terça-feira, 21 de maio de 2013

Regra Alternativa de Iniciativa

Só uma idéia rápida, que eu creio já ter visto em algum lugar antes, mas vale a pena ser dita de qualquer modo:

Armas menores e mais leves tendem a ser mais rápidas de usar em combate. Nos jogos D&D-like estas armas também costumam causar menos dano, consequentemente rolando dados menores para isso.

Geralmente ou se usa um parâmetro de velocidade da arma (um valor pré-definido) ou então ignora-se totalmente a arma usada como um fator importante para a iniciativa.

E se para determinar a iniciativa, ao invés disso, fosse rolado o dado de dano da arma? Quanto mais baixo o valor, melhor. Modificadores de Destreza seriam subtraídos do resultado do dado.

Assim, adagas seriam sempre mais rápidas que espadas curtas, que seriam mais rápidas que espadas longas, que por sua vez são mais velozes que alabardas.

Creio que funcionaria bem para OD&D e BD&D, e retrojogos com combate similar, como Labyrinth Lord e Old Dragon.

Update: Como lembrado por meu xará Igor Moreno, essa regra é bem similar com a regra de iniciativa do Space Dragon. Nem por isso deixa de ser adequada ao D&D!

5 comentários:

  1. Boa, muito boa ideia! Uma ótima regra pra iniciativa! Irei testar nas minhas mesas, com certeza. Mas é sacanagem se o cara da adaga tirar 4 e o cara com a Montante Obra-Prima Vorpal +4 tirar 1. Vai ser um estrago, Hehe.

    -Elder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Elder, nem sempre o combatente está 100% preparado. Esse tipo de coisa acontece!

      Excluir
  2. Olá Igor
    Eu também tenho brincado com regras alternativas de iniciativa. Meu problema com a regra acima, é no primeiro contato do meele. Não é uma questão "realista", mas sim o simples fato que no contato, para usar extremos, a lança deverá (com maior probabilidade pelo menos) acertar primeiro a adaga. Do segundo round em diante essa regra já funciona bem.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, pra mim isso não tem a ver com a regra de iniciativa, mas sim com a regra de alcance das armas.

      No AD&D 3.5 eu resolvi isso determinando que armas de corpo-a-corpo com alcance maior (lanças, armas de haste, etc) permitem ao personagem adiantar um de seus ataques na rodada imediatamente sobre alguém que adentre o alcance da arma.

      Excluir
    2. Vejo sua lógica
      Em verdade estou operando em outro sentido de iniciativa, mas parecido com o Chain mail, em que a iniciativa é mais para a fase da manobra, anterior ao ataque. Adiantar o ataque resolve a questão, no fim são formas diferentes de se chegar ao mesmo resultado. Eu tenho usado a arma menor atacando primeiro a partir do 2 round, após o contato, pelos motivos bem enunciados no post.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...