sendo menos drástico, no caso de você gostar de todos os outros elementos do jogo menos este, o que você precisa é criar suas próprias house rules para o funcionamento dos magos no sistema. Ou quem sabe, extinguir completamente os magos do seu jogo, ou mantê-los restritos a NPCs, porquê não? Afinal, pode ser que eles não se encaixem no seu estilo de jogo.

O poder dos magos não é um problema, a menos que você ache que isso um problema. Não há nada de errado em uma única personagem derrotar um exército inteiro sozinha em uma rodada, ou então polimorfar o dragão num coelhinho. A única questão que deve ser observada é se mestre e jogadores querem isso ou não em seus jogos. Caso não queriam, aí sim algo deve ser feito em relação a isso; caso contrário, bom jogo!

3 comentários:

  1. Ver o mago como algo que não deveria existir num jogo de fantasia medieval é uma baitolice do caralho, e tenho dito!

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  2. Ah... se todas as pessoas tivessem a oportunidade de jogar com o Yuuji... =|

    Todos veriam os magos com outros olhos... hahaha

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  3. @INapta: Verdade! Os magos do japa eram apelões até sem usar magia!

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