domingo, 25 de julho de 2010

Faça Você Mesmo: Estrangulador!

Continuando com a idéia que eu expliquei na outra postagem, decidi fazer uma miniatura de outro monstro estranho e “disforme”: o estrangulador. Similar ao beholder, este é um monstro com uma forma simples (neste caso, aproximadamente cônico), um único olho, uma boca e tentáculos.

Então, para aqueles que quiserem tentar fazer seu próprio estrangulador, segue a minha receita.

Materiais:

- um pedaço de isopor (do tamanho que você deseja que o estrangulador fique)
- arame
- massa de biscuit (que você mesmo pode fazer se for hábil pra isso, ou então comprar pronto por menos de R$ 10,00 em casas de artesanato)
- cola branca
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- estilete
- alicate (para cortar o arame)
- pincéis

Como fazer:

A idéia é usar o isopor e o arame para criar um “esqueleto” para o bicho, como foi feito com o beholder. Primeiro de tudo, é necessário esculpir o isopor para dar a forma do corpo do estrangulador. Esse monstro parece uma grande estalactite de 3m. Eu usei um bloco retangular de isopor, e tomando uma miniatura de aventureiro como referência de tamanho, desbastei o bloco até obter um pedaço de isopor de forma cônica do tamanho desejado.

Em seguida, você terá de cortar o arame e moldá-lo no formato dos tentáculos. Eu aconselho dobrar e torcer o arame, para ele ficar mais grosso, antes de moldá-lo. Um estrangulador pode ter até 6 tentáculos, logo foi esse o número que eu usei. Então, espete-os no cone de isopor, onde ficarão os tentáculos. Coloque um pouco de cola branca nos pontos onde o arame espeta o isopor, para manter os tentáculos no lugar, e espere secar.

Ropper 0Após isso, começa a escultura propriamente dita. Determine onde ficará a boca, e faça uma espécie de vala no isopor. Estique a massa de biscuit e comece a recobrir o esqueleto. Cubra o interior da “boca”, o corpo de isopor, e os tentáculos. Eu deixei um pouco mais de massa na extremidade dos tentáculos, e fiz uma espécie de “palma” para dar uma aparência mais bem acabada.

É necessário também recobrir a parte inferior da miniatura, recobrindo totalmente o isopor.

Nesse momento, é possivel esculpir o que você quiser no monstro. O importante é a boca e o olho. Coisas como uma “sobrancelha” e os dentes podem ser esculpidos separado e juntados ao corpo depois, enquanto a massa ainda estiver úmida. Um estilete, palito ou alfinete ajuda a fazer vincos e detalhes, mas se você tiver, pode usar estecas próprias para isso.

O estrangulador, assim como o beholder, está no ról dos monstros tortos e esquisitos, logo, é interessante deixar algumas imperfeições na escultura, para que ele se pareça realmente com uma coluna de pedra. Eu coloquei até mesmo pequenas estalagmites crescendo próximas ao monstro, para dar uma incrementada no bicho.

Ropper 3 Note que eu optei por um estrangulador com visual mais “old school”, diferente daquela figura que aparece no Livro dos Monstros do D&D 3.5 e mais próximo das figuras do AD&D. Mas isso fica ao gosto de cada um.

Agora é só esperar secar. Devido ao isopor no centro, pode levar um tempo maior, dependendo do clima, mas em no máximo uma semana estará pronto. Já seco, é só pintar.

Como a massa de biscuit absorve um pouco a tinta, é muito importante fazer uma pintura base (o chamado primer). Eu optei por um primer preto no corpo, e branco no olho e nos dentes.

Primer seco, a pintura final pode começar. Estranguladores disfarçam-se de formações rochosas, então é interessante pintá-lo como tal. Eu escolhi tons acinzentados para o corpo e dentes, mas pintei o olho com o característico tom amarelo, como na descrição da criatura. Depois de pintado e seco, umas duas mãos de verniz para manter a integridade da pintura são bem vindas. O ideal é usar uma ou duas demãos de verniz brilhante, e uma de verniz fosco, para uma aparência mais “real”.

Não é indispensável, mas é possível construir uma base para o estrangulador. Pode-se fazer isso apenas com a própria massa de biscuit, ou com um disco de madeira ou outro material. Eu usei borracha de fazer sola de chinelo (compra-se em casas de sapateiro), pela facilidade de cortar. Nesse caso, apenas colei a miniatura na base, sem mais nenhum preparo especial. Mas, se você quiser, pode preparar uma base mais incrementada. Apenas lembre-se de envernizar a peça só depois de colá-la à base.

O resultado final deve ficar mais ou menos assim:

Ropper 4 Caso alguém por aí esteja fazendo seus próprios monstros, eu gostaria muito de ver como ficou!

6 comentários:

  1. Olá Igor tudo bem? Eu já tinha acompanhando o beholder que você tinha feito e achei fantastico e a cada nova miniatura você melhora ainda mais, curti muito, ainda não tomei coragem para fazer as minhas miniaturas modeladas com biscuit, mas eu chego lá.
    Parabéns pela iniciativa eu achava que o biscuit não dava um resultado bom, mas vendo suas miniaturas achei o material fantástico, não vejo a hora de experimentar.
    Você já vio la no meu blog as miniaturas de papel que andei fazendo, fiz várias, acho que umas 40 até agora. Sobre a base que voc~e me perguntou não sei se chegou a ler a resposta, mas vou colar ela aqui:"Olá Igor, é muito bom tê-lo em nosso blog.
    As bases foram feitas com papel Deifon (placa de isopor revestido com papel preto) Esse papel é usado para fazer maquetes de arquitetura.
    Curtei usando um compasso estilete e dei acabamento nas laterais com fita isolante.
    Na superfície da base cortei uma imagem que imprimi com textura de grama com o mesmo diâmetro do papel Deifon e para colar usei fita dupla face.Depois de tudo cortado e colado usei uma caneta preta para dar acabamento nos recortes e esconder as margens brancas.
    Abraço e apareça sempre por aqui!"
    Aproveito pra reforçar que acompanho sempre seu blog, e até já postei uma matéria sua la para o pessoal do meu grupo, sobre a importância das ilustrações no RPG, me identifiquei muito com ela porque sempre fui fanático por ilustrações, principalmente as do Ad&d.
    Um abraço e visite nosso blog sempre.

    ResponderExcluir
  2. Quem quiser ver o resultado das miniaturas de papel e principalmente a base de deifon visitem o link
    http://rpgdosertao.blogspot.com/search/label/miniaturas

    ResponderExcluir
  3. muito massa! agora quero ver um cubo gelatinoso

    ResponderExcluir
  4. Huahauhauahau! Cubo Gelatinoso eu preferi comprar uns da Otherworld Miniatures que é mais fácil mesmo!

    http://www.otherworld.me.uk/images/gelcube2.jpg

    ResponderExcluir
  5. haahahha comprei o material!!! vou começar!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito Igor. Sua idéia foi boa.

    Eu também vou fazer!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...