sábado, 6 de agosto de 2011

Faça Você Mesmo: Pintando Miniaturas (Parte 2)

Nessa segunda parte vamos visitar o restante do equipamento necessário para pintar suas miniaturas.

Paleta ou godê

Eventualmente você precisará misturar tintas para atingir um tom desejado, ou diluí-las para utilizar algum efeito de pintura. Para isso você irá precisar de uma superfície onde isso possa ser realizado: uma paleta ou um godê.

A diferença entre os dois é que uma paleta é uma superfície lisa, e um godê possui depressões onde a tinta fica contida. O godê é ideal para a pintura de miniaturas, já que normalmente utiliza-se porções muito pequenas de tinta e a depressão na qual a tinta é colocada no godê ajuda a manter a tinta úmida por mais tempo; já nas paletas a tinta seca bem mais rápido.

Godês Um godê de cerâmica e um godê-ovo de plástico.

Godês de cerâmica podem ser encontrados em casas de tintas e de materiais de artesanato e armarinho, mas são um pouco caros. Opções bem mais baratas podem ser encontradas nos mesmos locais; um godê simples de plástico custa por volta de R$ 2,00.

Em contrapartida, qualquer superfície lisa pode servir como paleta. Você pode comprar uma ou utilizar um prato branco velho, um azulejo branco, ou mesmo um pedaço de acetato (aquela embalagem onde vendem morangos nos supermercados serve).

godê-paletaUm godê-paleta, o melhor de dois mundos!

Recipiente para água

Será necessário um recipiente com água onde você lavará seus pincéis, e eventualmente retirará água para diluir alguma tinta. Qualquer copo ou caneca velha serve.

Pano ou papel toalha

Sempre que lavar seus pincéis, você precisa de um local onde limpá-los e secá-los. Pode ser um pedaço de malha de algodão ou então papel toalha mesmo. Papel toalha é até melhor, já que possui maior capacidade de absorção de água. Você também pode utilizar o pano ou papel toalha para retirar o excesso de tinta do pincel, ou então limpar alguma sujeira que aconteça.

“Porta-miniaturas”

Algumas miniaturas são pequenas demais para segurar entre os dedos enquanto se pinta (e algumas mãos são grandes demais para segurar as miniaturas também!). Para resolver isso, você pode colar temporariamente sua miniatura em algo que seja mais confortável de ser segurado. Poder ser um pote de tinta vazio, uma rolha, um palito de sorvete, ou você pode construir algo mais sofisticado colando uma moeda no fundo de um tubo de caneta com massa epoxi.

Miniholder Você pode fazer uma engenhoca como a desse cara.

Para colar a miniatura no suporte temporário, você pode usar fita dupla-face, ou então uma única e pequena gota de cola-tudo (mas cuidado ao fazer isso, pra não destruir sua miniatura).

Outros materiais

Para preparar sua miniatura para a pintura também pode ser necessário alguns outros materiais. Um estilete, faca de hobby ou bisturi pode vir a ser necessário, principalmente quando se trabalhando com miniaturas metálicas. Uma pequena lima ou uma lixa fina também é útil.

Uma escova de dentes (tanto faz nova ou velha) e um pouco de sabão em pó também podem ser necessários para lavar uma miniatura que esteja muito suja ou empoeirada.

Fora isso, algumas outras coisas podem ser eventualmente nescessárias: uma agulha ou alfinete, uma broca de 1mm, massa epoxi, etc. Mas esses são casos específicos, e não o geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...