segunda-feira, 3 de junho de 2013

Jack Vance – A Partida de um Grande Autor

200px-Jack_Vance_Boat_Skipper 
No dia 26 do mês passado faleceu John Holbrook Vance, aos 96 anos. Jack Vance, como era mais conhecido, foi uma grande influência para Gygax e Arneson durante a criação do D&D.

O sistema de magia do primeiro RPG do mundo é influenciado diretamente pelo modo de funcionamento da magia nos livros da série The Dying Earth, e por isso mesmo o sistema de “decorar-lançar-esquecer” as magias do D&D é chamado muitas vezes de magia vanciana, em homenagem ao autor.

planeta duplo Mas não é apenas essa a relevância de Jack Vance. De 1945 a 2009 Vance escreveu alguma coisa entre 60 e 90 livros (as fontes divergem quanto ao número), recebendo importantes prêmios dados a autores dos gêneros de Ficção Científica, Fantasia e Mistério. E estes números só tornam-se mais impressionantes quando se sabe que ele era legalmente cego desde a década de 1980.

Sendo um autor que começou a escrever nos anos 1940, seu estilo com certeza não é igual ao dos autores modernos, mas ainda assim Vance tinha um ritmo próprio que eu acho muito fácil de ler, e nunca encontrei um livro dele que não me agradou.

planeta dos dragõesJack Vance era de um tempo em que a ficção científica e a fantasia frequentemente não eram muito distintas enquanto gênero, assim muitos de seus contos de fantasia são recheados de elementos científicos, enquanto muitas de seus livros de ficção científica são histórias de fantasia genuínas.

Infelizmente, grande parte de seus livros provavelmente nunca foram publicados aqui no Brasil, mas é possível encontrar algumas excelentes obras do autor em português em sebos, e às vezes por valores tão baixos quanto R$ 4,00.

Eu sugiro a todos dar uma procurada nos sebos e comprar um livro de Vance, ao menos para conhecer. Façam isso como um tributo a este grande autor. Fique em paz, Vance!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...