quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Resenha: Reaper Bones Miniatures

Com o Reaper Bones Kickstarter 2 entrando em suas últimas 48 horas, nada melhor do que resenhar esta coleção de miniaturas para que aqueles que ainda não decidiram se vão participar ou não tenham mais alguns argumentos para tomar sua decisão.

Como vocês sabem, eu participei do primeiro Kickstarter da série Bones, mas mesmo antes daquelas miniaturas chegarem eu também adquiri algumas peças lançadas anteriormente nesta linha de minaituras.

As miniaturas, fora do financiamento coletivo, são vendidas em blisters individuais, ou em caixas quando são muito grandes para isso. Me pareceram embalagens muito boas e adequadas para proteger as miniaturas durante o transporte.

Reaper Bones Os blisters com as miniaturas.

O nome da série vem da cor branca do material utilizado na maioria das miniaturas (em todas não translúcidas, na verdade). Este material é um polímero plástico, aparentemente um tipo de PVC que segundo a embalagem é feito de 10% de material reciclado.

O material ainda tem o mesmo problema das D&D Miniatures, que faz com que algumas miniaturas entortem no transporte, principalmente nas armas, mas sendo um termoplástico isso pode ser resolvido com o uso de água quente e água gelada.

Este plástico, apesar de não aparentar, é bastante poroso, o que facilita em muito a pintura das peças, e segundo a propaganda da própria Reaper e o ateste de alguns pintores profissionais, permite que as miniaturas não precisem de primer e que a tinta tenha muita aderência e não descasque com facilidade. É aconselhado inclusive a não se utilizar verniz nestas peças. Ainda tenho de pintar as minhas para testar.

Quanto à resistência do material, chega a ser um pouco estranho. O plástico é maleável, e bem fácil de cortar (percebi isso retirando algumas linhas de molde), o que faz estas miniaturas ideais para realizar modificações (e a Reaper afirma que o material não reage com super-bonder, o que é excelente). Ao mesmo tempo, as miniaturas não são moles como eu pensei que seriam, na verdade são bem resistentes e não deixam nada a desejar às D&D Miniatures (na verdade, parecem até mais resistentes).

Reaper Bones (2) Algumas das miniaturas que comprei fora do financiamento coletivo.

A qualidade das esculturas é muito boa, o que eu nunca duvidei, visto que as miniaturas de metal da Reaper são algumas das melhores e mais detalhadas que existem, e as Bones utilizam os mesmos moldes destas.

Mas é claro que plástico tende a não aceitar os detalhes tão bem quanto liga metálica. No entanto, o Bonesium (o apelido dado ao material destas minituras) é surpreendente! Os detalhes quase não se perdem nas miniaturas, apenas as menores e mais delicadas partes perdem algum detalhe, como algumas feições das miniaturas com cabeças menores, ou coisas realmente pequenas como os dentes na boca de um orc. Ainda assim, o detalhe das peças é incrivelmente superior ao das D&D Miniatures e mesmo ao das Pathfinder Battles.

Reaper Bones (3) Uma comparação de escala com as D&D Miniatures.

No que diz respeito à escala, as Bones usam oficialmente o que a fabricante chama de 25mm Heroic Scale. Isso quer dizer que elas são na mesma escala que as D&D Miniatures e a maioria das outras grandes fabricantes (ou seja, 25mm). Mas o “heroic scale” indica que apesar de não serem de fato maiores, elas tendem a ser mais “encorpadas”, figuras corpulentas, com as proporções algumas vezes distorcidas e armas um pouco grandes demais em alguns casos; basicamente, bastante similar a miniaturas de Warhammer.

Reaper Bones (13) Uma comparação de escalas das Bones entre si.

Entretanto, apesar de serem em geral 25mm, as escalas das miniaturas são um pouco bagunçadas. Algumas miniaturas de criaturas grandes como o ogro ou o minotauro são bem maiores que uma miniatura média 25mm, mas um tanto menores que as miniaturas large das D&D Miniatures. Em compensação, a série conta com peças realmente massivas, como o esqueleto gigante e o Cthulhu, isso sem falar no verdadeiramente gigantesco dracolich Khaladrax.

Se você não for um colecionador compulsivo por escalas perfeitas, acredito que isso não afete em nada a utilidade das miniaturas em conjunto com peças de outras fabricantes. Eu sei que eu não ligo pra isso desde que em termos gerais as miniaturas representem o tamanho relativo das criaturas, e nisso acho que cumprem o seu papel.

Para finalizar, minha opinião é que as Bones são uma grande linha de miniaturas, consideravelmente mais baratas que as peças de metal, mas fáceis de guardar e provavelmente de pintar, e com uma boa variedade de esculturas muito bem detalhadas.

É uma pena que no Brasil elas sejam ainda bem caras, mas os financiamentos coletivos da Reaper tem sido uma boa oportunidade para adquirir uma grande quantidade delas por um preço mais em conta.

4 comentários:

  1. Igor, você comprou o Core? Se sim, quanto deu de frete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do segundo Kickstarter que ainda tá rolando até amanhã? Dá uns 43 dolares de frete.

      Excluir
  2. Igor, comprando apenas essas 5 miniaturas você teve que pagar taxa de importação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, estas 5 miniaturas eu comprei aqui no Brasil, com o Deyvid do Mercado Zimoriano: https://www.facebook.com/mercado.zimoriano?ref=ts&fref=ts

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...