sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Faça Você Mesmo: Pintando Miniaturas (Parte 7)

Voltando às dicas de pintura de miniaturas, e continuando na idéia dos efeitos de luzes e sombras, vamos passar agora a algumas técnicas mais avançadas. Novamente, tenha em mente todas as dicas anteriores que já foram dadas, principalmente a de nunca pintar sobre tinta que ainda não secou!

Pintura em Camadas (Feathering, Layers, ou Layering)

Essa técnica é usada para criar um efeito de passagem gradual de um tom de cor para outro. Também é uma técnica que tem uma quantidade enorme de nomes, e cada artista se refere a ela de uma forma.

Basicamente, a idéia dessa técnica é sobrepor finas camadas de tinta, diminuindo a área da aplicação a cada camada e utilizando gradações de tom de uma mesma cor, criando uma ilusão de transição.

Para a aplicação correta da técnica, escolha para a camada base a mesma cor geral que você pretende para a área (o tom médio, por assim dizer). Além disso, você precisará de pelo menos três tons da mesma cor para causar o efeito desejado: um tom mais escuro para efeitos de sombra, um tom médio, e um tom mais claro para efeitos de luz. Três tons é o mínimo, mas você pode utilizar tantos quanto achar necessário.

Para criar o efeito de iluminação, comece com uma camada de tom mais escuro, maior, e em seguida vá aplicando camadas menores, de tons mais claros, sobre a primeira. Para efeitos de escurecimento, proceda do modo inverso, começando com uma camada grande de tom claro, e terminando com uma camada pequena de tom escuro.

Em geral, os efeitos de sombra (e, portanto, os tons mais escuros) são aplicados nas superfícies mais profundas da miniatura. Normalmente, estas partes também são as mais inacessíveis, portanto é melhor começar por elas. Quando a camada base estiver seca, aplique o tom mais escuro, e depois que este secar, vá aplicando sucessivamente os tons mais claros por cima, mas apenas nos locais necessários, deixando uma área de sombra. Os efeitos de luz (e, portanto, os tons mais claros) normalmente são aplicados sobre as áreas mais proeminentes, porque em geral é nessas áreas que a luz naturalmente incide mais.

É possível aplicar essa técnica também para criar um efeito de transição de uma cor para outra, como observado nas diferenças de cor entre o ventre e o dorso de um animal, por exemplo. Para isso será necessário utilizar ao invés de diversos tons de uma mesma cor, duas cores e os tons intermediários na transição entre uma cor e outra. Também é uma boa técnica para criar efeitos de iluminação de tochas ou fogo sobre outras superfícies.

ogremage1paint1 A técnica de feathering foi usada para gerar os efeitos de luz e sombra nesse ogro-mago

Misturando cores para as camadas

Para aplicar a técnica da pintura em camadas, você irá precisar de vários tons da mesma cor (pelo menos três), ou de duas cores e alguns tons intermediários entre elas. Você pode comprar todas essas cores que você for utilizar, mas muitas vezes o modo mais fácil é misturar estas cores você mesmo.

Para a imensa maioria das cores, você pode obter um tom mais claro apenas adicionando um pouco de branco na cor original. Apenas coloque um pouco de tinta da cor básica em sua paleta e misture um pouco de tinta branca. Para algumas cores quentes às vezes é melhor adicionar amarelo ao invés de branco.

Para obter tons mais escuros pode ser um pouco mais complicado. Para algumas cores adicionar um pouco de tinta preta é suficiente para gerar um tom mais escuro. No entanto, muitas cores ao serem misturadas com preto acabam com um tom meio esquisito, muito diferente do desejado. Nesses casos, é melhor misturar uma outra cor próxima de tom mais escuro, ou até mesmo adquirir um tom mais escuro da mesma cor.

idolpaint1O feathering foi usado aqui para gerar o efeito de iluminação das labaredas no ídolo

Esta técnica, apesar de aparentemente simples, requer um pouco de prática para ser executada de forma adequada e não ficar parecendo algo exageradamente artificial. Eu mesmo não a domino muito bem ainda. Então, pratiquemos!

Fotos retiradas da loja virtual da Otherworld Miniatures.

2 comentários:

  1. Oi Igor. Acabei de ler todo o material. Ficou realmente muito, parabéns. Fiquei bastante empolgado, espero começar logo. Além das miniaturas da Old Dragon, também tenho a coleçao de "dragões e criaturas místicas" da planeta de algostine. Dá pra ver que tenho bastante trabalho pela frente, né? =]

    Eu tenho uma pergunta. Supondo que eu não goste do resultado final, existe alguma forma de "reiniciar" a pintura? Imagino que possa aplicar o primer novamente, mas acho que pode acabar perdendo detalhes. Então, o que gostaria de fazer é remover as camadas de tintas. Obrigado! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maykel, se a miniatura for de metal, é possível utilizar algum tipo de removedor de tinta.

      Mergulhe elas no removedor por alguns minutos, depois retire, lave-as e esfregue com uma escova de dentes para tirar o que sobrar da tinta.

      Depois é só pintar novamente.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...