O ídolo desta semana não é inspirado pela obra de David Trampier, na verdade ele é mais velho do que o próprio Trampier:
Slave Girl Comics nº 1, pg. 22
Slave Girl Comics nº 1, pg. 26
As páginas mostradas acima pertencem a uma revista em quadrinhos chamada Slave Girl Comics, publicada pela Avon Periodicals. Apesar do nome um tanto esquisito, a revista até parecia bem interessante, com histórias de um clima bastante sword & sandal (o irmão mais cinematográfico do gênero sword & sorcery).
As páginas reproduzidas acima são da primeira edição da revista (que só veio a possuir duas edições no total, e atualmente estão em domínio público), que foi publicada em Fevereiro de 1949 (para comparação, Trampier só viria a nascer em 1954). Os quadrinhos acima mostram um grande ídolo humanoide de feições bovinas, com chifres, sentado numa posição similar ao ídolo que Trampier desenhou para a capa do AD&D 1ªed.
Na história da revista, um grupo de salteadores do deserto esconde-se em uma dungeon cuja entrada fica sob o pedestal do dito ídolo, que por sua vez fica nas ruínas de uma cidade ancestral. Esse tema por si só é tão cliché no D&D que não é à toa que tem gente que vê essas revistas como uma boa fonte de inspiração para campanhas de RPG.
Será que David Trampier veio a ler essas revistas em sua juventude, deixando seus temas indelevelmente marcados em sua mente, e de certo modo influenciando-o no momento da criação da imagem do ídolo que nos é tão familiar? Nunca saberemos.
Será que existe alguma referência da cultura do mundo real para esse ídolo?
ResponderExcluirPossivelmente exista sim. Falarei sobre isso em postagens futuras!
Excluir