Outra coisa que eu notei lendo o Old Dragon é que além de também não haver uma especialização ordeira para magos, as especializações existentes para os magos são possivelmente as mais poderosas dentre todas as especializações existentes. Isso me leva a crer que, assim como no D&D, no Old Dragon o mago também é a classe mais poderosa de todas.
Mas, deixando isso de lado, e atendendo a um pedido d'O Clérigo, vai aí a minha segunda contribuição para o Old Dragon: O Encantador (especialização para magos ordeiros).
Encantador/Encantatriz: alguns magos com o passar do tempo tornam-se obcecados com a idéia de ordem e tentam utilizar seu imenso poder para controlar tudo à sua volta. Vários destes acabam tornando-se encantadores, e a partir do 5º nível são capazes de enfeitiçar pessoas, como a magia de mesmo nome, uma vez por semana. Entretanto, diferente da magia, esse efeito dura indefinidamente, mas o alvo tem direito a uma nova jogada de proteção a cada dia para tentar se livrar do feitiço. No 8º nível, o encantador torna-se capaz de colocar um alvo sobre um efeito similar à magia divina missão. Ele pode utilizar essa habilidade uma vez por semana, e o alvo tem direito a uma jogada de proteção modificada pela Sabedoria para negar este efeito. No 16º nível, o encantador ganha a habilidade de enfeitiçar multidões, como a magia divina de mesmo nome. Essa habilidade pode ser utilizada uma vez por semana, e diferente da magia a duração é de 1 dia por nível do mago. Os alvos têm direito a uma jogada de proteção modificada pela Sabedoria para negar o efeito.
Mas, deixando isso de lado, e atendendo a um pedido d'O Clérigo, vai aí a minha segunda contribuição para o Old Dragon: O Encantador (especialização para magos ordeiros).
Encantador/Encantatriz: alguns magos com o passar do tempo tornam-se obcecados com a idéia de ordem e tentam utilizar seu imenso poder para controlar tudo à sua volta. Vários destes acabam tornando-se encantadores, e a partir do 5º nível são capazes de enfeitiçar pessoas, como a magia de mesmo nome, uma vez por semana. Entretanto, diferente da magia, esse efeito dura indefinidamente, mas o alvo tem direito a uma nova jogada de proteção a cada dia para tentar se livrar do feitiço. No 8º nível, o encantador torna-se capaz de colocar um alvo sobre um efeito similar à magia divina missão. Ele pode utilizar essa habilidade uma vez por semana, e o alvo tem direito a uma jogada de proteção modificada pela Sabedoria para negar este efeito. No 16º nível, o encantador ganha a habilidade de enfeitiçar multidões, como a magia divina de mesmo nome. Essa habilidade pode ser utilizada uma vez por semana, e diferente da magia a duração é de 1 dia por nível do mago. Os alvos têm direito a uma jogada de proteção modificada pela Sabedoria para negar o efeito.
Valeu Igor! Gostei muito da idéia. Com certeza um cara desses seria muito forte, hehehe.
ResponderExcluirCara isso é errado, um cara ordeiro também seria bom pelo conceito do old dragon, uma pessoa boa jamais tomaria o livre-arbitrio da outra! Achei esquisito, cito o Théoden de Rohan para o Saruman, assim que se livra do dominio mental "Fosse você dez vezes mais sábio e ainda assim não teria o direito de controlar a mim e aos meus, em meus dominios!"
ResponderExcluirClérigo consegui te mandar a parte de Magias, eu tinha ela quase toda pronta e nem sabia, tava aqui no serviço!!!
Não necessariamente. Não é que o ordeiro no old dragon seja bom, mas é que ele segue regras. A pessoa pode muito bem ser muito ruim e ainda assim seguir as leis da cidade. Um um ditador, por exemplo, ele segue as leis (as leis que ele dita), mas ele faz o que bem entender com o povo. Um ditador seria alguém ordeiro, por seguir as regras, e ainda assim ele seria alguém mau. O ordeiro pra mim, é mais parecido com o Leal do D&D.
Excluiro massa das suas ideias é q a "Ordem" é uma coisa meio "do mal", hehehe
ResponderExcluir@Rafael: Hehehe... talvez seja minhanatureza "chaotic good", ou então influência de eu estar lendo muito Conan atualmente...
ResponderExcluirMas nenhuma das duas especializações que eu fiz são realmente "más", apenas um pouco opressoras.
@Pablo: Talvez algum dos autores do Old Dragon possa me corrigir se eu estiver errado, mas apesar de haver sim alguma associação entre ordem e bondade, não é algo estritamente necessário a ser seguido. Na tabela de personalidades ordeiras dos anéis mágicos, duas das personalidade são "inquisidor" e "tirano", comportamentos que podem facilmente ser malignos.
ResponderExcluirAlém disso, só porque alguém enfeitiça um alvo isso necessariamente não significa ser maligno. Talvez um pouco anti-ético, mas não maligno. Imagine a situação: você tem a opção de dizimar completamente uma tribo de bárbaros que ameaça sua vila, matando homens, mulheres e crianças indistintamente, ou então utilizar um "enfeitiçar multidões" e convencê-los a tornar-se amigáveis ou então a irem embora. Qual das duas opções é mais maligna?
Como expliquei no fórum OD, montei o encantador porque encantamentos existem para que se controle as coisas de forma absoluta, e este tipo de controle é uma característica da ordem. Encantamentos também tiram a liberdade do indivíduo, que ao menos para mim, seria uma característica do caos.
@Igor; Sua explicação é realmente boa, mas não a usaria em minha mesa, dominio ainda é dominio...
ResponderExcluirMas deixo aqui uma alternativa e peço ajuda para criar uma habilidade descente de 16 nivel...
Sábio (Ordeiro): a partir do 5º nível, o mago não se dedica mais apenas a magia, mas intensificam seus estudos, sobre política, história, geografia, sociologia e todas as ciências disponíveis na época, ele se dedica ao bem e a manutenção deste como um todo. O sábio recebe +2 em suas Jogadas de Proteção de Sabedoria. A partir do 8º nível, o sábio é bem vindo e tido como um bom presságio nos reinos e locais onde ele chega e permanece. Ele recebe +10% no seu ajuste de reação social. A partir do 16º nível, o sábio também recebe o titulo de conselheiro ele viaja de reino em reino e se dispõe a sanar as questões dos reis e nobres honrados que recorrem a sua inteligência e sabedoria. Estes são sempre gratos a ele e por isso bancaram as viagens e pesquisas do mago, fornecendo a este, contatos e suprimentos sempre que ele precisar.
pablo, posta la no forum do od!
ResponderExcluirwww.olddragon.com.br/forum
Hitler era um cara extremamente ordeiro, porém era mal. Não sei se o conceito de ordem está tão ligado assim ao bem.
ResponderExcluir