sábado, 22 de fevereiro de 2014

Duas Postagens Interessantes

E só agora eu me dei conta de como fui relapso com o blog esta semana. A última postagem é de segunda-feira…

Bom, só para não dizer que fiquei sem postar nada, vou divulgar duas postagens de blogs gringos desta semana que eu acho que valem à pena serem divididas com vocês, meus fiéis leitores.

A primeira, intitulada “Moving the great wheel to the world map”, é do Blog of Holding, e trata basicamente de construção de cenário utilizando um artifício bastante incomum e muito legal: colocar todos os planos de existência dentro do Plano Material Primário, e torná-los acessíveis através de viagens pelo mundo físico.

Além de ser uma ideia inspirada por antigos mapas medievais, de certo modo, isso é como a mitologia nórdica encarava alguns de seus outros “mundos” (Jottunhein ficava ao norte, e Asgard era alcançavel pela ponte do arco-iris). Mas, curiosamente, é uma ideia muito pouco vista em cenários de fantasia.

A segunda postagem é do blog Dreams in the Lich House, e também trata de construção de cenários; mas nesse caso, com um foco mais restrito e específico: dungeons.

The Dungeon as Estuary” dá uma explicação metafísica para a divisão de poder das criaturas dentro dos níveis de uma dungeon. Assim, você pode popular o nível 1 de sua dungeon com monstros de 1 Dado de Vida, o nível 2 com monstros de 2 Dados de Vida, e daí por diante, sem que isso fique sendo algo sem explicação lógica alguma dentro do cenário, exceto o fato de que dividir assim é melhor para o andamento do jogo. E eu achei a explicação particularmente genial.

Se curtiram as postagens indicadas, ou tiverem alguma colocação a fazer a respeito, postem nos comentários, por favor. Gostaria bastante de ouvir as opiniões de vocês.

Um comentário:

  1. Já tinha visto o mapa-mundi com os planos de existência e achei a ideia fantástica. Afinal mesmo para uma campanha longa atravessar um continente inteiro é uma façanha histórica, então é plausível que haja outros lugares sequer explorados.

    Mas minha solução preferida para os planos de existência é simplesmente transformá-los em planetas, à lá John Carter. Plano, planeta... tudo parecido! Afinal a Terra é plana...

    Agora sobre os níveis da dungeon e criaturas, sempre achei interessante essa separação e curti bastante a explicação dada. Agora, com os orcs vivendo no nível 1 e gnolls no 2 por exemplo, torna a dungeon algo totalmente caótico que só aumenta conforme se avança mais e mais. Para masmorras loucas no estilo Gygax isso faz bastante sentido, mas para outros estilos já nem tanto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...