terça-feira, 22 de julho de 2014

D&D 5ed: Backgrounds, Feats e Ilustrações do PHB

Esta última semana foi cheia de novos previews do D&D 5ªed. O primeiro e mais esperado por alguns foi a liberação das planilhas prontas do Basic Set em PDF. Mas após isso, todos os previews foram a respeito do Player's Handbook.

Tivemos a liberação das duas primeiras páginas da classe warlock:

Clique na imagem para ampliar.

A parte descritiva da classe, que basicamente é o que podemos ver nessas páginas, eu achei legal. Mas a ilustração que acompanha a descrição eu realmente não consegui gostar. Não que a qualidade seja ruim, mas não achei que a composição faça muito sentido.

Em seguida, foram apresentados a página de introdução dos capítulos de inspiração e background, assim como os backgrounds "eremita" e "soldado":

Inspiration & Background: mixed feelings.

As ilustrações que acompanham este capítulo são bem mais do meu gosto. 


Os backgrounds são exatamente o que o nome diz: um passado do personagem antes da aventura iniciar. Eles conferem uma pequena vantagem mecânica relacionada ao histórico do personagem, e cada um traz uma pequena lista de características que o jogador pode assumir para o personagem (características de personalidade, ideais, etc). No que diz respeito ao roleplay, achei os backgrounds muito legais. Mas de certa maneira são regras para aquelas coisas que sempre fazemos de uma maneira ou outra nos jogos.

A regra de inspiração é uma forma de recompensar a boa representação do personagem. Funciona assim: em uma cena em que o mestre acredite que o jogador estava representando adequadamente, ele confere "inspiração" para o jogador. Ele pode utilizar essa "inspiração" para ganhar advantage (rolar dois dados e pegar o melhor) em um ataque, jogada de proteção, ou teste de habilidade durante a cena. Novamente, é algo que é comum ser feito mesmo sem uma regra - dar um bônus em uma rolagem devido a bom roleplay. E a única coisa que eu não gostei muito é justamente a advantage poder ser aplicada a qualquer rolagem escolhida pelo jogador, e não apenas às rolagens relacionadas com a interpretação.

Outro aspecto da regra, e que é diferente do costumeiro "bônus por interpretação", é que um jogador com "inspiração" pode conferir seu bônus a um outro jogador para recompensá-lo por alguma boa cena.

Tivemos também um preview com a lista completa de feats do livro, que segundo o artigo prometem ser bem mais influentes nas características e concepção do personagem do que eram nas edições anteriores.


E por fim, tivemos uma amostra da arte interna do livro, com quatro ilustrações divulgadas:






Devido a estas amostras, podemos ver que as ilustrações do PHB serão uma boa mistura de estilos, incluindo até mesmo personagens de Wayne Reynolds exatamente no mesmo estilo utilizado no Pathfinder (coincidência?). Mas no geral são ilustrações muito boas, que prometem fazer do PHB um belo livro.

2 comentários:

  1. É impressão minha ou aquele casarão no fundo da warlock
    tem cara de ravenloft?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...