Será que existe uma inspiração do mundo real para o ídolo da capa do PHB do AD&D 1ªed?
Bem, eu desconheço completamente a existência de alguma estátua real com as diversas características do ídolo de Trampier. No entanto, é possível encontrar paralelos de vários aspectos do ídolo em esculturas do mundo real.
A posição do corpo do ídolo não chega a ser exatamente incomum. Muitas estátuas pelo mundo apresentam uma postura sentada, frequentemente de pernas cruzadas, e com as mãos sobre as pernas.
Esta antiga estátua olmeca foi esculpida em uma posição muito similar à desenhada no ídolo de Trampier. Ela encontra-se em Villahermosa, México.
Esta mesma posição é muito comum em estátuas de Buda pelo mundo todo. Acima, o imenso Daibutsu da cidade de Kamakura, no Japão.
Em relação ao braseiro, também é comum que estátuas de Buda segurem algum tipo de vaso em seu colo, mas não me recordo de nenhuma estátua real com um braseiro propriamente dito. Provavelmente não é algo muito comum porque um braseiro embutido na estátua possua grande chance de danificar a escultura.
Budas segurando esse tipo de vaso são bastante comuns. Mas isso não é um braseiro.
Quanto à face do ídolo de Trampier, ela guarda certa semelhança com algumas estátuas de demônios encontradas em Bali, Indonésia.
Estas estátuas representam demônios da antiga mitologia balinesa.
Os olhos grandes de pupilas bem redondas, o nariz largo com as narinas bem abertas, e o formato da boca lembram bastante a ilustração feita por Trampier.
Estas estátuas balinesas compartilham até do corpo rechonchudo do ídolo de Trampier.
Mas ao mesmo tempo também são bem mais adornadas do que o ídolo da ilustração.
Esse acima é Barong, o rei dos espíritos balinês, que possui forma de leão.
É bem sabido que David Trampier frequentemente usava referências reais para suas ilustrações, mas se ele usou alguma das coisas que citei acima como referência para sua ilustração mais famosa, ainda que haja certas semelhança entre elas e seu icônico ídolo, nunca saberemos ao certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário