sexta-feira, 2 de julho de 2010

The Castle of the Mad Archmage

The Castle of the Mad Archmage é um projeto que eu venho seguindo já a algum tempo, no entanto deixei para falar dele aqui apenas quando estivesse completo. E finalmente isso aconteceu, ontem, dia 01 de Julho de 2010!

The Castle of the Mad Archmage é a interpretação de Joe Bloch (do blog gringo Greyhawk Grognard) do famoso Castelo Greyhawk, a megadungeon da campanha original de Gary Gygax que nunca foi publicada em sua versão real. Baseando-se em tudo o que se conhece sobre o Castelo Greyhawk em si, assim como em todas as informações sobre a campanha original do criador do D&D que foi possível obter, Joe Bloch tentou recriar os 13 níveis principais dessa lendária megadungeon, preenchendo as lacunas com sua própria criatividade, e conseguindo um excelente resultado, diga-se de passagem.

É verdade que a megadungeon original na qual The Castle of the Mad Archmage se inspira tinha diversos sub-níveis, entradas para semi-planos, e coisas do gênero, além dos 13 níveis principais, coisas que não estão presentes nesse material. Existe a possibilidade de Bloch trabalhar nessas outras partes da megadungeon no futuro. No entanto, isso não compromete em nada o uso da dungeon como apresentada em sua versão atual (afinal, 13 níveis ainda são bastante coisa!).

Lançado em formato PDF, o suplemento foi sendo disponibilizado enquanto ainda estava em processo de produção, com o arquivo sendo atualizado a cada novo nível da dungeon que era terminado pelo autor (o que acompanhava também uma mudança na cor da capa). A versão final tem 180 páginas, contendo descrição da dungeon, mapas, estatísticas de novas criaturas, ítens e magias, e está disponível totalmente de graça. O material é compatível com o BD&D, AD&D e seus vários retroclones, mas é facilmente adaptável para outras versões do D&D.

2 comentários:

  1. o castelo GH sempre sera um enigma. quero dizer, existem muitas versoes, mas acredito que talvez nem o proprio gygax tivesse mais os rascunhos originais

    ResponderExcluir
  2. Realmente, será um enigma eterno. Mas ao menos, essa versão do Joe Bloch parece mais consistente do que todasas versões "oficiais" publicadas pela TSR ou WotC.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...