quinta-feira, 30 de abril de 2015

Pequenos Dinossauros

Ainda sobre a temática dos dinossauros nos jogos de fantasia, uma outra coisa que na minha opinião dificulta o uso de dinossauros em jogo é seu tamanho.

Boa parte dos dinossauros são criaturas gigantescas para os padrões humanos, o que geralmente significa criaturas bastante poderosas em termos de estatísticas (dado de vida, dano, etc), e nem sempre há espaço para criaturas assim no jogo. São como gigantes: você não usa gigantes o tempo todo em jogo - seja porque eles são fortes demais para aparecerem em quantidade contra os personagens dos jogadores, seja porque eles não cabem na dungeon.

Tudo bem que há uma certa variedade de dinossauros em tamanhos mais razoáveis, mas é compreensível que o mestre não seja lá um grande conhecedor de espécies de dinossauros, ou que não queira ficar sempre repetindo o mesmo tipo de dinossauros que utiliza. Além disso, uma das coisas mais maneiras nos dinossauros é sua variedade de formas estranhas e características distintas, e alguns dos dinossauros mais legais são bem grandes.

Também é bem verdade que o D&D tentou consertar isso de diversas formas. Seja através da grande quantidade de espécies de dinossauros que viram adaptações para o jogo ao longo das diversas edições, seja através de criações como os cave dinosaurs. Os cave dinosaurs são criaturas que apareceram no livro Miniature’s Handbook do D&D 3.0, e tratam-se de dinossauros selecionados e modificados pelos yuan-ti para terem um tamanho menor, mais manobrável com oanimal de criação, e mais adequado para a vida no subterrâneo.

Apesar de achar a solução dos cave dinosaurs bastante elegante, a verdade é que uma outra ideia me passou pela cabeça: dinossauros não nascem enormes.

Veja bem, dinossauros nascem de ovos (ao menos acreditamos que sim), o que significa que não devem nascer lá muito grandes. Podemos assumir sem medo que dinossauros recém-nascidos ficam entre as categorias de tamanho minúsculo e pequeno. Só que dinossauros recém-nascidos talvez não sejam lá grandes adversários para os personagens dos jogadores. OK, concordo com nisso. Mas talvez um dinossauro jovem já seja desafio o suficiente.

Na falta de maiores informações a respeito da fisiologia dos dinossauros, não é de todo absurdo traçarmos paralelos destes com répteis extantes, digamos, com os crocodilianos (os parentes vivos mais próximos dos dinossauros, depois das aves). Um aligator americano filhote cresce até cerca de 20cm ao ano, para um animal cujo macho adulto pleno tem cerca de 3m. Isso dá alguns anos antes do filhote chegar ao tamanho médio da espécie.

Claro que talvez crocodilianos não sejam a melhor das comparações, já que é possível que os dinossauros tenham sido homeotérmicos (ou talvez gigantotérmicos - enfim, de alguma forma mantivessem sua temperatura interna estável), o que significaria um possível crescimento mais rápido dos filhotes. Ainda assim, vamos considerar um tiranossauro rex, que provavelmente nascia com menos de 1m, mas cujo adulto chegava a uns 13m de comprimento. Mesmo que ele tivesse uma taxa de crescimento bem maior do que a de um aligator, tem bastante terreno entre 1m e 13m para ser explorado.

E após toda essa lenga-lenga biológica, eu chego ao meu ponto: num local onde dinossauros são comuns, devia haver um bom número de dinossauros jovens andando por aí. E um tiranosauro de 2m de altura já deveria ser um senhor de um desafio para um ser humano!

Usar dinossauros jovens dá a possibilidade de usar qualquer espécie que o mestre desejar, com uma enorme variação de tamanhos e estatísticas (quanto mais jovem, menor, mais fraco e com menos dados de vida, menor dano, ataque pior, etc).

Mesmo no cenário pintado na postagem anterior, onde humanoides usam dinossauros como animais de carga e tração, um filhote de dinossauro “pescoçudo” certamente já era forte o suficiente para ser utilizado em trabalhos pesados, só que muito mais manobrável do que um adulto. E quando começasse a ficar grande demais podia ou ser designado para uma outra função (máquina de guerra?), ou abatido para alimentar a tribo… inteira… por dias.

Usar dinossauros pequenos também tem uma vantagem para quem curte utilizar miniaturas em seus jogos: é muito fácil encontrar bonecos de dinossauros em tamanhos pequenos, enquanto na escala correta das miniaturas de RPG já não é tão fácil assim.

Uma pequena customização em uns dinossauros de plástico e eles podem virar excelentes miniaturas para usar em mesa.

DM Scotty dino 1 Com um pouco de tinta e uma base de miniatura, isso…

DM Scotty dino 2 … pode tranquilamente se transformar nisso!

O canal do DM Scotty tem até um tutorial onde ele mostra como customizar uns dinossauros de plástico daqueles bem comuns, com um resultado excelente.

Até porque, a tradição de usar dinossauros de plástico como miniaturas de RPG vem desde os primórdios do jogo. Conta a lenda que a primeira miniatura de dragão vermelho nada mais era do que um estegossauro modificado pelo Gary Gygax!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...