sábado, 25 de fevereiro de 2012

Movendo-se em uma Armadura Completa

O senso comum diz que mover-se em uma amardura completa é difícil e penoso, e que a mobilidade fica altamente prejudicada.

Será que isso é mesmo verdade?

O vídeo abaixo foi proposto por Daniel Jaquet, pesquisador da Universidade de Genebra, para a exposição "A Espada: Usos, mitos e símbolos", realizada pelo Museu de Cluny, em Paris, França.

As armaduras utilizadas são reconstruções historicamente acuradas.

O vídeo nos prova que, aparentemente, quase tudo o que se diz sobre a mobilidade em uma armadura completa não passa de mito.

É claro que uma armadura dessas ainda deve ser insuportavelmente quente, e o peso do metal torna impossível nadar devido à perda de flutuabilidade. Mas ao menos, pular, levantar e correr não é tão impossível quanto comumente pensamos.

8 comentários:

  1. Informações equivocadas passadas por alguns RPGs, mas ao contrário desses, Gurps 3a edição, no Brasil, fala delas apenas como incômodo do peso, não de mobilidade.

    Gilson

    ResponderExcluir
  2. Excelente posts!

    Igor, acho muito legais suas postagens para dar verossimilhança aos jogos, tipo aquela da ração.

    Continue fazendo isso!!! rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Excellent and informative video Igor, thanks for posting it.

    ResponderExcluir
  4. muito legal.
    ainda acho q o fator mobilidade tb esta no fato de que a armadura deva diminuir a resistencia fisica, no sentido de por ser mais pesada, exige mais folego para correr.

    ele mostra uma corrida de uns 3 ou 4metros. queria ver um campo de batalha, hehhe

    mas realmente, dismistifica algumas ideias erradas q eu tinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rafael, como eu disse, deve ser muito quente e um tanto pesado, e por isso mesmo cansativo de usar. Mas não atrapalha os movimentos como se pensa. Ao menos não antes de fatigar o usuário!

      Excluir
  5. sempre achei difícil imaginar uma aventureiro usando uma armadura dessas, explorando masmorras,se arrastando por lugares apertados,andando em pântanos. pode-se ver no vídeo q ela causa dificuldade na movimentação, mas não é algo tão grande, se vc pesquisar vai encontrar q tais armaduras eram caras, pesadas (40kgs a 80kgs) tinha q ser feitas sob medida para o usuário. axo q é mais uma questão de aguentar o peso dela do que dificuldade na mobilidade
    http://www.youtube.com/watch?v=-ymBF3nfhCU esse link mostra mais algumas informações sobre armaduras medievais o videos tem 3 partes essa é só a primeira

    ResponderExcluir
  6. Azar duplo o meu... Estava em Paris em julho de 2011 e me programei para ir ao Museu da Idade Média, onde acontecia a exposição do uso da espada, como mostra no fim do vídeo. Chuvas e outros contratempos me impediram, e apenas pude ir no dia que justamente os museus da cidade estão fechados. Muito azar!

    Gilson

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...