Apenas como curiosidade, um pequeno trecho retirado do capítulo "The Game" do Player's Handbook do AD&D 1ªed:
"Treasure and experience gained must be taken at great risk or by means of utmost cleverness only. If the game is not challenging, if advancement is too speedy, then it becomes staid and boring."
Concordo plenamente.
Update: Tenho mexido com tanta frequência nesses livros antigos, que às vezes até me esqueço que eles estão em inglês. Mas já corrigi isso, segue a tradução do trecho acima:
"Tesouro e experiência ganhos devem ser conquistados somente assumindo grandes riscos ou por meio de grande astúcia. Se o jogo não for desafiador, se o avanço for muito rápido, então ele torna-se entediante e chato."
"Treasure and experience gained must be taken at great risk or by means of utmost cleverness only. If the game is not challenging, if advancement is too speedy, then it becomes staid and boring."
Concordo plenamente.
Update: Tenho mexido com tanta frequência nesses livros antigos, que às vezes até me esqueço que eles estão em inglês. Mas já corrigi isso, segue a tradução do trecho acima:
"Tesouro e experiência ganhos devem ser conquistados somente assumindo grandes riscos ou por meio de grande astúcia. Se o jogo não for desafiador, se o avanço for muito rápido, então ele torna-se entediante e chato."
pura verdade.
ResponderExcluiroutro livro cheio de perolas é o DMG da 1ed. esse sim deveria ser livro obrigatorio para qualquer DM!
Já cansei de negar xp por desafios banais ou lutas sem sentido, mesmo contra inimigos que seriam desafiadores.
ResponderExcluirExatamente Danielfo, eu acho que só vale XP desafios relevantes para as personagens. Por isso nunca dei XP por qualquer coisa morta, senão os jogadores começam a sair por aí atacando tudo o que vêem, mesmo sem ter uma razão plausível para isso (e nessas que surgem os "jogadores matadores de NPC").
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