segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AD&D 3.5: O Assassino

assassins_creedA segunda classe do grupo dos Ladinos é o Assassino (Assassin). O assassino não é um simples matador, mas sim um perito em matar sem ser notado. Também é um tipo de infiltrador e espião.

Apesar de ser um combatente um pouco melhor do que o ladrão, afinal pode usar qualquer arma e escudos pequenos, um assassino tem poucas chances enfrentando um guerreiro frente-a-frente. A função dos assassinos não é combater, mas sim eliminar seus alvos utilizando-se para isso do elemento surpresa. Assassinos, assim como os ladrões, recebem o segundo pior bônus de acerto entre todos os grupos de classes, e d6 como dado de vida.

A especialidade dos assassinos é se aproveitar dos momentos de fraqueza de seus oponentes para eliminá-los definitivamente. Assim sendo, eles se especializam em lutar sujo e golpear pontos vitais (através das habilidades Backstab e Sneack Attack), e se tiverem o tempo necessário, podem chegar mesmo a matar seus oponentes em um único golpe (Death Attack). Como não podia de ser diferente, alguém que conhece essas técnicas traiçoeiras também sempre está atento a ataques desse tipo (Combat Sense).

Para conseguir eliminar seus alvos, um assassino precisa também estar sempre atento para não perder a oportunidade perfeita (Perception), assim como se aproximar de seu alvo e se evadir sem ser percebido (Stealth).

Além disso, nem sempre ele terá a sorte conseguir encontrar seu alvo fora de sua residência, logo algumas vezes será preciso escalar muros, saltar de janelas, e andar sobre telhados e parapeitos para invadir casas e fortalezas. E tudo rápido o suficiente para não chamar atenção demais. Devido a isso, assassinos recebem as habilidades Acrobatics, Climb e Nimble. Do mesmo modo, eventualmente será necessário destrancar alguma porta para realizar o serviço (Open Lock), mas obviamente que um assassino não é tão bom nisso quanto um verdadeiro ladrão. E um assassinato bem feito depende de estudo cuidadoso e planejamento, o que torna qualquer operação de infiltração muito mais fácil (Accurate Planning).

No entanto, forçar a entrada em algum local nem sempre é a melhor forma de ter acesso a seu alvo. Muitas vezes, infiltrar-se em um grupo, passar despercebido ou conquistar a confiança de seu alvo é a forma mais eficaz de garantir o resultado de um serviço. Por isso, assassinos também são peritos na arte do disfarce (Disguise) e são capazes de aprender qualquer linguagem, mesmo aquelas restritas a outras classes.

E de nada serve um bom disfarce se o assassino ficar andando por aí o tempo todo com uma arma na mão. É necessário aprender a manusear objetos com velocidade e escondê-los agilmente, como um mágico de palco (Sleight of Hands), ou até mesmo estar preparado para eliminar o alvo com o que estiver disponível no momento (Weapons Everywhere).

E quando estiver muito complicado encontrar uma oportunidade de atacar a vítima diretamente, é aí que entram a maestria no uso de armadilhas (Set Traps) e venenos (Poison) para obter o resultado desejado. Obviamente, todas essas atividades aqui descritas não podem ser realizadas por alguém verdadeiramente bom, logo assassinos só podem ser de alinhamento neutro ou maligno.

Esse é o assassino do AD&D 3.5. O preview da classe em .PDF pode ser baixada aqui. Opiniões nos comentários, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...