quinta-feira, 12 de abril de 2012

Resenha: O Forte das Terras Marginais

OFdTM cover Se tem algo que já deveria ter aparecido por aqui a muito tempo é a resenha da aventura O Forte das Terras Marginais.

O Forte das Terras Marginais é a primeira aventura oficial comercializada para o Old Dragon pela Redbox Editora. Esta aventura é uma homenagem à clássica aventura de BD&D Keep on the Borderlands, de Gary Gygax, e foi escrita pelo multitarefa, polivalente, prolífico, e onipresente blogueiro, entrevistador, professor, humorista, artista plástico e marcial, historiador da TSR, ator, modelo e manequim, Rafael Beltrame.

Primeiro, vamos falar da parte física do livro. Com 60 páginas, em papel fosco, no formato A5 já padrão da linha Old Dragon, ele possui uma capa colorida com ilustração de Daniel Ramos inspirada na capa original de Keep on the Borderlands, e encadernação com grampos. O interior do livro é todo em preto e branco, com ilustrações internas também de Daniel Ramos.

Há alguns erros tipográficos no texto que incomodam um pouco na hora da leitura, mas não chegam a comprometer o aproveitamento ou a qualidade da aventura em si. O erro mais grave em minha opinião é que na descrição de ao menos uma das salas não há menção a criaturas, mas a presença de uma “caixa de estatísticas” utilizada pela aventura como um sistema de descrever as criaturas encontradas pelos aventureiros no desenrolar do jogo denuncia o equívoco.

Nestas “caixas de estatísticas” constam as quantidades das criaturas, suas habilidades, e quadradinhos para se contabilizar seus pontos de vida. A idéia é muito boa e facilita bastante a visualização, mas confesso que eu nunca iria riscar meu livro para marcar o dano levado pelos monstros. Já na impressão do PDF, quem sabe.

old-dragon-o-forte-das-terras-marginais-prev2Exemplo dos mapas e caixas de estatísticas da aventura.

O livro começa com um curto texto explicativo sobre o que é RPG, e também sobre o que é o modo Old School de jogar RPG, e como se mestra uma aventura. Isso faz de O Forte das Terras Marginais a companhia ideal do módulo básico do Old Dragon para jogadores iniciantes. Só então é que inicia-se a aventura propriamente dita.

Apesar de ser inspirada em Keep on the Borderlands, O Forte das Terras Marginais não é uma simples versão ou tradução da aventura de 1979. A idéia geral é a mesma: um posto-avançado da civilização em meio ao ermo, uma área selvagem a ser explorada em torno, e uma série de cavernas habitadas por diversas criaturas humanóides. Mas fora isso e um ou outro ponto em comum, a aventura tem sua própria personalidade e muitos elementos que não estão presentes em sua musa-inspiradora.

Além do mapa do forte citado no título da aventura, há um mapa da região ao entorno, com a descrição de alguns encontros pré-determinados, mas deixando muito espaço a ser preenchido pelo mestre caso ele assim deseje. Cada uma das cavernas (coletivamente chamadas “Cavernas da Escuridão”) é também descrita acompanhada de um mapa de seu interior. E aqui talvez esteja um outro ponto fraco da aventura: não há um mapa com a localização relativa de cada uma das cavernas em relação à outra. É verdade que essa opção é feita no intuito de dar liberdade ao mestre ao descrever o local, mas é algo que gera um pouco de confusão para o mestre iniciante, e considerando que esta é a primeira aventura comercializada para o Old Dragon, e o texto inicial do livro, isso não é muito bom.

O Forte é uma aventura baseada em locais a serem explorados, portanto não há nenhum grande plot ou background pré-definido na história. É também uma aventura de estrutura bastante simples, idealizada para personagens de níveis iniciais. No entanto, não pense que isso faz dela uma aventura simplória. O desenrolar da mesma pode ser tão complexo quanto o mestre desejar, e os desafios nela presentes apresentam-se bem mortais para jogadores pouco cuidadosos ou impulsivos. Inclusive vale ressaltar que o autor mostrou-se muito hábil na criação e uso de armadilhas e outros desafios de cenário dentro da aventura.

Por fim, o livro trás em suas últimas páginas um apêndice que visa facilitar a vida dos mestres, com estatísticas prontas para NPCs ajudantes, estatísticas de todas as criaturas presentes na aventura, e 5 fichas de personagens prontos.

É um livro bonito, com uma aventura inspirada e divertida, e também uma grande homenagem ao trabalho original de Gary Gygax. Se você joga Old Dragon, ou qualquer outro jogo compatível com o sistema do D&D e está procurando uma aventura inicial para seu grupo, vale a pena dar uma olhada em O Forte das Terras Marginais.

3 comentários:

  1. muito obrigado pelos comentários!

    todas as observações estão anotadas, e com certeza, ajudaram na confecção do proximo modulo ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu não gostei desse material, não recomendo pra um narrador iniciante pois não existe roteiro, histórias, PDN's prontos, esta tudo em branco e vem com a desculpa de produzir um material incompleto de sempre: "esse material foi confeccionado assim pra da liberdade ao mestre poder criar em cima". Isso é desculpa de malandro, o correto era ter feito uma história que envolvesse todos os elementos criados nesse material e depois exemplificasse como o narrador iniciante poderia alterar esses fatos. Isso sim seria o trabalho de um profissional competente!! O que ele fez (tem muitos outros que entregam um material de RPG incompleto também, não é só ele...) foi da uma de malandro e tem besta que ainda bajula, um material incompleto, fez apenas 50% e ainda se acha alguma coisa!! Me arrependo de ter adquirido esses suplementos da REDBOX!! Só um observação, você disse: "não há um mapa com a localização relativa de cada uma das cavernas em relação à outra." Na verdade existe todos os mapa, vou explicar pra você: No mapa da capa do livro é mostrado uma caverna na montanha, quando se entra nela, você sai no mapa da contra capa (o último mapa), examinando de perto esse mapa, você verá um pequena caverna, localizada entre duas cavernas goblins, de onde os PJ's vão vim quando entrar na caverna do mapa da capa "Os Arredores do Forte", essas cavernas do goblins esta mais detalhada na página 26 e subindo no mapa da contra capa, intitulado "Seção Interna da Cordilheira", os PJ's chegaram no mapa da página 33. Até eu demorei pra entender esses mapas, mas esta completo!! Vou comprar o gringo (The Keep on the Borderlands) e saberei que tipo de trabalho o autor fez.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...