terça-feira, 20 de outubro de 2015

Tecnologia Medieval: Sunstone

Uma pedra do sol, mais conhecidas como sunstone em inglês) ou sólarsteinn (como é chamada em islandês), é um misterioso artefato de qualidades quase místicas que talvez fosse utilizado pelos vikings como um instrumento de navegação.

Provavelmente era assim que se pareceria uma sunstone.

A pedra do sol é citada em ao menos dois textos medievais, e nestes ela demonstra uma habilidade quase mágica: quando segurada no alto, o misterioso artefato irradiava luz e tornava possível localizar a posição do Sol mesmo em um dia completamente nublado.

Isso seria apenas mais um objeto mágico, algo tão comum aos contos e lendas nórdicos, não fosse o fato de que diversos inventários de mosteiros e igrejas medievais trazem pedras do sol listadas entre os objetos possuídos por estas organizações. Infelizmente, nenhum inventário detalha do que se trata efetivamente estas pedras do sol.

Desde meados dos anos 1960 pesquisadores propõem que estas "pedras místicas" de fato existiram, e que tratariam-se de cristais capazes de polarizar a luz, o que permitiria encontrar a posição do Sol mesmo em um dia nublado.

Mas apenas no ano de 2002 é que surgiu a primeira evidência que pode vir a desvendar completamente o mistério das pedras do sol: um cristal romboide foi encontrado em um barco inglês naufragado no ano de 1592, e pela posição em que foi encontrado, provavelmente ele era guardado juntamente aos demais instrumentos de navegação do navio.

O cristal trata-se de um pedaço de espato da islândia, uma variedade transparente de calcita que, não por acaso, é relativamente abundante na Islândia, uma ilha colonizada por vikings. Este cristal refrata a luz de modo a formar uma imagem dupla daquilo que se vê através dele, assim como cria uma miríade de variações de cores, brilhos e intensidades na luz conforme a pedra é rotacionada. No entanto, existe uma posição em que se enxerga uma única imagem através da pedra.

Um pedaço de espato da islândia.

Segundo estudos recentes, utilizar uma sunstone para determinar a posição do Sol é relativamente fácil, mas não se tem certeza de qual método os vikings utilizavam.

Uma das teorias diz que rotacionando o cristal até encontrar a posição em que se enxerga uma única imagem, saberia-se que a pedra do sol estava orientada na direção leste-oeste, e assim, um navegador poderia utilizar o objeto para se orientar mesmo que o Sol não estivesse visível.

Outra versão diz que um ponto era pintado na pedra, e observando-se esse ponto pelo lado oposto do cristal, quando as duas imagens visíveis tivessem a mesma intensidade e nitidez, era nessa direção que estaria o Sol. E há ainda técnicas um pouco mais complexas que talvez possam ter sido utilizadas.

Seja qual for a técnica, ela é capaz de funcionar em qualquer momento em que haja luz do Sol, ainda que o céu esteja totalmente encoberto por pesadas nuvens de chuva ou neve, e mesmo nos momentos em que o Sol está abaixo da linha do horizonte - como nos infindáveis crepúsculos dos longuíssimos invernos do círculo ártico.

De acordo com alguns estudos, esta técnica permitia definir os pontos cardeais com uma precisão incrível, com menos de 5 graus de diferença. No meio do oceano sem nenhum ponto de referência à vista, e em um local e época nos quais bússolas magnéticas não eram dominadas, as pedras do sol de fato eram um instrumento indispensável com habilidades quase mágicas.

Uma pedra do sol dentro de um Vegvísir.

Vale lembrar que apesar disso tudo, nenhuma pedra do sol jamais foi encontrada em escavações de assentamentos vikings, mas como era comum cremarem seus mortos com seus pertences, é possível que nenhum cristal de espato da islândia tenha se mantido intacto - e de fato, alguns fragmentos desse mineral já foram encontrados, mas não se sabe se eram pedaços de uma pedra do sol ou se eram utilizados para algum outro fim.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim. A série Vikings se esforça até demais (até demais mesmo, às vezes até forçam a barra além da conta pra isso) para mostrar aspectos da cultura nórdica.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...