Conforme prometido, mesmo após algum atraso, trago a vocês a segunda parte da lista das edições do D&D no século 21. Desta vez, falando praticamente só da Old School Renaissance e em sua grande maioria de versões “não-oficiais” do Dungeons & Dragons (ou seja, versões que não pertencem à editora que detém os direitos da marca).
Todas (ou quase todas) essas versões do jogo, e de certo modo a própria OSR, devem sua existência principalmente à Open Game License (OGL) e ao System Reference Document (SRD), licensas criadas pela Wizards of the Coast que permitem e regulamentam a publicação de material utilizando o sistema do Dungeons & Dragon.
2001 – HackMaster, by Kenzer and Company - Jolly R. Blackburn e David Kenzer
O Hackmaster é de certo modo uma paródia do D&D, pois trata-se do RPG jogado pelos personagens da série de quadrinhos “Knights of the Dinner Table”. O jogo foi criado a partir dos vários pedidos dos fãs da série, após o que a Kenzer & Co. obteve licensa da Wizards of the Coast para a publicação.
O jogo é muito similar ao AD&D, mas cheio de regras variantes, mais classes, raças, magias diferentes, etc. No entanto, apesar de ser uma sátira o jogo ficou muito bom e funcional. Uma curiosidade é que a primeira edição do Hackmaster chama-se “Hackmaster 4ª edição”.
2004 - Castles & Crusades, by Troll Lord Games - Davis Chenault e Mac Golden
Possuindo regras inspiradas pelo AD&D 1ªed e D&D 3.0, mas com um forte apelo old school e uma certa busca pelo design rules light, Castles & Crusades é um sistema comercial que recebia grande apoio do próprio Gary Gygax. Se o jogo não fosse verdadeiramente bom, isso por sí só já seria um ponto a seu favor.
O Castles & Crusades usa uma mecânica própria chamada SIEGE Engine, que utiliza-se de atributos primários e secundários, e dificuldades únicas paras os testes. É um dos sistemas da OSR que possui maior número de módulos e suplementos lançados.
2006 - OSRIC, ou Old School Reference and Index Compilation - Stuart Marshall
Old School Reference & Index Compilation, ou simplesmente OSRIC, é provavelmente o melhor exemplo do termo "retroclone". É um compêndio de regras do AD&D 1ª edição, praticamente sem nenhuma alteração, apenas um ou outro ajuste ocasional para melhorar a coerência do sistema.
Idealizado para ser utilizado como um sistema de regras que poderia ser utilizado como referência para a publicação de módulos e suplementos, sem que houvesse a necessidade de utilizar a marca Dungeons & Dragons (e portanto, não estando preso à edição da vez).
O livro possui mais de 400 páginas, e comporta tanto o livro do jogador, quanto o manual do mestre e lista de monstros. É de distribuição gratuita, e o .PDF pode ser baixado em seu site oficial.
2006 – Mazes & Minotaurs, by Legendary Games Studio – Paul Elliott
Este é provavelmente um dos mais curiosos artefatos da OSR. Trata-se de uma espécie de “o que aconteceria se” o Dungeons & Dragons tivesse sido inventado usando como inspiração o filme Fúria de Titãs e as lendas gregas, ao invés das histórias de Espada & Magia.
As regras não são exatamente iguais às do D&D, mas o livro é escrito como se nunca houvesse existido um D&D, e Mazes & Minotaurs fosse o primeiro RPG da história. É uma espécie de recriação do D&D, usando a mitologia grega como fonte de inspiração para suas classes de personagem básicas, equipamentos e monstros, e não a Europa Medieval e as obras de autores como Tolkien.
2006 – Microlite20 – Robin V. Stacey
O Microlite20 é um RPG minimalista, que visa ser completamente compatível com a maioria dos materiais produzidos para o sistema D20. O documento básico possui 3 páginas, sendo que uma comporta apenas a OGL.
Particularmente, eu não considero este sistema verdadeiramente como uma versão do Dungeons & Dragons, já que as regras são diferentes demais, ao ponto de não seguir aquilo que eu acho como o mínimo necessário para que um jogo possa ser considerado D&D. Por exemplo, nesse sistema há apenas 3 atributos (Força, Destreza e Mente), ao contrário dos 6 atributos clássicos. Ainda assim, ele é completamente compatível com o sistema D20, ao ponto de que a conversão é muito simples.
A distribuição em .PDF é gratuita no site do jogo, e há vários suplementos disponíveis, além de versões pocket book para impressão.
2007 - Labyrinth Lord, by Goblinoid Games - Daniel Proctor
Este é provavelmente o mais bem sucedido retroclone do BD&D de todos. Com muitos adeptos e grande aceitação da comunidade de jogadores, possui muitos suplementos, módulos, e outros materiais de suporte lançados para este jogo.
Suas regras são praticamente as mesmas do BD&D, com apenas alguns poucos ajustes para eliminar discrepâncias e facilitar a apresentação das regras.
Apesar de ser possível adquirir uma versão física do livro, uma versão PDF sem ilustrações é disponibilizada gratuitamente no site oficial da Goblinoid Games.
2007 - Basic Fantasy Role Playing Game - Chris Gonnerman
Este jogo é considerado um retroclone do BD&D, apesar de possuir várias diferenças nas regras, como classe de armadura ascendente e separação entre raça e classe. O livro básico é bastante completo, e há diversos suplementos e aventuras para esse sistema.
A distribuição do .PDF é gratuita no site oficial, mas também é possível adquirir uma versão impressa através do Lulu.com.
2008 - Swords & Wizardry, by Mythmere Games - Matthew J. Finch
O Swords & Wizardry é um retroclone do OD&D que traz diversas diferenças das regras originais. Entre estas diferenças está a presença de um valor de teste de resistência (saving throw) unificado. O livro é bem completo e organizado.
Em 2009 foi lançada uma segunda versão do jogo, o Swords & Wizardry White Box, que traz ainda mais variantes nas regras. Ambas versões do jogo podem ser adquiridas em versão impressa, ou em .PDF gratuitamente no site da editora.
2008 - Advanced Dungeons & Dragons 3rd edition – Chris Perkins
Deste eu já falei bastante aqui no Dungeon Compendium. Um dos poucos da lista que não respeita a OGL e portanto não é um jogo lançado "oficialmente" por nenhuma editora. Por isso também é o menos popular de todos os jogos apresentados aqui, já que devido a seu status extra-oficial nenhum suplemento pode ser lançado comercialmente para estas regras.
Trata-se de uma versão ideal de como a 3ª edição deveria ser, de acordo com o autor. Ele segue o estilo do AD&D e incorpora regras do D&D 3.5, Castles & Crusades, e do AD&D 1ª e 2ª edições. O livro também usa trechos e imagens retirados de outras edições do D&D.
2008 - Mazes & Minotaurs Revised Edition, by Legendary Games Studio – Paul Elliott
Ainda seguindo a idéia original do Mazes & Minotaurs, o autor Paul Elliot lançou a “Revised Edition”, como se fosse uma segunda edição do jogo lançada 15 anos depois. É como se fosse o AD&D do Mazes & Minotaurs, lançado no mesmo modelo, separado em 3 livros: um livro dos monstros (Creature Compendium), um livro do jogador (Player’s Manual), e um livro do mestre (Maze Masters Guide). Curiosamente, mesmo em sua Revised Edition, o jogo não abandona o estilo de raças-como-classes, o que o diferencia razoavelmente do AD&D.
Daqui a alguns dias, a próxima e (quase) última parte desta série de postagens.
Todas (ou quase todas) essas versões do jogo, e de certo modo a própria OSR, devem sua existência principalmente à Open Game License (OGL) e ao System Reference Document (SRD), licensas criadas pela Wizards of the Coast que permitem e regulamentam a publicação de material utilizando o sistema do Dungeons & Dragon.
2001 – HackMaster, by Kenzer and Company - Jolly R. Blackburn e David Kenzer
O Hackmaster é de certo modo uma paródia do D&D, pois trata-se do RPG jogado pelos personagens da série de quadrinhos “Knights of the Dinner Table”. O jogo foi criado a partir dos vários pedidos dos fãs da série, após o que a Kenzer & Co. obteve licensa da Wizards of the Coast para a publicação.
O jogo é muito similar ao AD&D, mas cheio de regras variantes, mais classes, raças, magias diferentes, etc. No entanto, apesar de ser uma sátira o jogo ficou muito bom e funcional. Uma curiosidade é que a primeira edição do Hackmaster chama-se “Hackmaster 4ª edição”.
2004 - Castles & Crusades, by Troll Lord Games - Davis Chenault e Mac Golden
Possuindo regras inspiradas pelo AD&D 1ªed e D&D 3.0, mas com um forte apelo old school e uma certa busca pelo design rules light, Castles & Crusades é um sistema comercial que recebia grande apoio do próprio Gary Gygax. Se o jogo não fosse verdadeiramente bom, isso por sí só já seria um ponto a seu favor.
O Castles & Crusades usa uma mecânica própria chamada SIEGE Engine, que utiliza-se de atributos primários e secundários, e dificuldades únicas paras os testes. É um dos sistemas da OSR que possui maior número de módulos e suplementos lançados.
2006 - OSRIC, ou Old School Reference and Index Compilation - Stuart Marshall
Old School Reference & Index Compilation, ou simplesmente OSRIC, é provavelmente o melhor exemplo do termo "retroclone". É um compêndio de regras do AD&D 1ª edição, praticamente sem nenhuma alteração, apenas um ou outro ajuste ocasional para melhorar a coerência do sistema.
Idealizado para ser utilizado como um sistema de regras que poderia ser utilizado como referência para a publicação de módulos e suplementos, sem que houvesse a necessidade de utilizar a marca Dungeons & Dragons (e portanto, não estando preso à edição da vez).
O livro possui mais de 400 páginas, e comporta tanto o livro do jogador, quanto o manual do mestre e lista de monstros. É de distribuição gratuita, e o .PDF pode ser baixado em seu site oficial.
2006 – Mazes & Minotaurs, by Legendary Games Studio – Paul Elliott
Este é provavelmente um dos mais curiosos artefatos da OSR. Trata-se de uma espécie de “o que aconteceria se” o Dungeons & Dragons tivesse sido inventado usando como inspiração o filme Fúria de Titãs e as lendas gregas, ao invés das histórias de Espada & Magia.
As regras não são exatamente iguais às do D&D, mas o livro é escrito como se nunca houvesse existido um D&D, e Mazes & Minotaurs fosse o primeiro RPG da história. É uma espécie de recriação do D&D, usando a mitologia grega como fonte de inspiração para suas classes de personagem básicas, equipamentos e monstros, e não a Europa Medieval e as obras de autores como Tolkien.
2006 – Microlite20 – Robin V. Stacey
O Microlite20 é um RPG minimalista, que visa ser completamente compatível com a maioria dos materiais produzidos para o sistema D20. O documento básico possui 3 páginas, sendo que uma comporta apenas a OGL.
Particularmente, eu não considero este sistema verdadeiramente como uma versão do Dungeons & Dragons, já que as regras são diferentes demais, ao ponto de não seguir aquilo que eu acho como o mínimo necessário para que um jogo possa ser considerado D&D. Por exemplo, nesse sistema há apenas 3 atributos (Força, Destreza e Mente), ao contrário dos 6 atributos clássicos. Ainda assim, ele é completamente compatível com o sistema D20, ao ponto de que a conversão é muito simples.
A distribuição em .PDF é gratuita no site do jogo, e há vários suplementos disponíveis, além de versões pocket book para impressão.
2007 - Labyrinth Lord, by Goblinoid Games - Daniel Proctor
Este é provavelmente o mais bem sucedido retroclone do BD&D de todos. Com muitos adeptos e grande aceitação da comunidade de jogadores, possui muitos suplementos, módulos, e outros materiais de suporte lançados para este jogo.
Suas regras são praticamente as mesmas do BD&D, com apenas alguns poucos ajustes para eliminar discrepâncias e facilitar a apresentação das regras.
Apesar de ser possível adquirir uma versão física do livro, uma versão PDF sem ilustrações é disponibilizada gratuitamente no site oficial da Goblinoid Games.
2007 - Basic Fantasy Role Playing Game - Chris Gonnerman
Este jogo é considerado um retroclone do BD&D, apesar de possuir várias diferenças nas regras, como classe de armadura ascendente e separação entre raça e classe. O livro básico é bastante completo, e há diversos suplementos e aventuras para esse sistema.
A distribuição do .PDF é gratuita no site oficial, mas também é possível adquirir uma versão impressa através do Lulu.com.
2008 - Swords & Wizardry, by Mythmere Games - Matthew J. Finch
O Swords & Wizardry é um retroclone do OD&D que traz diversas diferenças das regras originais. Entre estas diferenças está a presença de um valor de teste de resistência (saving throw) unificado. O livro é bem completo e organizado.
Em 2009 foi lançada uma segunda versão do jogo, o Swords & Wizardry White Box, que traz ainda mais variantes nas regras. Ambas versões do jogo podem ser adquiridas em versão impressa, ou em .PDF gratuitamente no site da editora.
2008 - Advanced Dungeons & Dragons 3rd edition – Chris Perkins
Deste eu já falei bastante aqui no Dungeon Compendium. Um dos poucos da lista que não respeita a OGL e portanto não é um jogo lançado "oficialmente" por nenhuma editora. Por isso também é o menos popular de todos os jogos apresentados aqui, já que devido a seu status extra-oficial nenhum suplemento pode ser lançado comercialmente para estas regras.
Trata-se de uma versão ideal de como a 3ª edição deveria ser, de acordo com o autor. Ele segue o estilo do AD&D e incorpora regras do D&D 3.5, Castles & Crusades, e do AD&D 1ª e 2ª edições. O livro também usa trechos e imagens retirados de outras edições do D&D.
2008 - Mazes & Minotaurs Revised Edition, by Legendary Games Studio – Paul Elliott
Ainda seguindo a idéia original do Mazes & Minotaurs, o autor Paul Elliot lançou a “Revised Edition”, como se fosse uma segunda edição do jogo lançada 15 anos depois. É como se fosse o AD&D do Mazes & Minotaurs, lançado no mesmo modelo, separado em 3 livros: um livro dos monstros (Creature Compendium), um livro do jogador (Player’s Manual), e um livro do mestre (Maze Masters Guide). Curiosamente, mesmo em sua Revised Edition, o jogo não abandona o estilo de raças-como-classes, o que o diferencia razoavelmente do AD&D.
Daqui a alguns dias, a próxima e (quase) última parte desta série de postagens.
otima materia, indispensavel para quem quer ter uma ideia sobre os retroclones!
ResponderExcluiro hackmaster tem uma coisa bacana tb: varias capas sao inspiradas em modulos de AD&D, ou ate mesmo nos core books.
parabens pela materia!
acho uma pena que aqui no brasil nao é barato fazer copias, ou ainda, nao existe em preço acessivel serviços como o do lulu
(ah, e "minimalista" quer idzer detalhista,acho que vc quis dizer o contrario :P)
Fala, Igor.
ResponderExcluirVoltei de férias e encontrei o DC cheio de coisas boas! Essas matérias sobre retroclones estão ótimas.
O que eu acho legal no Labyrinth Lord é que existe um Advanced Edition Companion, que expande as regras do módulo básico e dá um ar de AD&D 1st edition (com separação de classes e raças e revisão os feitiços).
Outro que parece legal (mas acho que está parado) é o For Gold and Glory que é basicamente um OSRIC para AD&D 2nd Edition
Por falar em retrocolnes e similares, dia 06 de julho chegou minha encomenda da Troll Lord Games! Os hardcovers do C&C Players Handbook 4th Edition e o do Monsters & Treasures. Estou pensando em montar um grupo de Old School aqui em Brasília. Vamos ver no que vai dar.
Até.
Igor, arquivo realmente bom. Os suplementos para Labyrinth Lord só existem a venda ou eles disponibilizam gratuitamente? Porque eu dei uma olhada por cima no site e achei apenas o download do manual e daquele avançado que lançaram recentemente.
ResponderExcluir@Rafael: É rafael, você tem mesmo razão! Mas eu utilizei o termo "minimalista" pensando no movimento artístico e de design minimalista, que tinha como preocupação se exprimir através de seus mais fundamentais elementos.
ResponderExcluirMas bom que deu pra entender a idéia: só o básico e mais nada!
@Edorass: Há muitos módulso e suplementos feitos pra LL. Eu acredito que hajam alguns gratuitos, além dos que são vendidos. Dê uma pesquisada em lojas virtuais como a RPGNOW.
ResponderExcluir@Jorge Leandro: Eu não conhecia esse "For Gold & Glory". É só comigo ou não dá pra baixar do blog os arquivos com os capítulos do jogo?
ResponderExcluirIgor, o responsável pelo FG&G (Giff) postou em um fórum do Dragonsfoot a razão de os links estarem quebrados. Segue o texto:
ResponderExcluir"For those that don't know, I'm forward deployed in the Navy and internet connection is downright horrible. We had to fight for a T1 line and you have to take into account that it's servicing 400+ people at any one time. It really makes you appreciate modern connectivity when in 2010 you're reduced to what's basically a 56k connection.
I hosted the files on a different server than the website and I forgot to pay this year's costs so it was taken down. Being on a government computer I can't upload files to a private FTP server. I'll find a work around eventually. Progress is slow and steady and I'm wrapping up the magical weapons section."
Por enquanto ele ainda não passou o endereço novo, mas já é bom saber que o projeto não foi abandonado.
Muito bom o retroscpeto, como será a lista na próxima década?
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