sábado, 26 de abril de 2014

Remake de Caverna do Dragão?

Tem rolado por aí um boato de que a Marvel Studios anunciou o remake da série animada Caverna do Dragão. Na notícia, é dito que Kevin Coates, um dos criadores da série original produziria a série, e que a equipe de design seria comandada pelo ilustrador Aitor Erana, que teria trabalhado nas motion comics de Scott Pilgrim em 2012.

Se for verdade, isso pode ser uma grande notícia, independente das prováveis mudanças que a série sofreria. Mas como eu disse, apenas se for verdade

Aitor Erana-caverna-do-dragao A versão dos personagens de Caverna do Dragão por Aitor Erana.

Infelizmente, pelo pouco que consegui pesquisar, isso não passa de um grande hoax. Sim, um embuste, uma notícia falsa, aparentemente bem construída (mas só aparentemente).

Claro que eu posso estar errado, mas porque eu penso que a notícia é falsa, vocês perguntam? Bem, vamos analisar as informações sobre os fatos.

Kevin Paul Coates realmente foi um dos criadores da série, e ela também foi produzida pela Marvel. Até aí, nada demais. No entanto, não consegui encontrar nenhuma notícia falando sobre um possível remake da animação no site da Marvel Studios. E nem mesmo uma notícia sobre o tal remake em nenhum site estrangeiro.

Bom, pode ser que eu apenas não seja muito bom para pesquisar por notícias na internet, não é? Pode ser. Mas há ainda a questão do ilustrador.

Não sou um grande conhecedor de Scott Pilgrim, mas não consegui encontrar nenhuma relação de Aitor Erana com a produção de motion comics do personagem. Novamente, pode ser apenas falha minha, mas me parece estranho que outro ilustrador tenha sido utilizado para criar qualquer motion comic para o personagem (Bryan Lee O'Malley é o criador, roteirista e ilustrador de Scott Pilgrim).

Mas não é este o fator determinante para caracterizar a notícia como falsa. Aitor Iñaki Eraña é um ilustrador espanhol que realmente existe, apesar de tudo, e foi mesmo ele quem criou as versões dos personagens de Caverna do Dragão propagandeadas como arte conceitual do novo remake. Mas como pode ser visto em sua postagem do deviantart, tais ilustrações foram criadas por ele ainda no início de 2011 como uma homenagem aos personagens queridos de sua infância, após conversar com amigos como seria legal se refizessem a série aos moldes do que fizeram com Scooby Doo.

Ao que tudo indica, apenas pegaram as ilustrações feitas a 3 anos atrás por Aitor Eraña e criaram uma história falsa de um possível remake em cima delas.

Ou seja: pode ser que um dia refaçam Caverna do Dragão, aquela que é talvez a melhor série animada já feita para a TV; no entanto, é muito pouco provável que qualquer projeto nesse sentido esteja garantido ou mesmo sendo discutido até a data de hoje.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

A Foz do Rio Morto – Ano 2

Claro que todos conhecem o projeto “Legião: Colonize a Foz do Rio Morto”, e mesmo aqueles que não estão participando por não ter um perfil no Facebook podem acompanhar o crescimento da pequena Vila da Foz.

Foz do Rio Morto 1103Mais um mês de projeto se passou, e assim mais um ano termina para os moradores da Vila.

Foz Do Rio Morto - 1.103AD Ryanon Descobre a Vila continua o relato de Althar, o caçador, desta vez resumindo o segundo ano de exitência do assentamento, agora com mais de 400 moradores. A comunidade cresce rápido, e eventos importantes acontecem, como o primeiro contato com o Império Hecato e o início da construção de uma paliçada para proteger os moradores.

Então, se você quer ficar a par do desenvolvimento da vila, baixe o PDF gratuitamente na página do Old Dragon.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Apêndice N: Anderson & Vance

Poucas coisas são melhores para entender os primórdios do D&D do que conhecer os livros do Apêndice N. Para aqueles que não conhecem, o Apendice N (ou mais especificamente Appendix N) é um dos apêndices ao fim do Dungeon Master Guide do AD&D 1ªed onde Gary Gygax listou algumas leituras que serviriam como fontes de inspiração para o AD&D.

Em alguns casos livros especificos são citados, em outros as obras completas do autor são indicadas. Estes livros e autores são interessantes de se ler porquê trata-se de fantasia que ainda não sofreu influência de conceitos e padrões estabelecidos pelo próprio D&D (já que são quase todas obras escritas antes de 1970). Da mesma maneira, conseguimos enxergar em muitos destes livros a origem de um ou outro conceito que viria a ser incorporado ao D&D. De uma certa maneira, o D&D cresceu à sombra destas obras.

Eu já li e possuo um certo número de livros que compõem o Apêndice N, e sempre estou atrás de outras obras destes autores. Nem todas estas obras existem traduzidas no Brasil, e algumas são bastante chatas de encontrar por aqui, mas recentemente consegui adquirir alguns livros destes em sebos aqui no Brasil:

livros de Jack Vance & Poul Anderson Alguns livros de Jack Vance e de Poul Anderson.

Os livros que adquiri são todos em inglês, e são de apenas dois dos autores citados no Apêndice N: Jack Vance e Poul Anderson.

De autoria de Poul Anderson são dois livros: The Broken Sword e Three Hearts and Three Lions.

Poul Anderson

Estes dois livros são citados nominalmente por Gygax no Apêndice N, e portanto configuram uma influência direta do D&D.

The Broken Sword, originalmente publicado em 1954, é um livro que eu já li a muitos anos em português (sim, há uma edição brasileira deste livro), mas não consegui encontrar um exemplar em português para comprar. A história roda em torno de um bebê-trocado (um changeling) envolvido na guerra entre elfos e trolls. E se você acha que George R. R. Martin é um pioneiro por incluir cenas de sexo e grande dose de violência em uma obra de fantasia, certamente é porquê você nunca leu The Broken Sword.

Three Hearts and Three Lions se trata de um homem moderno de nosso mundo transportado a um universo paralelo que se assemelha à Europa das lendas arturianas. Neste livro, escrito em 1953, temos um troll que é incrivelmente similar ao monstro do D&D, e dizem que é dele que vem a divisão entre Ordem e Caos nos alinhamentos (apesar de que as obras de Michael Moorcock também tem bastante influência nisso). E não sei porque a premissa do livro me faz lembrar de Caverna do Dragão

Jack Vance é um autor do qual eu gosto muito, tanto de suas obras de fantasia quanto de sua ficção científica. De sua autoria eu adquiri a trilogia Lyonesse e Cugel’s Saga, livros os quais nenhum é citado nominalmente no Apêndice N.

Jack Vance Cugel’s Saga ao lado de The Dying Earth, que eu já possuia.

Cugel’s Saga foi escrito em 1983, e portanto nunca poderia ter aparecido no Apêndice N. Entretanto, este livro passa-se no mesmo universo de The Dying Earth e The Eyes of the Overworld, ambos citados por Gygax. Sobre a relevância desta série, basta dizer que o termo “magia vanciana”, usado para o sistema de magias do D&D, é devido à forma como a magia é descrita em The Dying Earth.

Lyonesse O primeiro livro está com a capa bastante danificada, mas por R$ 3,00 até que foi um bom negócio!

A trilogia Lyonesse, por sua vez, foi publicada na década de 1980, entre 1983 e 1989. A história se passa em uma Idade das Trevas mítica da Europa, centrada nas Elder Isles – um conjunto de ilhas fictício entre a Fraça e as Ilhas Britânicas. Ainda não li nenhum destes livros, mas é dito que há alguns termos e conceitos em comum entre Lyonesse e Dying Earth, o que sugere que pode haver alguma conexão entre os dois universos.

Certamente agora eu terei muitas horas de leitura para me entreter, e quem sabe aprender mais alguma coisa a respeito da origem do D&D no processo. Sei que inspiração para minhas aventuras de RPG é que não irá faltar!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O Ídolo da Semana

O ídolo de hoje aparece numa charge bastante crítica:

roleplaying Notem o livro no canto inferior esquerdo do primeiro quadro.

Traduzindo:

(título): Interpretando

Antes: “Eu sou um sábio e poderoso mago que pode realizar incríveis feitos mágicos!”

& Agora: “Eu sou um adulto bem-ajustado que pode lidar completamente com as responsabilidades e o estresse do dia-a-dia!”

O que eu acho mais interessante nesta imagem é que a ideia do primeiro quadro é justamente passar a mensagem de que o patinho está jogando RPG, mais especificamente D&D.

Bem, qualquer edição do D&D podia ter sido escolhida para ilustrar o quadro, talvez a famosa redbox do OD&D ou então o guia do jogador de uma edição mais recente do D&D para criar uma conexão automática com o público mais jovem.

Mas, ao invés disso, temos ali o ídolo e Trampier que ilustra o Players Handbook do AD&D 1ªed. E a mensagem é passada perfeitamente. Isso mostra como esta ilustração tornou-se a imagem perfeita para  relacionar algo a RPG e D&D – gerando uma relação mental instantânea.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

O Ídolo da Semana

Eu sei que as coisas andam meio devagar por aqui ultimamente, mas ao menos o ídolo da semana tem de continuar.

Então, sem mais delongas, o ídolo desta semana:

Rowena_Morrill_Shadows_out_of_HellApesar da jóia na testa, é inegavel que há uma certa semelhança entre este ídolo e o de David Trampier.

A ilustração acima é de autoria de Rowena Morrill, que entre outras coisas ilustrou a capa do GURPS Império Romano.

A ilustração em questão chama-se Shadows Out of Hell, e foi capa do livro de mesmo nome, escrito por Andrew J. Offutt e publicado em 1980.

Shadows Out Of HellA capa do livro Shadows Out of Hell.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

The God With the Bowl – Um Tributo a Dave Trampier

O ilustrador Steve Zieser, bastante conhecido do fãs da OSR, lançou um desafio em seu blog: ele convocou artistas e jogadores a utilizar a prestarem homenagens ao falecido, mas nunca esquecido, Dave Trampier.

AD&D 1st ed Player's Handbook O desafio é criar uma versão desta famosa imagem.

O desafio (veja bem, é um desafio, não um concurso) é simples: cada um que quiser participar deve criar uma versão da ilustração mais famosa de Trampier (o ídolo da capa do AD&D 1ªed), utilizando qualquer mídia que desejar, desde que não seja apenas uma modificação de uma foto da ilustração original.

Essas imagens serão utilizadas para compor uma galeria on-line em 19 de Abril como tributo ao grande artista recém falecido.

As imagens (que obviamente não devem ser ofensivas) devem ser enviadas para o e-mail trampiertribute@gmail.com até o dia 15 de Abril, em formato .jpeg com resolução de 72 dpi. No corpo do e-mail deve conter o título com o qual você batizou a imagem, o seu nome como você quer que seja referenciado, e quaisquer outras informações que você deseje que apareça abaixo da imagem.

Como incentivo, Dan Proctor da Goblinoid Games ofereceu um PDF grátis de qualquer jogo da empresa para aqueles que enviarem sua homenagem.

Bem, essa é a oportunidade perfeita para eu criar minha própria versão do ídolo, e foi exatamente o que eu fiz! Eu já enviei minha contribuição para esta bela homenagem ao grande artista que foi David Trampier. Espero que muitos mais façam o mesmo. O cara merece.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Ídolo da Semana

O ídolo desta semana vem direto das negras selvas da Hyperborea:

Deepest, Darkest Eden - cover by Mark E. Rogers Ilustração de capa por Mark E. Rogers.

Deepest, Darkest Eden é uma antologia de histórias de diversos autores, todas com uma coisa em comum: passam-se na fantástica Hyperborea criada por Clark Ashton Smith!

Nessa bela capa vemos pessoas adorando um ídolo de um tip ode deus-sapo, de formato bastante similar ao ídolo de Trampier. Uma homenagem? Possivelmente.

O livro, que é uma ode ao trabalho de Clark Ashton Smith, foi publicado pela editora Miskatonic River Press em 2013, e ainda pode ser encontrado via Amazon.

sábado, 5 de abril de 2014

Anunciada a World RPG Fest 2014!

E já foi anunciada a data da World RPG Fest deste ano:

WRPGF2014 O evento este ano ocorrerá mais tarde, em Novembro durante os dias 08 e 09. Também receberá o apoio da PUC-PR, nas dependências da qual provavelmente ocorerrá o evento.

Além da data, já temos o primeiro conviddo internacional anunciado:

Bruce Cordell Bruce Cordell foi colega de colégio de Monte Cook, é mais um membro do seleto grupo dos Biólogos RPGistas, e começou a trabalhar para a TSR em 1995 (no ano anterior à sua compra pela WotC).

Foi autor de diversos livros ao longo deste tempo incluindo a premiada boxed set Return to the Tomb of Horrors para AD&D 2ªed, e a aventura Gates of Firestorm Peak, na qual introduziu o cconceito dos Far Realms, a dimensão além das mais distantes estrelas de onde se originam aberrações cthulhescas em D&D. Para também autor do Tome and Blood e co-autor do Manual of the Planes para o D&D 3ªed.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

DCC RPG em PDF Por Apenas US$ 4,99!

DCC Pois é, eu não sei por quanto tempo vai durar a promoção, mas é isso mesmo: o PDF do módulo básico do Dungeon Crawl Classics RPG que normalmente custa US$ 24,99 está à venda por apenas US$ 4,99!

São pouco mais de R$ 11,00 por um livro realmente enorme (são 480 páginas!).

Esta é provavelmente a melhor oportunidade para você conhecer este jogo de fantasia no melhor estilo Old School.

Está esperando o que? Vá até a DriveThruRPG e compre seu PDF!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...