Para não perder o costume, vamos a mais uma postagem sobre as novidades do D&D 5ªed, já que vem sendo feitas revelações quase diárias a esse respeito.
Como era de se esperar, o Starter Set será voltado para mestres iniciantes. No entanto, a intenção da Wizards of the Coast é dar uma sobrevida maior a este material, para que ele não fique completamente obsoleto tão logo o grupo aprenda a jogar.
Nessa ideia, eles decidiram que quaisquer informações que são úteis apenas uma vez seriam retiradas do material – isso inclui o tradicional tutorial de como se joga RPG. A opção escolhida aparentemente será disponibilizar este tutorial em um vídeo online, muito provavelmente através de um exemplo de aventura para iniciantes sendo conduzida por Chris Perkins.
A vantagem dessa abordagem é que o tutorial estará disponível também para quem não adquirir o Starter Set, iniciando-se ao jogo através do Basic D&D, por exemplo. A desvantagem é que até que incluam legendas no vídeo, este tutorial poderá ficar inexistente para aqueles que não falam inglês.
Mas a principal forma de tornar o Starter Set mais útil a longo prazo parece ser através do formato adotado pela aventura. Chamada Lost Mine of Phandelver, ela virá em um livro de 64 páginas, e terá em sua primeira parte – um resgate dentro de um covil goblin - uma estrutura didática para ensinar mestres e jogadores os meandros básicos do sistema. A partir dessa missão introdutória, os jogadores terão liberdade para explorar a região da vila de Phandalin, que é composta por 3 outras dungeons e mais 5 locais de aventuras que estarão descritos no livro. Aparentemente, esta aventura é inspirada na clássica aventura B10: Night's Dark Terror, produzida pela vertente britânica da TSR nos anos 1980.
Também foram revelados quais serão os cinco personagens prontos do set: anão clérigo, guerreiro humano de armadura pesada e machado, guerreiro humano de armadura de couro e arco, mago elfo, e halfling ladrão.
Por fim, mas não menos importante, foi revelado também que a empresa Trapdoor Technologies está trabalhando em ferramentas digitais para auxiliar mestres e jogadores durante as sessões de D&D 5ªed.
Desenvolvidas sob o nome Codename: Morningstar, estas ferramentas devem incluir planilhas de personagem customizáveis, editores de personagens, ferramentas de administração de campanhas, e outras funcionalidades. Além disso, há planos de que as aventuras sejam disponibilizadas neste sistema tão logo tenham sido lançadas fisicamente. Como exatamente isso irá funcionar, ainda é um mistério.
(Ué, meu comentário sumiu)
ResponderExcluirEnfim,não vou mais atrás de noticias do Next: já encontro tudo que quero saber aqui no DC!
Não garanto a qualidade do 5ed, mas com certeza temos q bater palmas para a forma como estão tratando o produto
Eu cada vez levo mais fé.... é certo q jogarei, e imprimirei o basic... se vingar e alguem trouxer para o BR eu compro a versao brazuca.
ResponderExcluirCurti a arte, curti os conteudos que vi aqui no blog e curti os comentarios q venho lendo em outros blogs tmb.
O tratamento q tao dando é realmente promissor... passou mais confiança