sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Faça Você Mesmo: Broca Manual

Não, eu não vou ensiná-los como fazer uma broca manual. Na verdade, esta é uma daquelas postagens sobre ferramentas e acessórios úteis para o hobby do miniaturismo.

Fazia bastante tempo que eu procurava uma broca manual, mas não conseguia encontrar aqui na cidade. E os preços não me incentivavam a encomendar uma pela internet. Mas eis que, num golpe de sorte, encontrei o que eu procurava numa famosa loja de hobbys da minha cidade!

Broca manual 010 A tão procurada ferramenta!

A verdade é que esta ferramenta não deve ser tão difícil assim de encontrar na referida loja, mas acho que eu sempre dava azar e nunca havia uma à venda quando eu visitava o local.

Esta ferramenta trata-se de um simples cabo no qual encaixa-se uma broca pequena, e usa-se a força das mãos para fazer furos com ela. É uma ferramenta extremamente útil para furar plástico, madeira, ou metais macios – praticamente todos os materiais dos quais são feitas as miniaturas de RPG e suas bases.

Broca manual 013 O cabo, oco, guarda um conjunto de brocas de vários diâmetros.

Uma broca é indispensável para a pinagem de miniaturas. Pinagem é o ato de furar duas peças e introduzir um pino para ligá-las. No caso das miniaturas, o “pino” normalmente é um pequeno pedaço de arame duro.

Pinar peças é útil para prender miniaturas em suas bases com maior estabilidade, ou então para montar miniaturas com diversas peças, já que algumas partes insistem em não prender de forma alguma apenas com cola ou massa epoxi – seja porque a peça é muito pesada, seja porque é unida ao restante da miniatura por uma base muito estreita.

Broca manual 021 Um close da broca.

Tem quem prefira utilizar uma mini retífica, uma ferramenta elétrica, para fazer as perfurações para a pinagem. E realmente, em algumas situações, a mini retífica é muito mais prática, e principalmente, menos cansativa. Mas a broca manual é mais fácil de manipular, e por vezes permite uma precisão maior – o que é bom para usar em peças muito pequenas e delicadas.

Agora, graças a minha nova broca manual, eu finalmente consegui prender as asas numa miniatura que eu tenho a muito tempo:

Quimera (6)Finalmente: asas! 

Esta quimera esperou cerca de 19 anos para ganhar suas asas. Eu tentei fixá-las ao longo deste tempo de todas as formas possíveis, mas apenas a pinagem, que foi possível graças a minha nova ferramenta, conseguiu fazer o trabalho direito. Agora, minha quimera está finalmente pronta para receber sua pintura!

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

D&D 5ed: Os Perigos do Multiverso

Com o Dungeon Master's Guide quase despontando por aí, temos ainda alguns previews do livro sendo revelados. Nas últimas duas semanas foram mostradas algumas páginas dos capítulos que tratam de armadilhas, venenos, doenças, e também do próprio multiverso do D&D.

Um ponto interessante no capítulo de armadilhas é que eles lembraram de comentar que um bom roleplay é mais importante do que rolagens, e que portanto armadilhas podem ser detectadas e desarmadas, ou ao menos evitadas, através de uma boa descrição das ações dos personagens.

As armadilhas também são subdivididas em três categorias de periculosidade, para critérios de design.

O preview de venenos traz em seu início o final do capítulo de doenças, com alguns exemplos de doenças para serem usadas no jogo:

Goste ido modo como as doenças foram descritas, com tempo de incubação e outros detalhes bastante legais a serem acrescentados ao jogo. Já os venenos, apesar de não estarem ruins, eu achei que poderiam ter sido mais caprichados. Por exemplo, nenhum deles não causa seu efeito imediatamente, mesmo que vários tenham efeitos prolongados ou recorrentes.


Há também algumas regras simples para produção de compra de venenos. Mas o que mais me chamou atenção nesse preview é o princípio de um capítulo sobre loucura. Sim meus amigos, a base de um dos aspectos mais legais de Ravenloft estará no próprio DMG!




Infelizmente, estas páginas estão cortadas, mas ainda assim dá pra ter uma boa ideia do que elas trazem. Basicamente, uma visão sobre os vários planos de existência, seus tipos e características gerais, e uma breve descrição de alguns locais específicos no multiverso, como Sigil por exemplo.

E também há uma breve descrição dos diversos planos materiais primários dos vários cenários de D&D, como os mundos de Oerth (de Greyhawk), Krynn (de Dragonalnce) e Athas (de Darksun).

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

D&D 5ed: Bahamut e Tiamat

As miniaturas oficiais da coleção Icons of the Realms de Bahamut e Tiamat, os deuses dos dragões bons e maus respectivamente, finalmente estão disponíveis, e com isso temos novas fotos em detalhes dessas belezuras:

bahambut1Bahamut, o pai dos dragões bondosos.

bahamut2A miniatura está legal, mas, sei lá, essa cor azulada não me remete muito a platina (Bahamut é o dragão de platina).

tiamat2  Tiamat, a rainha dos dragões malignos.

tiamat1 A queridinha de 10 entre 10 jogadores de D&D recebeu uma escultura bastante à altura dela.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O Ídolo da Semana

O ídolo desta semana já foi postado uma vez pelo Rafael Beltrame ainda no finado blog Vorpal (mas a postagem foi recuperada no Redblog), mas como nunca foi postada por aqui, lá vai:

Temple of the Great Cat God - David Edward MartinTemple of the Great Cat God – bichinhos fofinhos roubando os olhos do Garfield!

A ilustração se chama “Temple of the Great Cat God”, e é de autoria de David Edward Martin.

Esta ilustração também foi publicada como uma brincadeira de 1º de Abril na Dragon Magazine nº 120:

dragon120Nessa versão, a ilustração foi alterada para se parecer com a capa real de um Players handbook.

domingo, 16 de novembro de 2014

Novo Trailer de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos

Nós já haviamos visto o trailer anterior do filme, mas agora o segundo trailer completo foi divulgado:

E assim se encerrará a trilogia de filmes sobre o livro O Hobbit.

Como eu já comentei antes, mesmo com todos os problemas em relação à história original do livro, tenho gostado de assistir estes filmes. São obras bastante divertidas e bonitas de ver. Estou aguardando ansiosamente.

D&D 5ed: Previews, Previews, e Mais Previews do DMG!

Esta semana foi cheia de novos previews do Dungeon Master's Guide, e somando com alguns do final da semana passada que eu não havia postado, ficamos com uma grande quantidade de informações sobre o novo livro que vem por aí. Então, é hora de tirar o atraso e falar sobre todos estes novos previews!

Para começar, voltamos ao capítulo de itens mágicos, que já havia sido divulgado antes, para ver mais alguns objetos fantásticos que aparecerão nessa nova encarnação do D&D:

Teremos as já tradicionais tabelas aleatórias de itens mágicos...


... assim como velhos conhecidos como o Amuleto dos Planos, e o Jarro Alquímico.

E, claro, não poderia faltar um dos meus itens mágicos preferidos, o Aparato de Kwalish! E ainda com uma ilustração bacana!

Em seguida, temos algumas páginas de um capítulo dedicado à criação de dungeons.

Pelo que podemos ver, este capítulo traz desde o básico da construção dos mapas de uma dungeon, até as dicas de como preencher as salas e populá-las com monstros e outros habitantes.

E para aqueles que gostam de um pouco de caos e aleatoriedade, o capítulo também traz tabelas para acelerar este trabalho de preenchimento das dungeons.

Para aqueles que gostam de criar seu próprio material para o jogo, uma boa notícia: um capítulo dedicado À criação de novas raças!

O preview traz como exemplo de criação de raças um preferido do público: o aasimar. Mas se dermos uma olhada no índice do livro, vemos que o capítulo se chama "criando novas opções de personagens". O que me leva à crer que não teremos apenas guias para a criação de novas raças, mas também para classes, paths (especializações), feats, etc.

Não é algo que eu ache que seja realmente necessário, afinal criar uma nova raça ou classe não é nenhuma mecânica de foguetes (ou talvez eu encare assim porque já faz cerca de 20 anos que eu crio esse tipo de coisa pros meus jogos, desde minha primeira campanha de D&D), mas sempre há aqueles mestres e jogadores que não se sentem confiantes em fazer esse serviço sem alguns "parâmetros oficiais", e por este aspecto, é muito legal que o DMG traga esses parâmetros.

Há também um capítulo dedicado a dar vida aos NPCs, ajudando os mestres a criarem personagens que sejam mais interessantes para o jogo e os jogadores.

As páginas mostram que não só há algumas pequenas dicas de características que são interessantes de se criar para cada NPC, como também há tabelas aleatórias para se determinar essas características.

Ter estas tabelas é bem legal, porque como seu sempre afirmo, tabelas não servem apenas para serem roladas, mas também para serem lidas e terem ideias roubadas delas.

Por fim, temos mais algumas fotos do escudo do mestre criado especificamente para a aventura Tyranny of Dragons. Como já havíamos comentado antes, o escudo não será produzido pela Wizards of the Coast, mas sim pela empresa Gale Force 9.

Aqui temos uma vista do conteúdo interno do escudo do mestre.

E aqui o escudo já devidamente a postos para esconder as temíveis anotaçõess do mestre!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O Ídolo da Semana

O ídolo desta semana também faz parte do tributo The God With the Bowl:

A Paladin in Hell - Carlo TartagliaDe autoria de Carlo Tartaglia, ao invés de uma simples ilustração, trata-se de uma história em quadrinhos utilizando a famosa cena da capa do PHB. Uma grande idéia!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

É Amanhã: World RPG Fest 2014!

Não se esqueçam: amanhã e domingo tem World RPG Fest 2014! Confiram abaixo a programação para os dois dias:

WRPGF 2014 - 3 WRPGF 2014 - 2 E aproveitem para ver o endereço e o mapa do evento:

WRPGF 2014 - 1 E se você não comprou ingressos, não se preocupe, eles estarão à venda na porta do evento.

Como já é quase uma tradição, eu participarei nos dois dias de evento, jogando, mestrando, assistindo a palestras, e quem sabe comprando algumas coisas bacanas. Nos vemos lá!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

D&D 5ed: Vilões!

O último preview do Dungeon Master's Guide são duas páginas relacionadas à criação de vilões para as aventuras do novo D&D.

A primeira página se inicia com uma sugestão de conferir fraquezas secretas aos vilões. A pequena tabela que se segue traz 8 ideias de fraquezas clássicas, do filactério dos lich à fraqueza destes em relação a seu nome verdadeiro. Na verdade, me lembrou uma lista com as fraquezas de vários NPCs de Ravenloft.

Em seguida, há duas opções de classe vilanescas. A primeira destas opções trata-se de um domínio da morte para clérigos malignos, e a segunda é, como eu já havia cogitado, uma opção para antipaladinos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...