terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Formas Alternativas de Aprender Magias

mago estudando Eu nunca fui muito fã da idéia de um mago aprender uma nova magia automaticamente ao passar de nível. Sempre assumi, enquanto mestre de jogo, que a personagem teria de encontrar uma fonte da qual pudesse aprender a nova magia para incluí-la em seu grimório.

E em geral, as fontes de aprendizado de novas fórmulas mágicas sempre foram restritas ao mais óbvio:

- Aprender com um mentor (geralmente um mago de nível mais alto);
- Aprender com uma poderosa criatura mágica (dragões, gênios, fadas, deuses, demônios, celestiais, etc.);
- Copiar de fontes escritas (pergaminhos, grimórios, tomos antigos, inscrições monolíticas, etc.);

No entanto, lendo o RPG húngaro de temática old school Kard és Mágia (falarei mais sobre esse jogo durante a semana), novos horizontes de possibilidades abriram-se para mim referente a essa questão. Então, com base em um parágrafo do Kard és Mágia, eu sugiro novas fontes de onde um mago pode retirar o conhecimento de novas magias a serem adicionadas a seu grimório:

- Descobrir uma fórmula mágica enquanto sob a influência de raros e poderosos alucinógenos (como a lótus negra, por exemplo);
- Através de complexos estudos astronômicos/astrológicos (finalmente dando alguma utilidade prática à perícia astronomia, presente no AD&D 2ªed);
- Através de rituais realizados em honra de estranhos deuses antigos (afinal, “divindades” não beneficiam apenas clérigos);
- Encontrar a fórmula mágica durante sonhos lúcidos induzidos por auto-hipnose (o que pode requerer uma pequena aventura solo no mundo dos sonhos, que pode ser perigosa ou mesmo mortal).

Essas novas possibilidades, além de dar cor ao jogo, permitem que um jogador escolha uma magia a aprender, sem precisar ficar preso apenas àquelas que o mestre colocar em seu caminho na forma de pegaminhos e tomos, ao mesmo tempo em que não torna a vida do mago muito fácil, já que não dá nada de graça a ele.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

As Estrelas Devem Estar Corretas

Yog-Sothoth_couleur Ontem eu tive um sonho muito bizarro, daqueles em que você sonha que está sonhando. Neste, eu havia recebido através de sonhos informações sobre a chegada de Yog-Sothoth.

Após “despertar” (no sonho), tentei alertar a todos sobre esse acontecimento através da internet (parecido com o que faço agora, talvez? Brincadeira, foi por e-mail, não pelo blog), para que se preparassem. Obviamente, ninguém acreditou e me tacharam de maluco. Independente disso, Yog-Sothoth de alguma forma percebeu o que eu tentei fazer e não gostou nada, lançando uma terrível retaliação sobre minha pobre mente.

Eu nunca tive pesadelos com a temática dos Mythos de Cthulhu antes, até porque eu nunca senti realmente medo com as coisas relacionadas a eles, apesar de perceber o sentido de horror que elas evidenciam. Mas nesse sonho eu sentia uma sensação de estranheza e sentido de perigo e urgência incríveis. Quisera eu conseguir reproduzir essa sensação em uma sessão de jogo, para o terror dos meus jogadores. No mínimo os elementos do sonho servem como boas idéias para uma futura aventura.

Mas era tudo apenas um sonho, e além de sonhos muitas vezes não fazerem muito sentido, o que funciona neles nem sempre funciona fora deles. Apesar de que todos sabem que os Old Ones, Outer Gods e demais terrores cósmicos se comunicam com as pessoas através de sonhos. Então, talvez finalmente as estrelas estejam corretas...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Delving Deeper e Labyrinth Lord Serão 100% Compatíveis

John Adams, da Brave Halfling Publishing, anunciou que o novo retroclone da editora, que deverá se chamar Delving Deeper, será totalmente compatível com o já existente Labyrinth Lord, da Goblinoid Games. Essa iniciativa tem o apoio de Dan Proctor, criador do Labyrinth Lord.

Isso implica que além de ambos serem emulações do D&D, eles usarão as mesmas terminologias e mecânicas, de forma que material de um será facilmente utilizado por jogadores do outro, sem necessidade de nenhuma adaptação.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vouchers da Otherworld Miniatures Disponíveis Até 5 de Fevereiro

goldvoucher A Otherworld Miniatures, empresa britânica que produz excelentes miniaturas de liga metálica, além dos melhores cubos gelatinosos disponíveis no mercado, prorrogou até 5 de fevereiro a venda de seus vouchers para 2011.

Os vouchers tem como função acumular fundos para custear futuros projetos da empresa para este ano, o que inclui a expansão de sua linha de miniaturas. Eles funcionam como vales-crédito para a aquisição de miniaturas e em um valor total maior do que seu custo. Os vouchers valem até 1º de fevereiro de 2012 e podem ser gastos integralmente ou em parcelas.

Há 3 tipos de vouchers: bronze, prata e ouro. Todos os vouchers fornecem bônus de compra acima de seu valor (bônus estes que vão de 30% a 50%, dependendo do voucher), uma miniatura “master” de edição limitada de brinde cujo modelo ainda será definido, e cupons para concorrer a um sorteio de prêmios em material da Otherworld Miniatures. Vouchers bronze valerão 1 cupom, prata 2 cupons e ouro 3 cupons. A compra é limitada a no máximo até 2 vouchers por cliente.

Entretanto, há uma boa e uma má notícia nisso tudo. A má é que o câmbio entre o Real e a Libra Esterlina é um pouco salgado, portanto estes vouchers não saem muito baratos para nós brasileiros. A boa é que a Otherworld Miniatures tem taxas de frete muito baratas, que variam entre £3,00 a £6,00 dependendo do valor da compra, e frete grátis para todas as compras acima de £75,00, e isso tudo para qualquer lugar do mundo.

Uma boa opção para quem tem um dinheiro sobrando e gosta de verdadeiras miniaturas old school. Mas lembrem, é apenas até dia o 5 deste mês!

Faça Você Mesmo: Otyugh!

Minha terceira incursão (ou quarta, se considerar que foram dois beholders) no campo dos monstros estranhos foi um otyugh. Similar ao beholder e ao estrangulador, este é um monstro com pouca simetria, uma grande boca e tentáculos. No entanto, este difere dos outros pelo fato de que possui patas, o que faz dele um monstro um pouco mais complexo.

Então, para aqueles que quiserem tentar fazer seu próprio otyugh, segue a minha receita.

Materiais:

- meia esfera de isopor (do tamanho que você deseja que o corpo do otyugh fique)
- arame
- massa de biscuit (que você mesmo pode fazer se for hábil pra isso, ou então comprar pronto por menos de R$ 10,00 em casas de artesanato)
- cola branca
- filtro de papel para café (opcional)
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- estilete
- alicate (para cortar o arame)
- pincéis

Como fazer:

A idéia é a mesma dos outros monstros que eu fiz, usar o isopor e o arame para criar um “esqueleto” para o bicho. Primeiro de tudo, é necessário cortar uma esfera de isopor ao meio para dar a forma do corpo. Um estilete comum é suficiente para este trabalho. Utilize uma esfera de isopor que fique do tamanho desejado para o monstro em relação às demais miniaturas.

Material OtyughEm seguida, você terá de cortar o arame e moldá-lo no formato dos tentáculos. Eu aconselho dobrar e torcer o arame, para ele ficar mais grosso, antes de moldá-lo. Um otyugh tem 3 tentáculos, um central e dois mais laterais. Então, espete-os no isopor, onde se localizarão os tentáculos em relação ao corpo da criatura. Coloque um pouco de cola branca nos pontos onde o arame espeta o isopor, para manter os tentáculos no lugar, e espere secar.

Após isso, começa a escultura propriamente dita. Determine onde ficará a boca, e faça uma espécie de vala no isopor. Estique a massa de biscuit e comece a recobrir o esqueleto. Cubra o corpo de isopor, e os tentáculos. É necessário também recobrir a parte inferior da miniatura, cobrindo totalmente o isopor e moldando o ventre do monstro. Deixei um pouco mais de massa na extremidade dos tentáculos e faça uma espécie de “palma” (nos tentáculos laterais) ou “bulbo” (no tentáculo central) para dar uma aparência mais bem acabada.

É o momento de esculpir tudo o que você quiser no monstro. Será necessário esculpir a boca da criatura, que deverá estar na parte frontal do corpo da miniatura, numa altura entre o meio e o ventre do monstro. Também é necessário colocar as patas. Otyughs possuem três patas, dispostas praticamente equidistantes no corpo. Eu coloquei duas nas regiões mais frontais-laterais e a terceira mais centralizada, na parte traseira do monstro. Talvez seja necessário esculpir as patas separadamente e prendê-las ao corpo com cola branca.

Coisas como os dentes, olhos e espinhos podem ser esculpidos separado e juntados ao corpo depois, enquanto a massa ainda estiver úmida. Coloque vários dentes na boca da criatura, e espinhos nas “palmas” dos tentáculos laterais. O tentáculo central deve conter três pequenos olhos.

O otyugh é descrito como uma criatura com pele grossa e enrugada, similar à de um elefante, e coberto por lixo e excrementos. Logo, é interessante deixar algumas marcas, rugas e imperfeições na miniatura. Um estilete, palito ou alfinete ajuda a fazer vincos e detalhes, mas se você tiver, pode usar estecas próprias para isso.

Entretanto, eu tentei algo diferente dessa vez, até porque não sou um grande escultor. Primeiro de tudo, após o otyugh estar completo, deixei a peça secar. Devido ao isopor no centro, pode levar um tempo maior, dependendo do clima, mas em no máximo uma semana estará pronto. Já seco, apliquei uma pintura base (ou primer) preto na miniatura inteira. Após seco o primer, apliquei uma segunda camada de primer, desta vez ocre (ou outra cor que você deseje para seu monstro), como mostra a figura abaixo. Não é necessário muito preciosismo nesse momento.

Otyugh primerÉ aqui que entra o filtro de papel. Primeiramente, deixe o filtro absorver um pouco de café preto (de preferência sem açúcar), e depois deixe secar. Ele vai ficar com aquela cor meio amarronzada. Depois, amasse o filtro de papel o máximo possível, para ele ficar todo quebrado e cheio de vincos.

Passe cola no corpo do otyugh e então cole pedaços do filtro de papel recobrindo o corpo da criatura. Deixe os pedaços de filtro de papel fazer dobras, rugas e amassados. Se necessário, é possível passar cola por sobre o filtro de papel depois dele estar colado na peça, para fixar os formatos. O primer ocre embaixo previne que alguma parte sem pintar fique aparecendo, e o café serve o mesmo propósito caso alguma dobra do papel venha eventualmente a aparecer depois. Espere secar, e depois já pode passar para a pintura definitiva.

Otyughs vivem enterrados em lixo, então é bom pintá-lo com tons que lembrem sujeira e detritos. Eu escolhi tons de ocre e marrom para o corpo e dentes, mas pintei os olhos de verde claro. Depois de pintado e seco, umas duas mãos de verniz para manter a integridade da pintura e dar rigidez ao filtro de papel são bem vindas. O ideal é usar uma ou duas demãos de verniz brilhante, e uma de verniz fosco, para uma aparência mais “real”.

Apesar de não ser indispensável, é possível construir uma base para o estrangulador. Pode-se fazer isso apenas com a própria massa de biscuit, ou com um disco de madeira ou outro material. Eu usei borracha de fazer sola de chinelo (compra-se em casas de sapateiro), pela facilidade de cortar. Nesse caso, apenas colei a miniatura na base, sem mais nenhum preparo especial. Mas, se você quiser, pode preparar uma base mais incrementada. Apenas se lembre de envernizar a peça só depois de colá-la à base.

O resultado final ficou assim:

Otyugh frente O Otyugh de frente…

Otyugh verso … de costas…

Otyugh de lado … e de perfil.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Foi Confirmada a RPGCON 2011

RPGCon Segundo os organizadores do evento, está confirmada a realização de mais uma edição da RPGCON para esse ano de 2011.

Também foi confirmado que deve acontecer em dois dias, como nas edições anteriores.

O evento acontece em São Paulo e por enquanto tem a data provisória do fim de semana de 10/07. No entanto ainda não foi confirmado o local do evento.

Criaturas De La Marca

Criaturas de la Marca Uma das melhores coisas da OSR é que todos esses “retroclones”, “retro-remakes”, e “jogos baseados no D&D” são em grande parte compatíveis, se não diretamente ao menos com apenas pequenas adaptações. Com isso, um material lançado para um jogo pode facilmente ser utilizado por quem joga outro título.

A boa notícia relacionada a esse aspecto da OSR é que o pessoal do blog espanhol La Legión de Calaveri produziu um bestiário não oficial para o também espanhol Aventuras en la Marca del Este.

Apesar do Aventuras en la Marca del Este não ser muito fácil de se conseguir por estes lados do Atlântico, o bom disso tudo é que o bestiário pode ser facilmente utilizado para outros jogos inspirados no BD&D, como o nacional Old Dragon por exemplo. E ainda por cima o material é em espanhol, uma boa opção para aqueles que se dão melhor com essa língua e não entendem inglês.

O livro de 115 páginas traz a descrição de 100 monstros clássicos do D&D (alguns nem tão clássicos assim), retirados de diversos livros e revistas oficiais, adaptados para as regras do jogo espanhol, além de apêndices que entre outras coisas trazem novos ítens mágicos e dicas para equilibrar os encontros nas aventuras.

O material é em PDF, gratuito, e pode ser baixado aqui.

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