Apesar do subtítulo deste blog dizer "Discutindo as várias edições do Dungeons & Dragons", ele não é apenas um blog sobre o D&D e seus retroclones. Até pode ter surgido assim, mas hoje eu me dou o direito de falar sobre jogos old school em geral, mesmo que não tenham muito a ver com D&D. E eu considero GURPS um jogo bastante old school (sua primeira edição foi publicada em 1986, com raízes que alcançam bem antes disso), e que quase não sofreu mudanças ao longo do tempo. Tanto melhor se juntarmos GURPS e um boxed set para aventuras de RPG de fantasia - pouca coisa é mais old school que isso.
Assim, não há nada de errado em falar aqui sobre o Dungeon Fantasy Roleplaying Game, o novo jogo da Steve Jackson Games que se encontra neste momento em financiamento coletivo.
Mockup do boxed set e seus 5 livros.
Dungeon Fantasy Roleplaying Game é ao mesmo tempo um suplemento de GURPS e um jogo autônomo. Este boxed set utiliza as regras do GURPS 4ª edição, mas traz apenas as informações necessárias para jogos de fantasia medieval, principalmente aventuras focadas na exploração de dungeons. A parte boa é que não é necessário nada além do que vem na caixa para se jogar.
O jogo traz cinco livros que contém todas as regras de GURPS necessárias para jogos de fantasia, sem todo o resto que não é conveniente para o gênero em questão - em resumo, uma versão do GURPS enxuta e sem informações desnecessárias.
Os cinco livros, divididos desta maneira para facilitar a consulta, somam 408 páginas e são os seguintes:
Adventurers: regras para a criação de personagens. Traz 9 raças diferentes e 11 "profissões" - templates para a criação dos arquétipos mais clássicos dos RPGs de fantasia. Contém ainda regras para equipamentos, perícias e todo o resto necessário, mas sem abordar os aspectos do sistema GURPS que não são convenientes para o tipo de jogo em questão.
Exploits: as regras propriamente ditas. Inclui as regras para combate e outros testes, assim como armadilhas e demais desafios, tesouros, e várias dicas para mestres e jogadores.
Spells: contém cerca de 400 magias para serem utilizadas pelas 4 classes de conjuradores do jogo (bardos, magos, clérigos e druidas). Traz também regras completas sobre o funcionamento das magias e as diversas origens destes poderes.
Monsters: um compêndio com 80 monstros, tanto clássicos quanto originais. Todos com dicas para os jogadores de como os personagens devem lidar com as criaturas, assim como dicas para o mestre de como usar os monstros em suas venturas.
Dungeon: uma aventura pronta para já começar jogando.
Mas não é apenas isso que o boxed set contém. Além dos livros há também miniaturas de papel cartão, mapas de combate e dados. Tudo o que você precisa para jogar.
Apesar de sua versão enxuta das regras, Dungeon Fantasy Roleplaying Game é 100% compatível com a 4ª edição do GURPS, sendo uma boa opção para quem ainda não tem o módulo básico do jogo, ou tem mas não possui o GURPS Fantasy.
O boxed set está saindo por US$ 50,00 no financiamento coletivo (pelo Kickstarter, ou seja, é necessário um cartão internacional), e o projeto ainda não atingiu a meta básica de financiamento (mas falta pouco e ainda restam 18 dias, provavelmente a meta será atingida bem antes do fim). Tratando-se da Steve Jackson Games e considerando que o texto do material já está totalmente completo, não há muito riscos em relação a este projeto.
A única parte chata é que o frete para o Brasil deve sair por volta de US$ 65,00 - mais caro do que o jogo. Mas há a opção de pegar os livros apenas em PDF, o que custará US$ 36,00 sem frete.
GURPS não é meu jogo de escolha para fantasia medieval (prefiro usar o sistema para jogar outros gêneros), mas já tive algumas boas horas de diversão jogando fantasia em Yrth (o cenário do GURPS Fantasy). Se você como eu é fã de GURPS e curte um dungeon crawl mais "realista", Dungeon Fantasy Roleplaying Game pode ser uma boa pedida para você.
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