quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Habemus Estante!

No início do ano, uma das metas que tracei era ter um local descente para guardar meus livros e materiais de RPG. Pois é, era triste ter todos os livros encaixotados, e pegar um deles para consulta às vezes dava tanto trabalho que eu desistia.

Mas eis que, no mês passado, eu finalmente consegui realizar o impensável: comprei estantes!

Vejam as fotos das dita cujas, já devidamente ocupadas (clique para ampliar):

A parte de cima...

... e a parte de baixo das estantes.

Livros das diversas edições de D&D. Alguns dos que eu comprei usados estão bem "baleados".

Minha coleção dos livros vermelhos, verdes e azuis do AD&D 2ª ed.

Aventuras Fantásticas, Space Dragon e Old Dragon. Embaixo, GURPS, Storyteller, e outros jogos. A foto saiu borrada, mas a preguiça me impede de tirar outra.

Os Boxed Sets de AD&D ao lado dos da Redbox.

Card games, boardgames, e um dragão branco!

Inspiração para os jogos de fantasia!

Mais fantasia, ficção científica e horror. Meu "Apêndice N" pessoal.

Estes dois ainda estão lacrados; estou lendo a série aos poucos.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Classe de Armadura e Bônus de Ataque Limitados?

Em versões do D&D em que se utiliza bônus de ataque (BA) e classe de armadura (CA) crescente, como o meu próprio AD&D 3.5, eu já havia decidido restringir a CA máxima a 30.

CA 30 no sistema ascendente é o equivalente a CA –10 no sistema descendente do AD&D. Uma CA –10 em AD&D já era quase que naturalmente o limite do alcançável, e havia mesmo uma menção a limitar a CA máxima nesse valor caso o mestre desejasse.

Por isso acredito que fica bem justo limitar a CA ascendente a 30, um valor 20 pontos acima da base, provavelmente só alcançável com alguns dos melhores itens mágicos de proteção do jogo.

No entanto, o AD&D 2ªed possuia uma outra sugestão, desta vez, em relação ao ataque. O jogo utilizava o sistema de THAC0, que ia diminuindo conforme se avançava de nível. Quando o valor necessário para se atingir na tabela de THAC0 era negativo, havia a sugestão de transformar aquele valor negativo em um bônus de dano.

No sistema ascendente de BA, seria possível fazer algo semelhante, mas desta vez, limitando o bônus máximo de ataque possível de se obter. Uma opção é limitar o bônus total máximo de ataque (somando BA + Força + bônus mágicos e situacionais) a +30, dessa forma, equiparando ao máximo valor de CA atingível.

Outra opção seria limitar o bônus total máximo a +20, deixando uma CA 30 (que seria o máximo possível) sempre relativamente difícil de acertar (isso é, precisando tirar um 10 no d20).

Em qualquer um dos casos, qualquer valor que ultrapassar o bônus máximo de ataque, transformaria-se em um bônus de dano para os ataques do personagem.

Não tenho certeza sobre a viabilidade de aplicar tal regra, nem qual seriam os limites ideais. Se tiver algum ideia ou sugestão a respeito, por favor, poste nos comentários.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O Ídolo da Semana

Knights of the Dinner Table é uma HQ cômica que conta as desventuras de um grupo de RPGistas em suas sessões de seu adorado jogo HackMaster (uma paródia do D&D que, graças à esses quadrinhos, tornou-se um jogo real).

Nas capas das edições da revista em quadrinhos, encontramos várias homenagens às mais diversas coisas, mas no momento a que nos interessa é esta aqui:

8911091-knights-of-the-dinner-table-179Capa da edição 179, homenageando a primeira capa do Player’s Handbook do AD&D 1ª ed. 

Além desta, há outras capas que também homenageiam famosos manuais do D&D:

kodt177Capa da edição 177, homenageando o D&D Basic Set, a edição escrita por J. Eric Holmes, também chamada “blue box”.

kodt134A edição 134 homenageia a edição escrita por Tom Moldvai do D&D Basic Set, a famosa “magenta box”.

kodt-191-aE a homenagem da edição 191 é ao Unearthed Arcana do AD&D 1ª ed.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Trailler de O Hobbit: A Desolação de Smaug

E a segunda parte da adaptação cinematográfica de O Hobbit já tem trailler. Com direito à cabeçorra do Smaug no final e tudo!

No trailler é possível ver vários dos personagens que ainda não haviam aparecido, como Thranduil, Legolas, Bard, Beorn (ao menos acho que é ele, na forma de urso), e até a elfa que o Peter Jackson decidiu inventar.

Claro, assim como no primeiro filme, parece ter muita coisa inventada que não aparece no livro, mas também aparenta que será um filme divertido, assim como o seu antecessor.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O Ídolo da Semana

Eu já postei aqui várias imagens feitas em homenagem ao ídolo demoníaco da capa do Player’s Handbook do AD&D 1ª ed. Mas o fato é que eu ainda recolhi muitas mais que eu ainda não mostrei por aqui.

Como o ídolo voltou à tona recentemente em uma postagem do Pontos de Experiência, eu decidi que devia compartilhar com vocês estas outras imagens. Mas como são muitas, achei que melhor do que mostrar todas de uma vez, numa postagem imensa, seria mais legal se eu for mostrando uma por vez.

Assim, a partir de agora e até eu não ter mais imagens novas para postar, toda segunda-feira vocês terão por aqui “O Ídolo da Semana”!

E para abrir está série, com vocês: O Vilão!

The Complete Book of Villains, pg 8 The Complete Book of Villains, pg 8

Esta ilustração de folha inteira está na página 8 do The Complete Book of Villains, um dos famosos “livros azuis” do AD&D 2ªed.

Não é um ídolo, mas sim um homem, no entanto sua armadura e sua pose, até mesmo a cor da imagem, são claramente inspiradas na imagem original de David Trampier.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A Daemon Agora Pertence à Redbox!?!?

Na notícia mais surpreendente do RPG brasileiro dos últimos tempos, a Redbox Editora anunciou que agora detém a licença para editar e administrar todo o portfolio da Daemon Editora (Trevas, Arkanun, RPGQuest, etc).

No anúncio é explicado também que a marca Daemon passa a ser um selo literário da Redbox, que passará a comercializar todos os livros antigos da editora Daemon em versão PDF em sua loja virtual.

Além disso, uma 4ª edição do Trevas começará a ser trabalhado, com modernização do sistema, pelo próprio Marcelo Del Debbio como autor, e Felipe “Shingo” Ferreira como editor.

Pelo Facebook, o editor-chefe da Redbox, Mr. Pop, também fez o seguinte esclarecimento:

Esclarecimento. O Sistema Daemon, e o Cenário do Trevas/Arkanun que agora serão editados pela Redbox Editora continuam 100% LIVRES através da licença CC By-Sa.

É de TOTAL interesse da Redbox Editora que o sistema seja aberto, colaborativo e da mesma forma que fazemos com o Old Dragon/Space Dragon, incentivaremos, hospedaremos, divulgaremos e apoiaremos TODAS as iniciativas que usaram, usam e usarão o sistema em seus produtos. Sejam eles impressos ou não, sejam vendidos em pdf, ou não, sejam gratuitos ou não.

Inclusive na vindoura página do Trevas no site da Redbox Editora abrigará não só os pdfs atuais, como os futuros pdfs criados por vocês. A produção de um template (não obrigatório) para a criação dos materiais também já está em andamento.

Esta foi definitivamente uma notícia inusitada, que vai chacoalhar os alicerces do RPG no país. Agora, vamos esperar pra ver o que vêm por aí.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Gygax Magazine nº 2

Foi divulgada a capa da edição nº 2 da Gygax Magazine, que estará disponível a partir do próximo dia 14, bem a tempo da GenCon.

A capa traz a belíssima arte de Jeff Easley, e junto desta também foi divulgado o índice da edição. Clique nas imagens abaixo para ampliar:



Old Dragon na Amazon, iTunes e Wook

A Redbox anunciou na semana passada aquilo que pode parecer pouco, mas é um grande passo para uma editora de RPG brasileira: a entrada da versão digital de seus livros na Amazon e na iTunes Store!

Tanto o Manual Básico do Old Dragon quanto o Shotgun Diaries podem ser adquiridos em versão .ePUB na iTunes Store.

Os mesmos Manual Básico do Old Dragon e Shotgun Diaries também podem ser comprados em versão .mobi na Amazon.

Para aqueles adeptos do uso de tablets na mesa de jogo, isso é uma grande notícia, e uma verdadeira mão na roda.

Além disso, outra grande notícia é que a Redbox também entrou no mercado internacional, disponibilizando diversos títulos em formato digital para a venda na Wook, a maior livraria em conteúdo digital de Portugal!

Agora só falta mesmo é traduzir o Old Dragon para o inglês e entrar contudo no mercado gringo!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Jogo Rápido de Bruxos & Bárbaros

Capa-Jogo-Rápido Bruxos & Bárbaros Já está disponível no blog Pontos de Experiência o jogo rápido de Bruxos & Bárbaros – O Crânio de Tuhan.

Escrito por Diogo Nogueira e Felipe PEP Leandro, Bruxos & Bárbaros é um jogo inspirado nas obras de literatura Sword & Sorcery, onde os personagens são sempre humanos, aventureiros e não heróis, a magia é poderosa e perigosa, e os monstros são quase sempre únicos.

O jogo possui um clima Old School, mas com vários elementos de sistema por vezes considerados bastante New School, como os “Aspectos”, e a “Sorte” (que funciona de forma parecida com pontos de destino). Há também alguns elementos que lembram um pouco o DCC RPG, e quem gosta deste provavelmente vai se interessar por Bruxos & Bárbaros.

A versão jogo rápido é um PDF com 88 páginas, descrevendo a criação de personagens, combate, equipamentos, algumas magias de primeiro nível, informações básicas sobre o que é RPG e como mestrar uma aventura, além de uma planilha de personagem em branco, nove personagens prontos, e uma aventura pronta intitulada “O Crânio de Tuhan”.

É ainda uma pequena parcela do que está por vir, mas é o suficiente para sentir o clima de Bruxos & Bárbaros e do mundo de Anttelius, o cenário de campanha do jogo.

Se você ficou curioso, faça o download do jogo rápido e descubra como será Bruxos & Bárbaros!

domingo, 4 de agosto de 2013

Os Espólios da World RPG Fest 2013

Semana passada aconteceu a World RPG Fest 2013, um dos maiores eventos de RPG do país, que ocorre anualmente em Curitiba. Eu participei dos dois dias de evento, e como não podia deixar de ser, trouxe algumas coisas de lá.

Os convidados deste ano, infelizmente, não eram pessoas das quais eu tivesse algum produto para ser autografado. Greg Bilsland, por exemplo, era o convidado internacional que trabalha na Wizards of the Coast com D&D, mas começou a trabalhar na editora após a 4ª edição do jogo, e, bem, eu não tenho nenhum livro desta edição.

Mas nem por isso deixei de voltar com algumas coisas bem legais:

World RPG Fest 2013 120 Gygax Magazine, miniaturas e dados!

O Rafael Beltrame me trouxe o exemplar da Gygax Magazine nº 1 que compramos a uns meses atrás (fechamos várias num pacote para economizar no frete).

Aquele poliedro de 20 lados branco ali na foto, na verdade é um d5 (numerado de 1 a 5 quatro vezes), que encontrei à venda em um dos estandes. A estranha esfera negra ao lado é um zocchihedron, um dado de 100 lados da Gamescience, que ganhei de presente da Daiane.

É possível ver também um botom do jogo Selene The Fantasy, que ganhei no estande de demonstração do jogo.

World RPG Fest 2013 122 Um zoom nas miniaturas.

Mas o que eu mais adquiri no evento foram miniaturas. Uma boa parte delas, incluindo as de Star Wars, eu comprei do Rafael Beltrame. Mas em um dos estandes eu consegui algumas peças muito legais, como o behir de D&D Miniatures que eu estava atrás a muito tempo, e várias peças de Pathfinder Battles, como o cavaleiro sem cabeça, wendigo, golem de vidro, e os elementais do ar e da água.

Além disso, há também as memórias de um evento muito bacana, do qual eu pretendo falar um pouco mais em outra ocasião.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...