quarta-feira, 14 de julho de 2010

O Argumento Definitivo!

Volta e meia surge aquela velha discussão: "Qual classe é mais poderosa?"

Eu sempre defendi que a classe mais poderosa é o mago, por mais que não seja a minha classe favorita. Como diz a INapta, qualquer classe que faz Wish é a mais poderosa com certeza.

Mas, obviamente, ninguém nunca chega num consenso sobre esse assunto. Bem, lendo o OD&D eu encontrei o argumento definitivo para atestar que o mago realmente é a classe mais poderosa do jogo. Retirado do livro Men & Magic:

"Magic-Users: Top level magic-users are perhaps the most powerful characters in the game, but it is a long, hard road to the top, and to begin with they are weak, so survival is often the question, unless fighters protect the low-level magical types until they have worked up."

Traduzindo:

"Magos: Magos de nível alto são provavelmente as personagens mais poderosas do jogo, mas é uma longa e dura estrada até o topo, e no começo eles são fracos, e então sobreviver é a questão, a menos que os guerreiros protejam esses tipos arcanos de nível baixo até que eles tenham se desenvolvido."

Pra mim, esse trecho do livro é o argumento definitivo, pois foi escrito pelo próprio Gary Gygax. E se até o criador do D&D concorda, quem somos nós pra discordar!

3 comentários:

  1. Errado,o mago não é a classe mais poderosa!Pelo menos nas edições do BD&D era o Elfo.Que misturava o mago com guerreiro,ou seja podia se proteger sozinho,não precisava de homens de arma para isso,e nos níveis altos seria tão poderoso quanto um mago!
    Mas a partir do AD&D em que Elfo deixou de ser uma classe,o mago é mais poderosa,sem dúvida.

    ResponderExcluir
  2. @Max Silva: Verdade, quando elfo era classe, era muito mais poderosa mesmo. Agora, com a diferenciação raça/classe, num tem pra ninguém é mago na certa!

    ResponderExcluir
  3. A classe desenvolvida pelos Eladrin une a magia féeria e as lâminas, tornando o Lâmina Arcana um personagem mais independente, tendo características marcantes de um "guerreiro mago", isso com certeza muda a visão de poder.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...