domingo, 8 de abril de 2018

Plane Shift: Ixalan - Quinto Cenário de Magic: The Gathering Para D&D 5ªed!

E a série Plane Shift da Wizard of the Coast chega à sua quinta edição, desta vez trazendo a descrição do mundo de Ixalan. 

Plane Shift: Ixalan é um documento em PDF liberado gratuitamente pela Wizards of the Coast detalhando alguns elementos do cenário para as regras da atual edição do D&D.
 
Assim como os demais cenários já adaptados do mundo de Magic, o documento é pensado para ser usado em conjunto com o livro The Art of Magic: The Gathering — Ixalan, um artbook que descreve o cenário em maiores detalhes sem nenhum tipo de regra associada. Mas da mesma forma que os documentos anteriores, o artbook não é realmente necessário para utilizar o documento disponibilizado.
 
Em Plane Shift: Ixalan temos uma breve descrição do cenário (que inclui até um mapa!), dicas para a condução de campanhas no cenário, muitas tabelas para auxiliar o mestre (contando com tabelas de tesouros), descrições dos papéis das classes no cenário, regras para novas raças disponíveis para os personagens dos jogadores, e um breve bestiário de 15 páginas (com foco especial em dinossauros). Este também é o maior documento na série até agora, com um total de 47 páginas, e inclui em seu final um apêndice com regras para adaptar a relação dos personagens com uma das cores de mana dos mundos de Magic: The Gathering.
 
Ixalan é o cenário onde se passa a história contada no dito "bloco Ixalan" do card game Magic: The Gathering (composto pelas coleções Ixalan, lançada em Setembro de 2017, e Rivals of Ixalan, lançada em Janeiro de 2018 - a coleção Explorers of Ixalan, de Novembro de 2017 também se passa nesse cenário, mas não é considerada parte do bloco).
 
É um cenário bastante interessante, uma terra de florestas tropicais povoadas de dinossauros que mistura um império pré-colombiano, tribos de tritões xamanistas, uma legião de conquistadores formada de paladinos vampiros, e uma coalizão de piratas. Eu diria que é quase algo como Tomb of Annihilation encontra Thordezilhas.

Há também uma aventura para  o cenário, chamada X Marks the Spot, e que pode ser baixada gratuitamente na página da DM's Guild.

É bom ver que a WotC está levando a sério essa ideia de adaptar os cenários de Magic para o D&D, ainda que de uma forma bastante simplificada. Com a nova coleção do card game vindo à tona esse mês, cresce minha esperança de ver finalmente uma adaptação de Dominária para o D&D!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...