Dessa vez eu decidi me aventurar pela técnica da bricolagem, que nada mais é do que utilizar várias coisas díspares entre si para criar um objeto único.
A idéia surgiu inspirado por uma peça que eu vi no blog Miniaturas em Tagmar (agora o blog se chama Alan Miniaturas Medievais), onde o anfitrião Alan Tagmar criou um incrível Tanque Anão de Decantação. Gostei tanto da peça que decidi fazer um para mim. Ela pode representar um tanque no laboratório de um alquimista, um tanque de decantação em uma cervejaria anã, ou um aparato futurista perdido nas profundezas de uma dungeon.
Então, segue a lista dos materiais que eu utilizei (você pode utilizar objetos diferentes que houver em sua casa):
- tampas plásticas de garrafa pet ou outros tipos
- canudo dobravel
- porcas e parafusos
- palitos de dente
- outras pequenas peças para criar detalhes
- massa de biscuit (que você mesmo pode fazer se for hábil pra isso, ou então comprar pronto por menos de R$ 10,00 em casas de artesanato)
- cola branca e cola-tudo
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- estilete
- pincéis
- canudo dobravel
- porcas e parafusos
- palitos de dente
- outras pequenas peças para criar detalhes
- massa de biscuit (que você mesmo pode fazer se for hábil pra isso, ou então comprar pronto por menos de R$ 10,00 em casas de artesanato)
- cola branca e cola-tudo
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- estilete
- pincéis
Como fazer:
Na peça original que inspirou meu trabalho foram utilizadas tampas plásticas grandes (maiores do que uma miniatura), entretanto eu não possuía nada semelhante, então decidi usar tampas de garrafas pet. Assim, o primeiro passo foi colar as tampas umas sobre as outras até atingir o tamanho desejado. Cola-tudo é ideal para isso.
Após a cola secar, é hora de começar a incluir os detalhes que darão vida à peça. Utilizei tiras de massa de biscuit para esconder a junção entre as diversas tampas, como se fossem reforços de metal com rebites nos tanques. Também utilizei a massa para fixar porcas nos tanques onde encaixei o canudo que formará o cano que liga ambos os tanques. Ao invés de massa de biscuit, epoxi também pode ser utilizado, e cola-tudo é recomendado para reforçar a junção das peças.
Para fazer a escada de manutenção no tanque maior eu utilizei palitos de dentes cortados. A idéia é simular uma escada de metal tubular. Essa é a estrutura básica, mas ainda falta incluir alguns detalhes para dar personalidade à peça.
A peça original utilizou peças de bijuterias (brincos e tarrachas). Eu utilizei porcas, arruelas, pequenos parafusos, e algumas peças de metal que eu encontrei perdidas nas gavetas de casa. Há inclusive um rebite de calça jeans que ficou perfeito na peça! A “chaminé” do tanque maior é um pedaço de mola com um pedaço de palito de dente dentro. É interessante também fazer uma base para a peça.
Depois que tudo estiver colado e seco (incluindo a massa), é hora de pintar. A aparência da peça nesse momento não é das melhores, mas tudo muda após a aplicação do primer. Eu utilizei primer preto, porque queria uma peça de aparência mais escura, de metal mais envelhecido.
Nesse ponto, a peça já parece algo inteiro, e não um amontoado de quiquilharias. Isso facilita bastante visualizar um esquema para a pintura final.
Com o primer seco, a pintura final pode começar. Utilizei o mesmo padrão da peça original: cobre para os tanques e prateado para os detalhes. Depois de pintado e seco, umas duas mãos de verniz para manter a integridade da pintura são bem vindas. O ideal é usar uma ou duas demãos de verniz brilhante, e uma de verniz fosco, para uma aparência mais “real”. Lembre-se de envernizar a peça só depois de colá-la à base.
Eis o resultado final:
E aqui em comparação com uma miniatura de D&D:
Vocês podem notar que o meu tanque de decantação ficou bem menor que a peça original na qual me inspirei, e também bem diferente, ainda que lembre fortemente o original. Mas o legal desse tipo de trabalho é isso: a menos que se utilize exatamente os mesmos materiais, uma peça nunca será igual à outra.
Igor, suas observações na montagem da peça foram perfeitas! Você conseguiu chegar direitinho no resultado. Está de parabéns! De parabéns, mais ainda, por ter disponibilizado um bom tutorial. Fique a vontade para tirar dúvidas e montar outros tutoriais tão legais como esse!
ResponderExcluirVocê falou muito bem: uma peça nunca deve ficar igual a outra! É, principalmente, uma maneira de trazer mais personalidade aos seus jogos. É isso que mais gostei na sua peça: ela ficou do jeito que você quis e que atenda as suas necessidades. Você foi hábil em adaptar as peças de refrigerante.
O “parafusão” do tanque menor deu uma impressão de pino de panela de pressão, muito interessante. Claro, a sacada do rebite de calça jeans valeu.
Muito obrigado por gostar do trabalho. Isso só me incentiva.
Gostaria de postar seu post no meu blog. Claro, vou entender perfeitamente se recusar. Afinal, é o seu tutorial e seu material de blog. Enfim, fique a vontade.
Mais uma vez, parabéns!
@Alantagmar: Sinta-se à vontade para copiar o post no seu blog, ficarei honrado.
ResponderExcluirE muito obrigado pelos elogios! Também acho suas peças muito legais, e você é um pintor como eu nunca serei!
ficou muito massa cara, parabens!
ResponderExcluirgostei da altura e dos materiais. realemnte, apos o primer, ja parece quase pronto!
seu primer é spray?
@Rafael: Eu uso como primer tinta preta fosca em spray. É bem mais rápido, e tinta em spray adere mais fácil a qualquer tipo de superfície.
ResponderExcluirok, valeu igor!
ResponderExcluirOlha.. o Strahd Teen na foto... =D
ResponderExcluirVocê tinha que fazer um tutorial do Verme Púrpura... hum.. (spoiler)
@INapta: Ei! Eu não fico fazendo spoiler no Meio-elfo!
ResponderExcluirImpressionante!
ResponderExcluirFicou muito bom o tutorial! A peça final ótima!
Já creditei, Valeu!
ResponderExcluir