segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O Ídolo da Semana

Uma semana inteira sem postar nada, mas ao menos o ídolo não falhará, com isso podem contar!


Essa ilustração pertence ao jogo Blood Bowl, um boardgame que utiliza miniaturas para simular um violento jogo de futebol americano de fantasia situado dentro do universo de Warhammer.

Acredito que esta ilustração seja do manual de regras da segunda edição do jogo, mas não tenho certeza.

A imagem mostra um Greater Demon of Nurgle (uma criatura do cenário de Warhammer) assistindo a uma partida de blood bowl, enquanto come um pacote de pipocas. No entanto, a posição da criatura, o olho direito fechado (ou estaria ele faltando?), e ao balde de pipoca no colo, todos fazem clara alusão ao ídolo de Trampier. Uma muito bem humorada homenagem, diga-se de passagem!

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Ídolo da Semana

Nova semana, novo ídolo:

 O velho tema do ídolo com uma tigela no colo...

Esta é a capa da aventura Rise of the Red God para o jogo Amazing Adventures.

Amazing Adventures é um RPG de aventuras pulp da Troll Lord Games, que utiliza a SIEGE Engine, o mesmo sistema do Castle & Crusades.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Como foi o World RPG Fest 2015? - Dia 2

Conforme prometido, hoje vou contar como foi o meu segundo dia de evento. No domingo eu fui com a intenção de participar de uma das mesas de Dungeon Crawl Classics RPG que estavam previstas para ocorrer. Como eu cheguei um pouco mais tarde, imaginei que a mesa das 14:30h já teria iniciado e eu teria de esperar até às 19h, mas para minha surpresa não foi isso que ocorreu.

O mestre da mesa, o Diogo Nogueira do Pontos de Experiência, ainda não havia começado e aguardava jogadores para a mesa. Assim, tendo levado mais 2 jogadores comigo para a mesa, apenas aguardei alguns minutos e pude participar da tão esperada aventura de DCCRPG.

 A mesa de DCCRPG - foto por Carlyle Sguassabia.

A sessão era um "torneio", isso é, uma espécie de campeonato onde um dos jogadores se sagraria campeão ao final. O modelo do torneio foi muito legal: no melhor estilo DCCRPG de ser, os personagens não disputavam uns contra os outros diretamente (ao menos não todo o tempo), mas sim aquele que sobrevivesse a mais encontros consecutivos seria o vencedor. Agora, imagine que, com todos os personagens sendo nível 0, sobreviver não era lá algo muito fácil.

A aventura em si era o Hipercubo de Myt, uma aventura bastante divertida e com um conceito muito interessante que permite com facilidade a entrada de novos jogadores a qualquer momento, assim como um jogador cujo personagem morreu continuar jogando com um outro personagem daquele ponto em diante.

O mestre estava totalmente no clima do jogo, como boné do DCC, camiseta do DCC, botons do DCC, tatuagem temporária do DCC, e uma miríade de brindes para distribuir aos jogadores.

No fim, me sagrei o vencedor do torneio, mesmo com meu personagem tendo sido virado do avesso ao ser possuído pelo espírito de um mago louco. Mas confesso que devo isso em grande parte a ter tido a sorte de conseguir um personagem que possuía um arco curto na hora de sortear os personagens prontos - para fazer uma comparação, o personagem de um amigo meu tinha uma espátula e um saco de estrume!

Logo após, iniciamos uma sessão de Elementum, o jogo do meu grande amigo Vitor Nardino (o dono do coletor de estrume do torneio de DCCRPG). Testamos a versão atualizada do jogo, com algumas modificações em relação ao PDF que divulguei aqui no blog uma vez.

O jogo está funcionando bem, e eu gosto bastante do cenário do Elementum, mas todo cenário parece mais vivo e empolgante narrado pelo seu criador, e foi exatamente esse o caso. A aventura era simples, mas bem adequada a um evento. No entanto, toda a sorte que eu tive jogando DCCRPG me faltou aqui, e meu personagem levou a pior no combate final da aventura.

Um "resumo dos acontecimentos" do segundo dia.

Fechei a noite comprando um último exemplar da caixa de luxo do Lenda dos 5 Anéis que a Editora New Order disponibilizou em seu estande. Essa caixa só foi produzida para a pré-venda do jogo, então é possível que eu tenha adquirido a última da ninhada.

E assim encerrou-se o World RPG Fest 2015 para mim. Foi um evento muito divertido, aproveitei para jogar jogos diferentes dos costumeiros, e como já é de praxe, rever alguns amigos - vários dos quais eu só vejo pessoalmente uma vez ao ano, no evento.

O evento teve seus problemas sim (os quais eu citei na postagem de ontem), mas para mim não foi nada que o desabone. E que venha o World RPG Fest 2016!

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Como foi o World RPG Fest 2015? - Dia 1

No último fim de semana aconteceu a edição deste ano do World RPG Fest, um dos maiores eventos de RPG do país. E como foi praticamente aqui ao lado de casa, não houve desculpa para eu não ir.

Este ano o evento foi um pouco menor, fruto das dificuldades econômicas que encaramos no país. Assim, houveram menos estandes e menor presença das editoras do que nos dois ou três anos anteriores. O local também era menos espaçoso e um pouco mais precário do que os locais onde ocorreram os últimos três eventos (a área de palestras não era um auditório mas uma área do salão separada por divisórias, por exemplo), no entanto, o Clube da Bola foi o mesmo local onde ocorreu o primeiro World RPG Fest em 2010, então não foi nada que pegasse os frequentadores mais antigos do evento de surpresa. Talvez a mudança mais impactante mesmo é que este ano o evento aconteceu apenas à tarde, portanto foi um evento mais curto.

Também rolou uma polêmica em relação ao barulho e o pessoal da Roleplayers, que muitos de vocês já devem estar a par, mas eu não vou abordar isso aqui neste momento.

Havia bastante gente no evento.

Os pontos positivos são que o evento estava cheio de gente querendo testar e divulgar seus novos jogos, projetos e organizações, e mais cheio ainda de gente querendo jogar e se divertir. Talvez seja porque o espaço era menor e todo mundo estava mais junto, mas deu a impressão de que este ano havia mais mesas de RPG do que em relação ao ano passado (quando havia mais mesas de boardgames).

Quanto a mim especificamente, participei nos dois dias de evento, e me dediquei a jogar jogos diferentes dos que estou habituado.

No sábado, participei de uma mesa de The Strange patrocinada pela New Order Editora, que trará o jogo para o Brasil no fim deste ano. Não foi uma grande aventura, devo dizer; ela foi meio corrida, faltou um pouco mais de oportunidades para os personagens interagirem com o cenário e NPCs. Mas foi legal para conhecer um pouco o cenário do jogo e também as regras, às quais eu nunca havia testado.

A mesa de The Strange - foto por Igor Moreno.

Depois, assisti à palestra do Jonathan Tweet, o designer chefe da 3ª edição do D&D, entre muitas outras coisas. Ele falou muito sobre sua carreira, dos vários jogos que criou, do 13th Age, que é seu jogo de trabalho atual, mas como não poderia deixar de ser, também teve de falar muito de D&D.

Duas coisas que ele comentou a respeito do D&D chamaram atenção. Primeiro, que ele não gostava muito da segunda edição do AD&D, o que explica bastante algumas mudanças mais profundas que ocorreram na 3ª edição. Segundo, devido à insistência da plateia em comparar a 3ªed com a 4ªed do D&D, ele se sentiu compelido a afirmar que não tinha nenhuma relação com a 4ª edição do jogo, e que, bem, ele não tinha nada de bom a falar sobre a 4ª edição.

Mas, ao menos para mim, o mais legal foi ver sobre o projeto da área de educação de Tweet, o livro Grandmother Fish, que é voltado a ensinar conceitos básicos de evolução para crianças. É uma iniciativa muito legal, a ser aplaudida de pé. E apesar de ser em inglês, o PDF do livro é gratuito.

No fim, ainda peguei o autógrafo dele no meu Livro do Jogador do D&D 3.0, que já está ficando com uma boa coleção deles.

Um "melhores momento" da palestra do Sr. Jonathan Tweet!

Jonathan Tweet se mostrou um cara bastante simpático, e sua palestra foi bem interessante. No entanto, o barulho e a gritaria que gerou a tal polêmica que citei acima interrompeu a palestra diversas vezes, já que era simplesmente impossível conversar quando os Roleplayers gritavam em uníssono. E olha que o Sr. Tweet tinha um microfone...

E assim terminou o primeiro dia de World RPG Fest para mim. Amanhã eu postarei sobre o segundo dia de evento. Até lá!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O Ídolo da Semana

Nós sempre começamos a semana por aqui com um ídolo (ao menos quando eu não esqueço), e esta semana não será diferente:

Alguém reconhece o local dessa cena?

A alguns anos, Diesel LaForce, uma das lendas vivas da primeira geração de ilustradores do D&D e contemporâneo de David Trampier na TSR, refez algumas ilustrações icônicas do D&D. E é claro que não poderia faltar nessa lista a clássica capa do Players Handbook do AD&D 1ªed!

Aqui vemos o esboço da ilustração refeita por LaForce.

Diesel escolheu "reproduzir" a cena da famosa ilustração momentos antes do que foi desenhado por Trampier, antes dos aventureiros darem cabo dos homens lagarto. Abaixo, podemos ver em close alguns detalhes da ilustração final:






Abaixo, vemos o Sr. LaForce trabalhando em sua ilustração:


Aqui, um esboço do remake de outra ilustração famosa do D&D:

A cena representada aqui é a mesma da capa do Suplemento I do OD&D: Greyhawk!

O artista posando ao lado de suas obras.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Não Perca a World RPG Fest 2015!

Está se aproximando a data do já tradicional maior evento de RPG de Curitiba, a World RPG Fest!

Clique para ampliar.

World RPG Fest 2015 é um evento internacional que reúne apaixonados por entretenimento inteligente. Serão dois dias repletos de atividades como: RPG, Board Games, Vídeo Games, Card Games, Campeonatos, Concurso de Cosplay, Palestrantes e muito mais.

Ingressos

O ingresso custa a partir de R$ 25,00 e pode ser adquirido no site do evento. Para quem quiser meia entrada no World RPG Fest 2015, é necessário que o participante sejam:
  • Estudantes (mediante apresentação de carteirinha de estudante ou declaração de matrícula);
  • Idosos (com idade igual ou superior a 60 anos);
  • Pessoas com deficiência;
  • Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes;
  • Doadores de sangue registrados em hemocentro e bancos de sangue de hospitais do Estado;
  • Professores da rede de ensino público e particular do Paraná;
  • Doando 1kg de alimento não perecível.

World RPG Fest 2015 – Mais informações

Data: 12 e 13 de Setembro
Local: Clube da Bola (Rua Francisco Nunes, 110 – Curitiba/PR)
Horário: das 14h as 21h
Site do evento: http://www.worldrpgfest.com.br/

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Miniaturas dos Personagens Icônicos do Old Dragon

Boa notícia para todo mundo que curte miniaturas, e mais ainda pra quem joga Old Dragon! A Kimeron Miniaturas divulgou a foto abaixo:

Ainda falta o mago elfo na foto, que ainda está sendo esculpido.

É a foto das esculturas originais de algumas peças que estão em produção pela Kimeron e devem ser lançadas ainda este ano. Caso alguém não tenha reconhecido, estes são os personagens icônicos do Old Dragon, presentes na capa do Manual Básico e de alguns outros suplementos:


O que significa que sim, nós teremos miniaturas oficiais dos personagens icônicos do Old Dragon em breve! Para aqueles que não conhecem, a Kimeron produz miniaturas em liga metálica na escala de 30mm (compatível com as miniaturas de D&D e Pathfinder), e estas miniaturas da foto seguirão o mesmo padrão.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...