terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Parabéns Professor Tolkien!

No dia 03 de Janeiro de 1892 nascia John Ronald Reuel Tolkien, que viria um dia a escrever O Hobbit, O Senhor dos Anéis, e criar a Terra Média.

Não é segredo para ninguém que sou um fã das obras do Professor Tolkien. Por isso, em homenagem ao aniversário de 125 anos deste grande escritor, vou postar aqui algumas fotos dos primeiros livros dele que li - a trilogia O Senhor dos Anéis.

A trilogia completa.

Na verdade entre estes livros não está o primeiro livro de Tolkien que eu realmente li - esse foi um exemplar de A Sociedade do Anel que pertencia a meu irmão, de uma edição bem mais recente.

Mas logo em seguida, eu consegui encontrar estes 3 livros de uma edição razoavelmente antiga da editora Europa América, e continuei lendo a partir deles.

Os livros já eram antigos quando comprei, e depois disso sofreram um pouco mais ao longo do tempo.

A contracapa traz uma breve biografia de Tolkien.

Na verdade, eu tive de reler o primeiro volume antes de continuar com a história, já que estas são edições portuguesas, e alguns nomes diferem da tradução nacional.

Acho as capas desses livros muito legais, melhores que as edições da época em que os comprei.

Tudo isso vários anos antes dos filmes de O Senhor dos Anéis serem lançados. Nessa época os livros de Tolkien não eram muito famosos por aqui, e devido a isso eram um pouco difíceis de encontrar. Tive sorte de encontrar estes 3 em uma famosa feira dominical aqui da cidade, e por um preço bem camarada: R$ 30,00 pelo conjunto completo.

Os apêndices desse livro são quase mais interessantes que o restante da obra.

Ainda hoje lembro da sensação de ler esta obra pela primeira vez; o deslumbramento com os detalhes, o senso de realidade atingido por Tolkien e nunca mais encontrado em nenhuma obra de fantasia.

Obrigado Professor Tolkien!

2 comentários:

  1. Li também por essa versão. A mãe de uma amiga havia comprado em Portugal durante um mestrado. Os ents eram chamados de Enidas, os orcs de orcos e os trolls de trollos. Orgasmos hipsters aqui! kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a versão da tradução dos meus é um pouco diferente, os orcs são orcs, assim como os ents e trolls. Mas o Passolargo é Passo de Gigante!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...