domingo, 30 de junho de 2013

A Vettweiss-Froitzheim Dice Tower

Uma dice tower é um objeto usado para jogar dados, de forma a evitar que a rolagem seja manipualda pelo jogador e que os dados vão parar em locais inadequados (como fora da mesa, por exemplo).

Basicamente, é composta de quatro paredes com uma abertura na parte de baixo de um dos lados, e três rampas no interior, dispostas de forma a fazer os dados rolarem por estas e diminuir sua velocidade. Dice towers em forma de torres de castelo tornaram-se aparatos famosos entre os RPGistas.

O que nem todos sabem é que esses objetos são bastante antigos. A dice toweer mais antiga que se tem notícia é a Vettweiss-Froitzheim Dice Tower, um artefato romano do século IV, descoberto em 1985, e que hoje se encontra no Rheinisches Landesmuseum Bonn.

Roman Dice Tower A Vettweiss-Froitzheim Dice Tower

A antiga dice tower romana é feita de chapas de uma liga de cobre, ornamentadas com padrões vazados e frases que exaltam a vitória sobre os pictos e deseja sorte em seu uso.

As frases em latim na face frontal, e seu sentido geral, são:

PICTOS VICTOS (Os pictos foram derrotados)
HOSTIS DELETA (O inimigo foi destruído)
LVDITE SECVRI (Jogue a salvo!)

Na parte superior das outras faces lê-se a frase:

VTERE FELIX VIVAS (Use isto e viva feliz)

A base da torre onde os dados emergem é construído como uma miniatura de uma escadaria, e originalmente possuía três pequenos sinos que soavam quando os dados saíssem por ali. Apenas um dos sinos ainda existe.

Este objeto e os vários dados romanos já encontrados, incluíndo não só dados comuns mas também dados de 20 lados, demonstram o quanto jogos com dados eram presentes na sociedade romana. Só não sabemos exatamente o que eles jogavam. Será que havia um RPG romano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...