Após uma pequena pausa, é hora de falar um pouco mais sobre Oxford. Como comentei na
postagem sobre a Blackwell's Bookshop, vários escritores famosos tem conexões com a cidade de Oxford. Dois deles - Tolkien e C.S. Lewis - tinham também conexão entre si, pois eram amigos e faziam parte de um grupo autointitulado
Inklings.
Os Inklings eram um grupo de amigos, todos homens, britânicos, cristãos, e a maioria deles ligado de alguma maneira à Universidade de Oxford. Muitos deles, se não todos, eram escritores, e eles se reuniam para conversar, fazerem leituras de suas próprias obras, e criticar (no bom sentido) os trabalhos uns dos outros.
Geralmente eles se reuniam às quintas-feiras ou na sala da universidade de Tolkien ou na de C.S. Lewis. Mas eles também se reuniam em
pubs da cidade nas terças-feiras. Dentre estes
pubs, o mais conhecido (e frequentemente mais visitado pelos
Inklings) é o
The Eagle and Child.
A fachada do pub.
Também conhecido pelo apelido de Bird and Baby, os Inklings frequentaram o lugar entre 1940 e 1963. Um típico pub inglês, o local guarda até hoje uma placa comemorativa desse notório grupo na mesa que era costumeiramente ocupada por eles.
Eu visitei o local, e constatei que além de vários quadros e cartazes que fazem referência a Tolkien e suas obras, o pub possui um pequeno móvel com alguns jogos de tabuleiro e exemplares de obras literárias de Tolkien!
Para quem é fã do autor de O Senhor dos Anéis, o The Eagle and Child é um local histórico, daqueles que precisam ser visitados quando se vai a Oxford. E se não bastasse tudo isso, a comida ainda é boa!