terça-feira, 10 de junho de 2014

D&D 5ªed: Dados e Equipamentos

Pouco a pouco, mais elementos do Starter Set da nova edição do Dungeons & Dragons são revelados, para atiçar nossa curiosidade.

Desta vez, Mike Mearls postou em sua conta do Twitter uma foto do kit de dados que deve acompanhar o Starter Set:

D&D Starter Set Dados Segundo Mearls, os kits serão assim.

É um kit de dados bonito, azul perolado, mas sem nada de exclusivo ou excepcional. Eu particularmente preferirira um kit de cores variadas para um produto introdutório ao RPG (as cores diferentes ajudam a identificar mais rapidamente o tipo de dado), mas é uma coisa que não faz lá grande diferença.

Também foi revelada uma página do livro de regras, mostrando parte da lista de equipamentos do Starter Set:

D&D Starter Set equipmentsAs tabelas lembram bastante as do D&D 3.5

É apenas um pequeno trecho de um capítulo que de acordo com o índice do livro deve ter 4 páginas, mesmo assim vi ali uma coisa que não me agradou muito: a presença de poções de cura.

Espero que ela só esteja ali por uma questão de praticidade, por ser um item presente na aventura pronta que acompanha a caixa. A presença de poções de cura como um ítem comprável na tabela de equipamentos, de aquisição comum, é exatamente o tipo de coisa que eu não gostaria de ver numa nova edição do D&D.

5 comentários:

  1. Eu curti os dados! Concordo q seria bom ter as cores distintas e na aventura introdutoria falar "role 1d4(dado azul)" pra facilitar a negada q nunca jogou.

    Quanto a pagina do livro achei bacana e curti a lista. Mesmo com poções, afinal, cedo ou tarde os jogadores perguntam onde podem comprar e coisas assim....

    ate no OD tem o custo de poções, por circulo e nao so de cura.... pra um jogo modular, acho valido esse tipo de informação

    ResponderExcluir
  2. Mas uma coisa: Quem disse que tudo que está na lista de equipamentos deve sempre estar disponível aos aventureiros? Na verdade, empoderar o mestre das decisões sobre o cenário e sobre as regras sempre foi um dos motes do D&D Next. Se você não gosta, tire do seu jogo.

    Além do mais, no playtest diz o seguinte: "Unless you decide your campaign works otherwise, magic items are, by and large, so rare that no market exists for them. [...] Common magic items, such as certain potions and scrolls, can sometimes be procured from an alchemist or a spellcaster. Individuals who aren’t normally in the business of selling magic items might want something other than gold in exchange. For example, an NPC mage might create a scroll for adventurers if they complete a quest for her."

    Ou seja, mesmo se você jogar estritamente "by the book", não há como comprar poções de cura na venda da esquina da taverna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Denilson. Espero que esse tipo de texto explicativo esteja presente no livro oficial também. Só que tudo o que posso comentar é sobre o que eu vi até o momento. O que está no playtest não poderá ser usado como informação para quem só tiver acesso ao livro final, e não posso assumir como garantido que tudo que estava em um estará no outro.

      Excluir
    2. Eu entendi, Igor.

      Só estou dizendo que: o D&D Next não está se vendendo como um conjunto de regras rígidas, um manual que deve ser seguido à risca. Mas sim um guia que facilite os jogadores e o mestre a criarem suas aventuras. O Mike Mearls fala isso desde o começo do projeto, as regras devem se adaptar ao grupo de jogo, não o contrário.

      No playtest, que, sejamos sinceros, provavelmente é bastante similar em suas mecânicas básicas a versão final do jogo; existia preço para todos os itens mágicos, embora deixasse claro que o default é que eles não são comercializáveis, mas mudar isso cabe ao mestre. Simplesmente porque isso permitia ao mestre tomar uma decisão consciente sobre seu mundo. O que deve ser o que ocorre aqui.

      O meu ponto é justamente, por que um item é categorizado com um preço devemos considerar que ele deva ser vendido livremente no jogo se ninguém explicitamente disser o contrário? Ou essa decisão deve ser particular ao DM na construção de seu cenário?

      Excluir
    3. Para quem não conhece o jogo muito bem, assume-se como padrão aquilo que está escrito no livro. Se o livro não fala nada, então, se está na lista de equipamentos com um preço, é porque pode ser comprado normalmente.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...