A essa altura todos já sabem do que se trata o Apêndice N, a famosa lista de inspiração literária de Gary Gygax para o AD&D. Infelizmente, várias das obras ali citadas são impossíveis ou muito difíceis de se encontrar em língua portuguesa no Brasil.
Sendo assim, eu aproveitei minha visita à Blackwell's Bookstore para adquirir algum desses livros tão difíceis de se encontrar pelas bandas de cá.
Acabei escolhendo adquirir a coletânea Tales of the Dying Earth, de Jack Vance. Como eu já comentei por aqui mais de uma vez, Vance é um autor de cujo trabalho eu gosto muito, tanto de suas obras de fantasia quanto das de ficção científica (se é que é possível separá-las assim).
O belo tomo de mais de 740 páginas.
O livro em questão é um volume da coleção Fantasy Masterworks, o 4º da série, que traz em um único volume os quatro livros escritos por Vance que compõem a série sobre a Dying Earth, uma Terra do futuro que existe sob um Sol moribundo, onde magia e tecnologia se misturam em um mundo pós-apocalíptico quase medieval que subsiste em meio às ruínas da civilização.
Os quatro livros que formam esse volume único são:
- The Dying Earth
- The Eyes of the Overworld
- Cugel's Saga
- Rhialto the Marvellous
Na verdade, dois destes livros eu já possuía em volumes separados. Mas como não foi possível encontrar os outros dois em separados, optei por adquirir a coletânea completa mesmo. Agora é correr com a fila de leitura para ler essa maravilha!
A título de curiosidade, deixo registrado aqui que esse livro não existia na loja da Blackwell's em Oxford, onde o adquiri. Eu tive de ir lá e pedir para que eles trouxessem de outra loja para a cidade onde eu estava. Em apenas 2 dias o livro chegou e eu fui avisado por e-mail de que o livro poderia ser retirado.
Infelizmente, algumas outras obras de Fritz Leiber que eu queria estavam fora do sistema da loja e não foi possível encomendá-las da mesma maneira. Mas por fim eu consegui esses também, mas isso já é assunto para outra postagem...
Do Jake Vance eu só li Planeta dos Dragões, em português mesmo. Tive que procurar muito pra achar livros e escritores do apêndice N em português, do Vance mesmo só 5 livros foram traduzidos para nossa língua. Espero que editoras como a Aleph, que já trouxe livros do Edgar Rice Burroughs, lance mais livros de autores do apêndice N.
ResponderExcluirNa verdade, ao menos 7 livros de Vance existem em português no Brasil, talvez mais. Mas realmente, todas as publicações são antigas e alguns são bem chatos de encontrar. O que é péssimo.
ExcluirTambém torço para que alguma editora atual traga estes livros novamente para o Brasil.